quarta-feira, 29 de outubro de 2008

LABRE do Estado da Bahia demonstra preocupação com PLC/BPL

Em seu site, a LABRE do Estado da Bahia demonstra a sua preocupação com a implementação do sistema PLC/BPL e sua interferência prejudicial às comunicações em HF.

O texto a seguir foi publicado na página principal do site da LABRE do Estado da Bahia, conforme o acesso realizado na data de hoje.


Internet pela rede elétrica no Brasil (PLC) ATENÇÃO !


A transmissão de banda larga pela rede elétrica, que é testada e estudada no País há anos, ganhou um impulso importante nesta semana, depois que o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) aprovou a criação de uma consulta pública sobre o assunto.

Ainda não há data para que a consulta pública seja realizada, mas esse é o primeiro passo para que o Brasil tenha uma regulamentação para essa nova modalidade de conexão, que usa a infra-estrutura de redes elétricas em conexões que podem chegar a 200 Megabits por segundo (Mbps). Hoje, a velocidade mais alta disponível no País não passa de 30 Mbps.

Pedro Luiz de Oliveira Jatobá, presidente da Associação de Empresas Proprietárias de Infra-Estrutura e Sistemas Privados de Telecomunicações (Aptel), defende a adoção da tecnologia Power Line Communication (PLC) no Brasil há anos e comanda testes que a entidade realiza em locais de baixa renda.

Agora, ele afirma já ter "uma expectativa concreta" de que o sistema se massifique no Brasil em cerca de um ano.

De acordo com o executivo, que também atua na Eletrobras, "há vários grupos interessados com investimentos previstos só aguardando essa regulamentação".

Jatobá afirmou estar acompanhando de perto o desenrolar do assunto na Anatel e lembra que, no caso da conexão conhecida como "indoor" - só dentro de um determinado ambiente - já existem exemplos de uso em hotéis e edifícios comerciais porque essa modalidade não depende de regras da agência.

"Agora isso poderá se massificar nas residências", acredita o executivo, já que a popularização pode baratear os custos dos equipamentos e se tornar uma opção a mais de conexão.

Onde ficam os Radioamadores nessa história ?

Isto é a pior coisa que pode haver para ondas médias e ondas curtas devido ao ruido gerado. Não se escuta nada, só QRM. É o fim das transmissões e recepções em HF e parte do VHF. Isso ainda não foi entendido pelas autoridades do setor, esquecendo que serviços de segurança como aviação e principalmente as Forças Armadas do Brasil serão os primeiros atingidos !

Foi achado no site da ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica) um estudo sobre o assunto onde fica estampado a total falta de despreparo dos fabricantes e dos interessados na regulamentação do serviço que só trará problemas para toda a faixa de HF. Leia o arquivo abaixo:

TESTES COM PLC (ANATEL e ANAEL)



Fonte:
Site da LABRE do Estado da Bahia (Acessado em 28/10/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário