quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Acabou a choradeira: aprenda Código Morse (CW) On-line!



O excelente site Learn CW Online utiliza o Método Koch para ensinar Código Morse gratuitamente.

O Método Koch inicia com as letras "M" e "K" e vai adicionando um novo caracter a cada lição. O estudante é apto a passar para uma nova lição quando copiar a transmissão com mais de 90% de acerto. São 40 lições no total. Para cada lição é gerado um arquivo de áudio mp3 que pode ser escutado no próprio site ou baixado para ser escutado em outro momento.

O site também apresenta outras opções: treino de indicativos, textos, treino com grupos de caracteres pré-definidos.

O usuário ainda pode controlar a velocidade dos caracteres, fazendo o site valoroso mesmo para quem não é iniciante e deseja estudar a recepção de Código Morse em velocidades maiores.

O usuário pode escolher o idioma do site. Para aqueles que não falam inglês, o site apresenta o idioma Português de Portugal. Usuários brasileiros não terão problemas.

Acabou a choradeira!


4 comentários:

  1. Estou postando novamente este artigo. Este site me ajudou no meu estudo e graças a ele, fui promovido para a Classe B, na época. Depois de passar nas provas de Transmissão e Recepção de Sinais de Código Morse, foi mais fácil chegar na Classe A.

    ResponderExcluir
  2. Excelente dica André. Estou praticando com a ajuda do site nas horas vagas. A caminhada é longa, mas sou persistente.

    73 de Guilherme PU3KNB

    ResponderExcluir
  3. Fui operador de cw na marinha de guerra portuguesa, de 1983 a 1988, sinto saudades e gostava de participar em qualquer exercicio ou até ensinar, porue não , apanhava 24 palavras por minuto com uma maquina de escrever de teclado QWERT ou seja teclado de computador.

    ResponderExcluir
  4. Olá Guilherme!

    Como estão os estudos de CW?

    73
    André

    ResponderExcluir