terça-feira, 30 de setembro de 2008

Video: Ionosfera em layers para o GoogleEarth

Veja o video de divulgação dos layers para o GoogleEarth com informações sobre a Ionosfera em tempo real:



Leia o post antigo com informações de como usar os layers clicando aqui.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Anatel falha em defender usuário, diz análise


Fonte: Info Online (Acessado em 29.09.2008)

Terça-feira, 15 de Janeiro de 2008 - 09h44

Fonte: Info Online (Acessado em 29.09.2008)

Lei da Antena é mantida

A Lei da Antena, que assegura o direito aos radioamadores de instalar antenas em prédios de apartamentos, esteve sob ameaça. O Deputado Fernando Gabeira (RJ) entrou com um projeto para a sua revogação. Coube ao Deputado Colbert Martins (Bahia) defender a manutenção da lei e assim defendendo os radioamadores.
O Deputado Colbert Martins entende a importância do serviço dos radioamadores em situações de emergência e calamidades para a nossa Pátria.

O que será que levou o Deputado Fernando Gabeira querer suspender este direito dos radioamadores???


Segue abaixo a correspondência enviada por Antônio Severino da Silveira - PT2ZN (Diretor Executivo da LABRE) para a LABREs regionais:





Deputado Colbert Martins (Bahia)




ASSUNTO: PROJETO DE LEI N° 2.576, DE 2.000



Prezados Colegas,

Para quem não se lembra, tomamos conhecimento no ano passado, após já se encontrar quase na reta final para ser aprovado, do PL N° 2.5 76, de 2000, de autoria do Deputado Fernando Gabeira.



No mencionado projeto, constava no Art. 25°, a proposição da revogação da Lei n° 8.919, de 1994, conhecida por nós radioamadores, como a Lei da Antena.


Preocupados, pois na época participamos ativamente, não só fazendo lobby, no Congresso Nacional, com o apoio maciço de mensagens enviadas pelos colegas de todas as localidades, pedindo aos seus representantes, para aprovação da Lei, o que veio ocorrer uns quatro anos depois.



Sabedores que o PL N° 2.576, estava sendo encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Câmara e que o Deputado Colbert Martins-BA, tinha sido designado relator, pedimos uma audiência através do Dr. Garigham, nosso ex-colega e amigo do Deputado.


Na audiência, levamos a nossa preocupação ao Deputado, pelo que constava no Art. 25° e ele nos informou que ainda não havia recebido o projeto mas que iria estudar com muito carinho, para eliminar esse artigo.

Saímos daquele encontro, com a segurança de que iríamos ser atendidos e passamos a solicitar, por email e nos nossos contatos diários, com vários colegas, a enviarem mensagens, não só para o ilustre Deputado, como para os seus representantes, no Congresso Nacional.

Fazendo uma pesquisa recente, para verificarmos o andamento do Projeto, ficamos alegres ao notarmos que no seu parecer, o Deputado Colbert retirou o citado artigo e foi aprovado por unanimidade , na Comissão e encaminhado, em 26.03.08, ao Senado Federal.

Estamos enviando um ofício ao Nobre Deputado Colbert Martins, levando os nossos agradecimentos, pelo belíssimo trabalho, em defesa da nossa classe.


Gostaríamos que os colegas também enviasse mensagens, para o email do Deputado, manifestando a satisfação e agradecimento pela atenção que nos foi dada.

dep.colbertmartins@camara.gov.br

Os interessados em saber o teor do parecer, entrem no portal da Câmara:

http://www2.camara.gov.br/proposicoes

Ao acessar, coloquem na janelinha número: 2.576 e no ano: 2000 e cliquem "Pesquisar".

Mais abaixo, vão em PRL 1 CCJC (Parecer do Relator) Colbert Martins e cliquem no ícone. Na página 5, vejam o relato sobre o Art. 25° e na 17, Subemenda n° 11. Suprimam-se os arts. 7º, 8º, 9º , 25 e 26 do substitutivo em epígrafe, renumerando-se os demais.

Saudações Labreanas,

Antônio Severino da Silveira - PT2ZN Diretor Executivo da LABRE
pt2znsevero@gmail.com



OBRIGADO DEPUTADO COLBERT MARTINS!



Comportamento em Tempo Real da Ionofera com o Google Earth

Para os radioamadores, a quantidade de partículas que o Sol emite sobre a Terra é fundamental para avaliar a propagação das ondas de rádio, sobretudo nas faixas de HF.

A empresa Space Environment Corporation, fundada por pesquisadores da NASA, é especializada em previsão do comportamento solar e fornece gratuitamente layers para o programa Google Earth. Os layers trazem os índices em tempo real sobre a influência solar na Terra e também na Ionosfera.


Um layer util para os radioamadores é o Maximum Useable Frequency (MUF) que, como o nome diz, quais são as freqüências que podem ser utilizadas para comunicação em HF em uma determinada região da Terra.

Sugestão: não faça download dos layers para seu computador. Utilize a opção do Google Earth para adicionar os
layers como networks links. Desta forma, ao entrar no programa Google Earth os dados serão atualizados. Veja o guia oficial de como fazer isso aqui (em inglês).



Todas os layers (formato KML) podem ser encontrados aqui.
Manual de como utilizar os layers pode ser encontrado aqui (em inglês, formato PDF).


Qualquer dúvida, deixe um comentário ou envie-me um e-mail que eu ficarei feliz em poder ajudar.



Podcast QTC Brasileiro Número 50 e o PLC/BPL


Na edição Número 50 do Podcast QTC Brasileiro, o Engenheiro Eletrotécnico especializado em Telecomunicações e Eletrônica, representante de Portugal em vários organismos científicos internacionais de telecomunicações, CT1TE Antônio Magalhães é entrevistado a respeito da tecnologia PLC/BPL.


O Prof. Dr. Magalhães chama a tecnologia PLC/BPL de monstruosa e estúpida e diz que a implementação deste sistema se constitui na maior agressão que o radioamadorismo sofreu em 150 anos. Ainda na entrevista, o Prof. Magalhães afirma que comunicações que são de utilização de proteção à vida humana serão afetadas.


Todo bom radioamador ou toda a pessoa que possui noções básicas sobre telecomunicações sabe da interferência prejudicial do PLC em toda a faixa de Ondas Curtas (HF). Então, o que faz a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), onde supostamente deveria trabalhar pessoas entendidas no assunto, promover a adoção de um sistema que é um risco a segurança nacional de nossa Pátria?


Escute o Podcast QTC Brasileiro Número 50 com a entrevista do Prof. Dr. Magalhães clicando aqui.


Fontes:
O Brasil Precisa do PLC?
Resumo do Sistema PLC e o Impacto nas Comunicações - Magalhães, Antônio
Consulta Pública 38 da ANATEL sobre a implementação do PLC





segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Yaesu FT 101E

Neste último final de semana, tive a oportunidade de ver a operação do PY3EN Edson durante a sua participação no Concurso Farroupilha 2008. O Sr. Edson faz parte da equipe de operadores do PXPY Clube de Caxias do Sul.

Como de costume, todos os operadores levam seus rádios e utilizam as antenas do Clube.

O equipamento de HF do PY3EN Edson é o sublime Yaesu FT 101E. O que chamou a minha atenção, além do visual vintage foi o som macio deste equipamento. Mesmo com toda a estática característica das bandas de HF, não era desagradável ouvir estações fracas.

Procurando na internet mais informações sobre este rádio, pude comprovar que este rádio é uma lenda entre os radioamadores.

Dentre os sites consultados, está o de Joel Costa com informações em português sobre a linha FT 101 da Yaesu. Acesse-o aqui.

O manual do transceptor pode ser encontrado aqui.


Existe Solução contra a implantação da PLC?

Extraído do site de PY2MTV

É muito interessante o posicionamento da LABRE Central quanto ao problema eminente do PLC.

Em todos os países desenvolvidos como Estados Unidos da América e países da Europa, as associações representativas dos radioamadores combateram com força total e massiva a tal tecnologia. Aqui no Brasil nossos representantes estão mais preocupados com a manutenção das provas de CW para promoção de classe B para classe A, isso em pensar que se for implantado a tal tecnologia nem mesmo clandestino poderão utilizar seja lá de que faixa for.

A própria ANATEL sabe que a PLC é um mal que vem para trazer problemas e sérios à comunicação em diversas faixas comerciais e também amadoras como as nossas, neste site tem diversos links de vídeos que mostram exatamente o que vai acontecer com nossas bandas assim que a agencia autorizar a implantação do sistema, também é muito fácil saber que é quase que impossível obter êxito de nossas entidades junto a Anatel para frear a implantação de tal sistema, haja vista que na reunião do dia 3 de setembro ficou bem claro que existe um interesse maior da nação leia de maior loby neste caso as concessionárias de energia elétrica.

Como largamente divulgado, não são somente nos os amadores que seremos prejudicados, diversas empresas de comunicação também estarão com seus dias contados, mas como é a maior fatia contribuinte do orçamento da Anatel logo se encontra uma forma de preservar as rádios difusoras e para nós os amadores o que restará?

Acho que realmente o fim está muito próximo, enquanto nós radioamadores esperamos ansioso o novo ciclo que está às portas, o destino se levanta silencioso contra todos e existe a possibilidade de o tão esperado ciclo solar chegar e não podermos utilizar de nossas faixas devido ao ruído causado pelo famigerado sistema.

Existe luz no fim do túnel? Acho que sim, mas para isso nós radioamadores e principalmente os nossos representantes devem deixar os egos de lado e invés de querer separar as classes e ficar olhando como quem divide classes sociais, devem juntar forças independente de classe, pois esse mal atingirá a todas e pensar em uma forma de apoiar a Associação Brasileira de Radio e Televisão (Abert), por exemplo, e combater de forma eficaz, mostrando a toda sociedade que essa tecnologia virá para atrapalhar e vai custar posteriormente muito aos cofres públicos que no final das contas todos nós vamos pagar, por algo que diversos países do mundo rejeitaram.

Salientamos também que não somos contra a inclusão digital sim, mas existem meios muito mais barato e que não atrapalha ninguém para se incluir digitalmente os cidadãos brasileiro de forma barata e que funcione, chega de nos empurrar garganta abaixo o lixo que foi rejeitado por todos.

Não pergunte o que a LABRE faz por você e sim o que você faz for ela! Lembre se sozinho ninguém é capaz, faça a sua parte.

Extraído do site de PY2MTV

Bandas WARC de Radioamadorimso

As bandas WARC são as bandas comprendidas no espectro de HF:

  • 30 metros: 10.100 – 10.150 MHz (Somente Classe A)
  • 17 metros: 8.068 – 18.168 MHz (Somente Classe A)
  • 12 metros: 24.890 – 24.990 MHz (Classes A, B e C)

Estas freqüências foram alocadas para o uso mundial em 1979 na World Administrative Radio Conference.

Como a largura destas bandas é de apenas 100KHz, há um acordo de cavalheiros para que não se faça a utilização das bandas WARC para contestes.

Fontes:
WARC Bands (Wikipedia)
Faixas e Subfaixas do Serviço de Radioamador no Brasil (Wikipedia)

PLC/BPL: O que o mundo civilizado condena, no Brasil tem chance

Extraído de www.henriquegravina.net


Lembram-se daquele sistema que traria a Internet pelo mesmo cabo da energia elétrica? O PLC (Power Line Comunications) ou BPL (Broadband Over Powerline) , pois é o mundo civilizado já o baniu e descartou. Mas ele agora é tema de consulta pública no Brasil.

O sistema que não traz uma vantagem que supere seus inúmeros problemas. Tanto que ao norte do equador o sistema foi banido, inclusive com apoio da OTAN e da FCC. O prejuízo que esse sistema trás a todos os outros que utilizam principalmente as frequências entre 1.7 e 50Mhz é quase incalculável.

O lixo tecnológico está sendo trazido para o Brasil, assim como deve estar sendo levado para outras economias emergentes, pois alguém tem que pagar os milhões de dólares que foram gastos em seu desenvolvimento.



A consulta pública da Anatel trás ainda níveis inaceitáveis de radiação de RF. E como se não bastasse o sistema utilizar uma faixa de frequência estratégica exite o fato de as redes elétricas terem tranformadores, mau contato, e inúmeros metros de fios que se transformam em enormes antenas gerando espúrios em outras frequências.

Ninguém é bobo de acrditar que as indústrias chinesas vão estar preocupadas com os problemas de poluição de RF no Brasil, né? Com o custo alto dos filtros de RF, acho que eles vão ficar meio de lado nos projetos.



Extraído de www.henriquegravina.net

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

PLC/BPL interferindo na França

Mais um video mostrando a interferência causado pelo lixo tecnológico do PLC/BPL. Lembrando que não existem filtros para o PLC/BPL.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

ANATEL e ANAEL sabem que o PLC/BPL irá causar sérias interferências

Uma apresentação com as conclusões da ANATEL e da ANAEL sobre o PLC pode ser baixada aqui.

Na apresentação, que foi exibida em um seminário interno na ANATEL, é mostrado que não existem filtros eficientes para o PLC/BPL e que o irão ocorrer interferências nas faixas de HF do espectro eletromagnético.

O que leva a ANATEL e ANAEL proporem a implementação esta tecnologia problemática para o Brasil?

Download da apresentação aqui.

Fonte: Grupo ContraPLC

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

WebCam do PXPY Clube de Caxias do Sul

Durante a etapa de fonia do Concurso Farroupilha 2008 que acontecerá neste próximo final de semana, será possível acompanhar as atividades do clube através da WebCam do PXPY Clube.

O link direto para a WebCam: http://py3pxy.ww.com/

Site do PXPY Clube: http://www.pxpyclube.com.br/

Blog de PP8KWA e o PLC

O colega radioamador PP8KWA Frederico publicou um artigo escrito por mim em seu blog a respeito da ameaça do PLC ao radioamadorismo.

Eu agradeço gentilemente ao PP8KWA pela publicação.

O link para a matéria no blog de PP8KWA está aqui.

Embratel irá criar 12 mil pontos de Internet gratuita no Brasil

A empresa Embratel ganhou uma licitação do Governo Federal e rá implementar 12 mil pontos de Internet sem fio no Brasil todo.

Então, qual é o motivo que faz o Governo Brasileiro adotar o lixo tecnológico do PLC se outras alternativas viáveis para se levar internet a toda população estão disponíveis?


Número de pontos por Estados:

  • Bahia – 1.515
  • Minas Gerais – 1.369
  • Pará – 1.141
  • Maranhão – 966
  • Ceará – 855
  • Piauí – 669
  • Amapá – 604
  • Pernambuco – 526
  • Rio Grande do Sul – 506
  • Paraíba – 455
  • Rio Grande do Norte – 436
  • São Paulo – 417
  • Tocantins – 277
  • Alagoas – 265
  • Mato Grosso – 258
  • Sergipe – 230
  • Rio de Janeiro – 196
  • Paraná – 191
  • Espírito Santo – 186
  • Santa Catarina - 171
  • Goiás – 150
  • Roraima – 134
  • Acre – 114
  • Amapá - 102
  • Rondônia – 102
  • Mato Grosso do Sul – 72
  • Distrito Federal – 12


Fontes:Embratel (em inglês) , Olhar Digital (em Português)

Localize os radioamadores do Brasil com o GoogleEarth



O site HamBrasil (http://www.hambrasil.com.br) implementa um banco de dados de radioamadores brasileiros com a utilização do software GoogleEarth (http://earth.google.com).

O cadastro de radioamadores e as informações de como utilizar o serviço podem ser encontradas no site do HamBrasil.

O idealizador do site é o radioamador PY5GW André.


Link direto para as instruções aqui.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Lei da Antena

A Lei No. 8919 de 15 de Julho de 1994, sancionada pelo Presidente da República, garante a todos os radioamadores o direito de instalar antenas em prédios e condomínios aonde morem, sendo o imóvel próprio ou alugado.

O texto completo da Lei No. 8919 pode ser encontrado aqui.

O que é a IARU?


Criada em Paris, a IARU tem sido a guardiã e porta-voz da comunidade radiomadorística desde 1925. A IARU é membro da ITU – União Internacional de Telecomunicações, que faz parte da ONU - Organização das Nações Unidas.

A IARU é a nossa representante perante a ITU e Nações Unidas, é ela que defende os interesses dos radioamadores frente aos órgãos internacionais

Como os radioamadores utilizam um recurso natural – espectro de radiofreqüência, é preciso que eles se organizem nacionalmente e internacionalmente para um melhor uso mútuo do espectro de radio em todo o mundo, para desenvolver o radioamadorismo e para o bom funcionamento das agências que regulam a alocação do uso do espectro.

A LABRE é um exemplo de organização em nível nacional. No nível internacional, as representantes nacionais de cada um dos países atuam sob a representação democrática da IARU – União Internacional de Rádio Amadores.

A IARU é formada pelos representantes de cada liga nacional. Cada liga contribui com um determinado valor por radioamador licenciado – ativo ou não, filiado à LABRE ou não.


Artigo publicado na página de PXPY Clube de Caxias do Sul em Setembro de 2008

Concurso Farroupilha SSB

Neste final de semana, 20 e 21 de Setembro de 2008 ocorre a etapa SSB do Concurso Farroupilha.
O início será as 18h (UTC -3) do dia 20 e o término será as 18h (UTC -3) do dia 21. Bandas: 80m, 40m e 20m.

O Concurso Farroupilha é promovido pela LABRE-RS. O regulamento está disponível aqui.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Radioamadores Brasileiros Unidos contra o PLC/BPL

Os radioamadores dos Estados Unidos e Japão já conseguiram banir de seus países o PLC/BPL por entender os malefícios deste sistema. Agora é a vez de os radioamadores brasileiros enfrentarem este desafio.

Se você quer contribuir com a causa, una-se ao Grupo de Discussão "Contra PLC". O grupo está sediado no Yahoo! Groups e é formado por radioamadores e radioescutas que já estão tomando providências contra a implementação do PLC/BPL no Brasil.

Entre no grupo, assine a petição e envie ao Ministério Público.

O endereço: http://br.groups.yahoo.com/group/contraplc/
Download da petição: http://www.qtcbrasileiro.qsl.br/plc.html

Radioamador: defenda a comunicação nas bandas de Ondas Curtas! (HF) O nosso Brasil só tem a ganhar.

Concurso Farroupilha 2008

Começa neste Sábado (13 de Setembro de 2008) o Concurso Farroupilha 2008, organizado pela LABRE-RS.

VHF:13 e 14 de Setembro de 2008-Apenas no RS
CW: 13 e 14 de Setembro de 2008
SSB: 20 e 21 de Setembro de 2008

Para todas as modalidades:
Início às 18:00h PT2 de Sábado
Término às 18:00h PT2 de Domingo
Divulgação, certificados e premiação: LABRE-RS
Apuração: PY3AA

FINALIDADE
-Homenagem à Revolução Farroupilha.
-Congraçamento dos radioamadores brasileiros.
-Desenvolvimento da ética, da técnica e habilidade operacional

Informações completas no site da LABRE-RS ou baixando diretamente o regulamento aqui (PDF).

PLC/BPL interferindo na banda de 40m

PLC/BPL interferindo em Portugal

Australia sem PLC/BPL desde 2007

A Australia desistiu do PLC/BPL em Novembro de 2007.
Fonte: Wikipedia


E o Brasil vai embarcar na canoa furada do PLC?

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Prefixos de Radioamadores do Brasil


Clique na imagem que ela aumentará:



PLC no QTC da LABRE-RS (06/09/2008)

Fonte: QTC da LABRE-RS

Consulta Pública N°38 - ANATEL


Resumo sobre o Sistema PLC e o impacto nas comunicações


O que é o PLC?

O PLC é uma tecnologia de banda larga que utiliza as redes eléctricas de baixa tensão (BT) e
média tensão (MT) para a transmissão de dados.

Esta tecnologia é mais conhecida como:

PLC = Power Line Communications
PLT = Power Line Telecommunications
BPL = Broadband Power Line

Três tipos de PLC envolvendo o uso da fiação da rede elétrica e freqüências geradas:

1- Controle caseiro

Utilização da rede doméstica de energia para controlar eletrodomésticos. Gama de
freqüências: de 9 a 525 kHz.

2-Tomada doméstica (home plug)

Utilização da rede doméstica de energia para interligar
computadores no interior do mesmo edifício. Gama de freqüências: 10 a 30 MHz.

3- PLC de acesso.

Acesso de alta velocidade (2 Mbits/s) à Internet, para utilizadores
particulares e empresas, utilizando as linhas aéreas de distribuição de energia. Gama de
freqüências: 1.6 a 10 MHz.

Porque nos preocupa?

Com a gama de freqüências geradas pelo uso já mencionado acima, invariavelmente os
serviços listados abaixo serão afetados por interferência grave:

-Serviço Móvel Marítimo
-Serviço Fixo
-Serviço Móvel Terrestre
-Radioamadorismo e Faixa do Cidadão
-Radiodifusão em onda curta
-Freqüência padrão e sinal horário
-Investigação espacial
-Móvel aeronáutico
-Radioastronomia
-Operações espaciais (identificação de satélites)

Entre estes, estão os serviços que garantem:

-A segurança e proteção da Vida Humana (operações de busca e salvamento em terra e no
mar)

- As comunicações de emergência (Proteção Civil, catástrofes naturais, inundações, incêndios,
terremotos e maremotos, ciclones, etc...)

Aspectos técnicos

Por enquanto não há um padrão (standard) homologado.
Há vários sistemas propostos, diferentes e incompatíveis entre si.
Parece, no entanto, que todos os sistemas que nos preocupam irão operar no domínio da
Onda Curta (3 a 30 MHz) aproximadamente.

Razões:

As portadoras dos sinais PLC têm que estar suficientemente afastadas da freqüência de 50 Hz
da tensão da rede a fim de permitir a fácil separação dos sinais desejados.
Por que a Onda Curta?

A alta velocidade, ou débito em Mbits/s, anunciada para o PLC requer bandas passantes muito
amplas que, a baixo preço, só estariam disponíveis em onda curta.

A migração para as tecnologias por satélite dos grandes operadores de comunicações
internacionais parece tê-los desinteressado da onda curta, deixando mais facilmente a porta
aberta para monstruosidades como o PLC.

Por que Banda Larga?

A quantidade total de informação que pode ser transmitida através de um sistema é
proporcional ao produto da gama de freqüências que o sinal contem pelo tempo disponível
para a sua transmissão. (Teorema de Hartley).
Para se poder transmitir muita informação em pouco tempo (alta velocidade) é, pois,
necessário que o sistema disponha de uma ampla banda passante.
Além de tudo isto, para que o sistema possa conduzir várias conversações em simultâneo, os
canais de freqüência individuais terão que estar espalhados pela banda total disponível de
modo a não se interferirem.

Como interfere?

Por radiação
Nem as linhas de transporte de energia, nem as cablagens domésticas são apropriadas para
conduzir sinais de alta freqüência (RF) e muito menos informação digital; elas RADIAM (e
muito...).

Por condução
Existindo sinais espúrios de alta freqüência (PLC) nas tomadas eléctricas das nossas casas, QTC INFORMATIVO LABRE RIO GRANDE DO SUL - PY3AA Página 6 de 7
como normalmente os nossos equipamentos são alimentados, esses sinais entrarão facilmente
nos nossos rádios através do próprio cabo de alimentação.

Como soa a interferência?

Nos nossos receptores, os sinais PLC aparecem como ruído branco (Gaussiano).
Quem ouve nem sempre tem a impressão típica de interferência, tal como chiados, zumbido,
clics, apitos, etc. Em contraste, haverá uma sensação de perda de sensibilidade do receptor,
dado que a interferência se apresenta como um aumento de ruído branco à entrada do
receptor.

Porque radiam as linhas?

As linhas de distribuição foram projetadas para transportar a energia de freqüência
extremamente baixa de 50 Hz e não energia de radiofreqüência (RF) de 5 ou 50 MHz.
Como as linhas de energia apresentam perdas enormes em RF (em torno de 60 dB por 100 m
@ 20 MHz) as potências injetadas pelo PLC tem que ser muito elevadas, para que o sinal
chegue a todos os assinantes.

Devido aos inúmeros e violentos transitórios de tensão e corrente provocados pelas ligações e
cortes da aparelhagem derivada sobre a linha de energia, esta constitui um meio muito
ruidoso. Para conseguir vencer este elevado nível de ruído, o PLC tem que injetar no sistema
potências ainda mais elevadas, o que torna a radiação ainda mais violenta.

Os condutores das linhas de energia estendem-se ao longo de trajetos que abrangem centenas
ou milhares comprimentos de onda, mesmo para as freqüências mais baixas do PLC. Elas
podem então funcionar como excelentes antenas.

Qualquer linha de transmissão, quer de condutores paralelos, quer coaxial, só não irradia se
estiver corretamente adaptada: a impedância do gerador deve ser igual á impedância de
onda, ou impedância característica da linha, e a impedância da carga também igual à da linha.
De outro modo existirão as famosas ondas estacionárias ao longo da linha.

Mesmo no caso das linhas de AT e MT, em que a impedância característica é conhecida, e talvez a(s) do(s) gerador (es), a impedância da carga é um mistério insolúvel, pois estão
sempre sendo ligados e desligados, aleatoriamente, pelos consumidores. Falar de adaptação
de impedâncias nestas condições é totalmente absurdo.

Quem precisa do PLC?

Os consumidores?
Eles não estão verdadeiramente interessados em novas opções. Eles gostariam, tão somente,
de obter preços mais baixos, mas ninguém oferece garantias a favor do PLT neste aspecto.
Os distribuidores de energia?

Eles devem estar muitíssimo ocupados a gerir o seu próprio negócio para se lançarem numa
aventura de resultados mais que duvidosos.
Os usuários das radiocomunicações?

Não são apenas os utilizadores de radiofreqüências de 1.8 a 30 MHz que serão afetados.
Devido à existência de elementos não-lineares na rede elétrica de distribuição de energia, os
sistemas PLC podem criar (por intermodulação) emissões em freqüências substancialmente
mais altas do que as freqüências atualmente usadas intencionalmente no seio do sistema PLC,
ou seja, muito acima da onda curta.

Assim sendo, isto afeta também quem assiste à televisão,
Rádios de AM e FM, Comunicações na aviação, marítima, serviços de previsão meteorológica,
Radioastronomia, Polícias e Bombeiros, ou quaisquer outros serviços que usam o serviço móvel terrestre, incluindo os próprios distribuidores de energia, os quais são fortes utilizadores das radiocomunicações.

Concluindo, só interessa para quem vai faturar com este serviço, para mais ninguém.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Correspondência da LABRE enviada a ANATEL sobre o PLC

Leia a correspondência aqui. (Formato PDF)

Opinião sobre o PLC do Diretor Executivo da LABRE


(Fonte:
QTC Informativo da LABRE-RS )



SISTEMA PLC

Senhores Presidentes das LABREs Estaduais,

Para conhecimento e divulgação aos seus associados, estamos anexando a cópia do Ofício
LABRE n° 09/2008, de 11/06/2008, encaminhado ao Sr. Maximiliano Salvador Martinhão,
Gerente Geral de Certificação e Engenharia de Espectro - RFCE, da ANATEL.

Nesse expediente, manifestamos a nossa preocupação com essa nova tecnologia de comunicação de banda larga, se implantada, ser prejudicial ao Serviço de Radioamador.

Nossas saudações labreanas.

Atenciosamente,
Antônio Severino da Silveira - PT2ZN
Diretor Executivo da LABRE

A opinião da LABRE-RS sobre o PLC

Matéria publicada no Radio Informativo QTC da LABRE do RS do dia 30/08/2008
(Fonte: QTC Informativo da LABRE-RS )


  

INTERNET VIA REDE ELÉTRICA

SINÔNIMO DE RADIOINTERFERÊNCIA PREJUDICIAL ÀS TELECOMUNICAÇÕES JÁ
REGULAMENTADAS. TEME-SE O FIM DO MUITOS SERVIÇOS DE RADIOCUMUNICAÇÃO
INCLUSIVE O RADIOAMADORISMO! CONTRIBUA COM A Consulta pública da ANATEL
Nº 38 DA ANATEL, sobre a internet banda larga via Rede elétrica.

ACESSE A PÁGINA CUJO ENDEREÇO ESTÁ ABAIXO:

http://sistemas.anatel.gov.br/SACP/Contribuicoes/TextoConsulta.asp?CodProcesso
=C1199& Tipo=1&Opcao=andamento


Uma situação que poderá inviabilizar a comunicação em várias freqüências de rádio.
CONTRIBUA, UNA-SE A OUTROS COLEGAS, INFORME-SE E DÊ SUA CONTRIBUIÇÃO A
ANATEL.

ACESSE A PAGINA ABAIXO E VEJA NO QUE PODE CONTRIBUIR; MELHORAR;
APERFEIÇOAR ESTE REGULAMENTO. RISCO HÁ DE O RADIOAMADORISMO SER
ALTAMENTE PREJUDICADO COM ESTE SISTEMA. NO JAPÃO E EM OUTROS PAÍSES, ESTE PROCESSO FOI ABORTADO DEVIDO A FALTA DE FILTROS CAPAZES DE EVITAR A RADIOINTERFERÊNCIA NOS SISTEMA ATUAIS DE COMUNICAÇÃO.

NO BRASIL, O GOVERNO SÓ QUER ARRECADAR COM A VENDA DE LOTES DE FREQUÊNCIAS... QUEM FICAR PREJUDICADO QUE SE LIXE. MIGRE PARA SISTEMAS VIA SATÉLITE...

A MOTOROLA COLOCOU DE LADO SEUS PLANOS PARA FABRICAR EQUIPAMENTOS PARA ESTE OBJETIVO ATÉ ENCONTRAR MEIOS DE NÃO PREJUDICAR OS SISTEMA DE RADIOCOMUNICAÇÃO DE SERVIÇOS LIMITADOS PRIVADOS; SERVIÇO DE
RADIOAMADOR E TODAS AS RADIOCOMUNICAÇÕES ENTE 1,7 E 50 MHz.

QTC INFORMATIVO LABRE RIO GRANDE DO SUL - PY3AA

http://sistemas.anatel.gov.br/SACP/Contribuicoes/TextoConsulta.asp?CodProcesso
=C1199& Tipo=1&Opcao=andamento




quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Matéria em video sobre PLC/BPL

Em inglês:

Como a PLC é vendida para a opinião pública...

Artigo no site do Terra aonde em nenhum momento é citado os grandes malefícios da tecnologia PLC.

Vale a pena lembrar que o PLC foi banido nos Estados Unidos e no Japão. Irão nos empurrar esta tecnologia problemática por que somos um país de terceiro mundo?



Artigo disponível aqui.

Opinião de um funcionário aposentado da CEMIG sobre o PLC

Texto na íntegra.
Fonte: Lista de Discussão Grupo Brasil de VHF e UHF - DX



Tenho lido todo o material que tem sido postado sobre o Power Line
Communications, o nosso já muito bem conhecido e debatido PLC.
Notei também que a primeira pretensão é se "experimentar" o sistema,
partindo dos estados do norte e do nordeste, onde as dificuldades
energéticas são maiores.

Como sou aposentado de uma Cia. Energética aqui de MInas Gerais
(CEMIG), venho de dentro do sistema energético e me lembrei de algo
que a CEMIG iniciou no ano em que eu estava me aposentando, por isso
não cheguei a me "enfronhar" neste projeto que citarei mais ao final
desta mensagem.

Fiz alguns contatos telefônicos, com amigos que continuam trabalhando
na empresa, principalmente nos Departamentos de Linhas de
Transmissão, Linhas de Distribuição, de Proteção e Controle e da área
de telecomunicações, que foi a área onde trabalhei os últimos 10
anos antes de aposentar.

Ao final destes contatos telefônicos, fiquei profundamente satisfeito
com os resultados, e ainda mais orgulhoso da concessionária de
energia elétrica onde trabalhei por tantos anos (desde 1977), até me
aposentar em dezembro de 1998.

Agora vamos ás informações, que eu presumia, mas não sabia em que pé
estavam, e que me mostraram como uma empresa pode se destacar em
termos de visão empresarial:

Em janeiro de 1998 (me aposentei em dezembro deste mesmo ano), a
CEMIG deu início a um projeto experimental de implantação de uma
malha de cabos de fibra ótica junto com a rede de distribuição de
energia elétrica.
Iniciou este projeto piloto em alguns bairros de Belo Horizonte, para
verificação da viabilidade técnica e principalmente da viabilidade
econômica.
O projeto consistia no seguinte:
Todos os cabos de distribuição de energia em alta tensão, que aqui em
Minas Gerais segue um padrão (CEMIG) de serem em 13,8 kV, são cabos
de alumínio, com bitola de 4/0 para maiores seções e são construídos
por diversos condutores de alumínio, enrolados sobre um fio central
de aço, chamado "alma de aço" oqual existe para dar maior resistência
mecânica ao cabo, pois sabemos que o alumínio, quando tensionado, ou
sobre efeito do calor tende a se distender, o que alteraria a flexa
entre as posteações, podendo com isso levar a ocorrência de falhas e
acidentes.

Ocorre que alguma mente brilhante, dentro do departamento de controle
e apoio técnico da CEMIG, teve a feliz idéia de planejar um cabo de
distribuição de energia, com esta "alma de aço", ôca (tipo um tubinho
de aço) preenchido por um cabo de fibra ótica( tecnologia onde o
Brasil tem liderança mundial).
Esta projeto foi apresentado a diversos fabricantes de cabos no
Brasil, e entre eles a CEMIG conseguiu que o mesmo fosse fabricado e
fornecido para esta experiência.
As pretensões da firma eram, com isso, ir substituindo, lentamente,
toda a malha de distribuição de energia, por estes cabos, para assim,
após alguns anos, ter uma malha de fibra ótica fechando todo o estado
e desta maneira, ter aquilo que ninguém teria no futuro ou se
pretendesse montar teria de gastar muita grana e ainda assim, teria
de pagar comodato pela utilização dos postes que a empresa já possui
distribuídos por todas as cidades do estado.

Bem, meus amigos, ocorre que nestes meus contatos telefônicos, fui
informado que este projeto piloto se constituiu num sucesso, foi
expandido para outros bairros de Belo Horizonte e hoje, 10 anos após,
já cobre mais de 70% de todo o estado.
Com base nesta malha, a CEMIG criou uma outra firma, sob seu
controle, chamada "INFOVIAS", a qual atua na área de fornecimento de
internet e TV a cabo que já atua em toda Minas Gerais.
Aqui mesmo em Barbacena a "INFOVIAS" distribui Internet e TV a cabo
pela cidade.
A tal "INFOVIAS" já apresentou suas pretensões de entrar também no
ramo de telefonia fixa, mas tem esbarrado nos "trâmites legais" com
que o sistema é administrado no país.
Estes nosso políticos devem ficar loucos quando uma concessionária de
energia elétrica pretende entrar no sagrado (e mais lucrativo
mundialmente) mundo da telefonia brasileira.. .

Com isso, meus amigos, aqui em Minas Gerais, a possibilidade de se
implantar um sistema de distribuição de sinais através da rede
elétrica, praticamente não existe, pois a CEMIG, já possui uma malha
de fibra ótica que cobre grande parte do estado e como sabemos a
distribuição de sinais através de fibra ótica é de muito maior
qualidade e com maiores possibilidades.

Como eles iriam tentar implantar algo que já existe, e a muitos anos,
sem interferir no espectro de RF, tal como ocorre com o sistema PLC ?
Os cabos de fibra ótica instalados, são shieldados/isolados (com malha
coaxial ) e permitem a transmissão de um grande número de canais, e
sabemos que mesmo dentro de um canal físico pode-se transmitir
diversos canais de dados em freqüências diferentes. U cabo oferece
vemos o que a visão empresarial pode realizar.

Hoje eu fiquei extremamente orgulhoso da empresa em que trabalhei por
tantos anos...
Sempre vi a qualidade de seu quadro técnico como seu maior hand-Cap
e sempre verifiquei a liderança que apresenta no quadro energético
brasileiro, mas não imaginava que ela iria me dar esta alegria...

É pessoal...este tal de PLC, pode até pegar em outros estados, mas
aqui em Minas Gerais será praticamente impossível...

Um abraço a todos,

Adalberto Marques de Azevedo
Barbacena - MG

Membro do DX Clube do Brasil
www.ondascurtas.com

Membro da Lista Radioescutas
www.radioescutas.com

PLC/BPL em videos e arquivos de áudio

Links com videos e arquivos de áudio sobre o PLC/BPL:
(Fonte: Lista Radioescutas)


Notem como é a escuta de rádio em uma área com PLC/BPL (áudio):
http://www.cq-vhf.com/BPL.mp3

Vídeo da ARRL, com trecho de discurso de George W. Bush a respeito:
http://www.youtube.com/watch?v=HDSQJ8zOnhQ

Vídeo da captação de rádio em área PLC/BPL nos EUA:
http://www.arrl.org/video/BPL_Trial-web.mpeg

Vídeo da captação de rádio em área PLC/BPL na Austrália:
http://www.youtube.com/watch?v=1gsxpya3CnQ

Vídeo sobre a pressão política da ARRL em Washington sobre PLC/BPL
(para quem for jornalista, a apresentação deste vídeo é de Walter Cronkite
em janeiro de 2007):
http://www.youtube.com/watch?v=u3ara46Qs4M

Manifeste-se contra o PLC no Brasil

Ligue para a ANATEL 0800 33 2001 e diga que é contra a adoção do PLC no território nacional.

Argumente que a interferência do PLC é prejudicial a todas comunicações em HF, incluindo radioamadorismo e faixa do cidadão e seria o fim destas modalidades.

Sugira maiores investimentos em tecnologias já existentes para tráfego de sinais de internet como ADSL por linhas telefônicas, redes sem fio (Wi-Fi) e internet por TV a cabo.

Una-se a outros Radioamadores e Radioescutas na luta contra o PLC. Filie-se ao grupo CONTRAPLC. Acesse o endereço http://groups.yahoo.com/contraplc.

Não adianta chorar o leite derramado.

ANATEL - Telefone: 0800 33 2001

QTC Brasileiro discute o PLC

Programa QTC Brasileiro número 14 sobre o PLC

Escute o programa clicando aqui

Por Leonas Keiteris - PY2MOK:

Tem havido grande movimentação, preocupação e interesse sobre o
assunto PLC, motivado por esse interesse atual dos colegas,
objetivando difundir conhecimento técnico-jurídico, quero enviar o
arquivo de áudio do programa sobre aspectos Jurídicos e Técnicos
referentes a interferência fatal do sistema PLC. A verdade sobre o
sistema PLC e sua interferência fatal. Você também ouvirá o som da
interferência.


terça-feira, 2 de setembro de 2008

PLC atrapalha exercício da Defesa Civil da Áustria

Veja o video:

O Brasil precisa do PLC?



PU3HOT – André
E-mail: pu3hot@gmail.com

Introdução

PLC (Power Line Communication) se trata de um sistema de transmissão de dados que utiliza os cabos das instalações elétricas das edificações. O que é atrativo no PLC é a facilidade de interconectar os dispositivos sem a necessidade de conexões adicionais e é totalmente plug and play para o utilizador. O PLC pode ser utilizado de duas maneiras:

• Acesso à internet banda larga;
• Interligação entre sistemas eletrônicos de uma casa para controle e entretenimento.

Apesar de parecer um sistema promissor, existe um grande problema: cabos de transmissão de energia elétrica nunca foram projetados para transmissão de dados em altas velocidades. Isso significa que os projetistas de PLC precisam contornar grandes dificuldades técnicas para a utilização dos cabos para transmissão de dados. Por outro lado, há a geração de ruídos para usuários de sistemas de rádio, uma vez que os sinais do PLC não são transmitidos apenas ponto a ponto, mas também “escapam” como emissões irradiadas devido as grandes potências de transmissão que são necessárias para contornar as dificuldades técnicas. Assim, cada cabo condutor de eletricidade nas ruas de uma cidade tem o potencial de se transformar em uma antena irradiadora de interferência.

A interferência em questão tem sido motivo de acalorados debates em todo o mundo, sendo que países como o Japão e Estados Unidos da América resolveram pelo banimento deste sistema em seus territórios [ARRL08].



Normas

O espectro de ondas eletromagnéticas utilizado para rádio comunicação é importante para a segurança de uma nação porque se constitui no único recurso de comunicação que se faz presente em qualquer situação: por terra, marítimo e aéreo.

No território brasileiro, o órgão responsável pelo zelo e regulamentação deste recurso é a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). No nível internacional a ITU (International Telecommunication Union) é o organismo que define as regras de utilização de telecomunicações e a ANATEL deve seguir tais regulamentações.

A ITU em seu documento RR (Radio Regulations) , Artigo S15.12 afirma que qualquer tipo de equipamento, seja qual for, não deve interferir de qualquer maneira no espectro de ondas eletromagnéticas destinado a telecomunicações salvo alguns casos específicos de aplicações industriais, médicas ou científicas [ITU08].




Interferências nas telecomunicações em Ondas Curtas (HF)


As freqüências abaixo de 30Mhz, devido as suas características únicas de propagação, permitem que uma transmissão nesta faixa atinja qualquer ponto do globo terrestre. Com o advento de modalidades digitais como o DRM (Digital Radio Mondiale) é possível, nos dias de hoje, a transmissão de sinais livres de estática em HF com qualidade muito parecida com as de discos de CD. [DRM08].

De acordo com a proposta apresentada para regulamentação pela ANATEL sob o título de Consulta Pública No. 38, a faixa de freqüências utilizada pelo PLC inicia em 1.6MHz e abrange até a freqüência de 50Mhz. Os sistemas afetados pelo PLC seriam [MAG08]:


• Serviço Móvel Marítimo;
• Serviço Fixo;
• Serviço Móvel Terrestre;
• Radioamadorismo e Faixa do Cidadão;
• Radiodifusão em HF, incluindo o novo sistema DRM;
• Freqüência padrão e sinal horário (Sinais de Tempo em HF);
• Investigação espacial;
• Móvel aeronáutico;
• Radioastronomia;
• Operações espaciais de identificação de satélites;
• Comunicações militares.

Entre estes estão os serviços que proporcionam: a segurança e proteção da vida humana (operações de busca e salvamento em terra e no mar) e as comunicações de emergência da Defesa Civil.



Possíveis futuras interferências na faixa de VHF (30 a 300MHz)


Devido a questões técnicas, as empresas que estão em campanha para a adoção do sistema PLC já alegam a necessidade de se aumentar a freqüência utilizada pelo sistema. O objetivo é aumentar a separação da freqüência de funcionamento da rede elétrica (que no Brasil é de 60Hz) e fazem lobby perante ao ITU para a nova modalidade.

Com o aumento da freqüência no PLC outros sistemas seriam afetados:

• Transmissão comercial de FM (88Mhz até 108Mhz);
• Comunicações na Aviação;
• Serviços de Previsão Metereológica;
• Comunicações Policiais e Corpo de Bombeiros;
• Canais de Televisão VHF-L (Canal 2 a 6).





Conclusões


Enquanto não existir uma maneira eficiente de se contornar a prejudicial interferência causada pelo PLC, este sistema não deve ser utilizado em cumprimento as normas internacionais da ITU.

A adoção do PLC em território nacional irá prejudicar as comunicações em HF e impedir o acesso da população a novas modalidades de transmissão em HF como o DRM.

A adoção do sistema PLC irá acarretar em perturbações em sistemas de telecomunicações que prestam serviços, inclusive a segurança de vidas humanas.

No território brasileiro não se faz necessidade de mais um sistema de transmissão de dados. A população quer apenas métodos mais baratos de acesso a internet.

Sugere-se maiores investimentos nos seguintes sistemas de transmissão de dados visando a popularização do acesso a internet:


• ADSL em linhas telefônicas;
• Sistemas sem fio de transmissão de dados;
• Internet em cabos de operadoras de TV a cabo.



Sugere-se que a população brasileira manifeste-se junto a ANATEL e principalmente os usuários de comunicação HF (radioamadores, operadores de rádio do cidadão, militares, ouvintes de transmissões comerciais de HF) contra a adoção do PLC em solo brasileiro.







Bibliografia

[ARRL08] – American Radio Relay League – Site Oficial -
http://www.arrl.org/tis/info/HTML/plc/ - Acessado em Setembro de 2008

[ITU08] – International Telecommunication Union – Site Oficial - http://www.itu.int/ - Acessado em Agosto de 2008

[DRM08] – Digital Radio Mondiale – Site Oficial - http://www.drm.org - Acessado em Agosto de 2008

[Stott04] Stott, J.H. – PLT and Broadcasting – can they co-exist? – British Broadcast Corporation (BBC) R&D Whitepaper – WHP99
Disponível em: http://www.bbc.co.uk/rd/pubs/whp/whp099.shtml - Acessado em Agosto de 2008

[MAG08] Magalhães, Antônio - C1TE – Resumo do Sistema PLC e o Impacto nas Comunicações -
http://www.feirinhadigital.com.br/rbr/plc.htm - Acessado em Setembro de 2008






Efeitos do PLC/BPL/PLT nas faixas de HF