segunda-feira, 22 de setembro de 2008

PLC/BPL: O que o mundo civilizado condena, no Brasil tem chance

Extraído de www.henriquegravina.net


Lembram-se daquele sistema que traria a Internet pelo mesmo cabo da energia elétrica? O PLC (Power Line Comunications) ou BPL (Broadband Over Powerline) , pois é o mundo civilizado já o baniu e descartou. Mas ele agora é tema de consulta pública no Brasil.

O sistema que não traz uma vantagem que supere seus inúmeros problemas. Tanto que ao norte do equador o sistema foi banido, inclusive com apoio da OTAN e da FCC. O prejuízo que esse sistema trás a todos os outros que utilizam principalmente as frequências entre 1.7 e 50Mhz é quase incalculável.

O lixo tecnológico está sendo trazido para o Brasil, assim como deve estar sendo levado para outras economias emergentes, pois alguém tem que pagar os milhões de dólares que foram gastos em seu desenvolvimento.



A consulta pública da Anatel trás ainda níveis inaceitáveis de radiação de RF. E como se não bastasse o sistema utilizar uma faixa de frequência estratégica exite o fato de as redes elétricas terem tranformadores, mau contato, e inúmeros metros de fios que se transformam em enormes antenas gerando espúrios em outras frequências.

Ninguém é bobo de acrditar que as indústrias chinesas vão estar preocupadas com os problemas de poluição de RF no Brasil, né? Com o custo alto dos filtros de RF, acho que eles vão ficar meio de lado nos projetos.



Extraído de www.henriquegravina.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário