sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Como a Rede de Energia Elétrica interfere nas Telecomunicações.

Neste video, o Radioamador PY2OC mostra a interferência da Rede Elétrica na recepção de ondas de rádio na sua região.

São mostradas duas situações: com o serviço de distribuição de energia elétrica interrompido, devido a um problema na rede de distribuição e com a Rede Elétrica em funcionamento.

Preste atenção no medidor de nível de sinal do receptor.

Imagine o que irá acontecer se ainda tivermos o ruído do PLC/BPL. Será o fim do Radioamadorismo.


quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A Antena G5RV

Reproduzo aqui um artigo sobre a antena G5RV publicado no site do PXPY Clube de Caxias do Sul.


A Antena G5RV

Por Adair - PY3SG e Paulo – PY3IO (Ex: PY3PAC)


Parte I

A antena G5RV é muito popular atualmente, muito mais do que imaginávamos antes de monta-la e testa-la, como ficou comprovado quando fizemos CQ em 40 metros justamente para verificar o desempenho da mesma. Dois colegas PY2 responderam, ambos usando a G5RV. Ainda durante este QSO, um colega PY4 entrou dizendo que usou a G5RV por muitos anos. Estes colegas nos passaram várias informações interessantes sobre a mesma, o que será abordado na segunda parte deste artigo, sobre os aspectos práticos da construção da G5RV.

Apresentação da G5RV

Segundo o seu criador, Louis Varney: “ A antena G5RV, com o arranjo do seu alimentador especial, é uma multibanda alimentada no centro e capaz de uma operação eficiente em todas as bandas de HF, de 80 a 10 metros. Suas dimensões foram projetadas especialmente para que seja possível instalar em áreas de espaço limitado, mas que possam acomodar um percurso razoavelmente reto de 31 metros” .
Aqui fazemos uma observação importante: caso não haja espaço suficiente para estender os 31 metros da antena, é possível dobrar as pontas para que caiba no espaço disponível – pode-se dobrar até ¼ da antena sem que haja perda de desempenho perceptível. Segue o seu autor: “Ao contrário das antenas multibanda em geral, a G5RV não foi concebida como uma dipolo de meia onda na sua mais baixa freqüência de operação, mas com uma long wire de 2/3 ondas em 20 metros, onde a seção casadora em linha aberta com 10 metros de comprimento serve como um transformador de impedância. Isto permite que o um coaxial de 50 ou 72ohms vejam uma impedância bem casada com uma conseqüente baixa ROE. Entretanto, em todas as outras bandas de HF, a função desta seção casadora é a de acomodar aquela parte da ROE (componentes de corrente e tensão) que, em certas freqüências de operação, não pode ser completamente acomodada pela parte irradiante. O projeto na freqüência central é 14,15MHz, e a dimensão é de 31metros”.
Como a antena não usa traps, a porção da dipolo torna-se eletricamente maior à medida que aumenta a freqüência de operação. Este efeito confere certas vantagens sobre as antenas com traps, ou carregadas linearmente, pois o aumento do comprimento elétrico leva a um menor ângulo de irradiação. Assim, para 20 metros, a maior parte da energia ocorre em ângulos adequados para DX.
Ainda que o casamento de impedância para o coaxial de 75 ohms seja bom em 20 metros, e mesmo com o uso de coaxial de 50ohms resulte em ROE menor que 1,8:1, o uso de um sintonizador de antena é necessário em todas as demais bandas.

Teoria de funcionamento

Em 80 metros: Nesta banda, a antena atua como uma meia onda encurtada, com aproximadamente 5 metros do comprimento total feito pela seção casadora. O restante desta seção introduz uma reatância à antena. O diagrama polar de irradiação é essencialmente o mesmo de uma dipolo de ½ onda.
Em 40 metros: A parte irradiante, mais 4,8 metros fazem uma antena long wire colinear de 2 meias ondas parcialmente dobrada. O diagrama de irradiação é mais agudo que a dipolo devido à sua característica colinear. O casamento de impedância é degradado devido à reatância introduzida pelo comprimento extra da seção casadora. Esta reatância pode ser facilmente compensada por um sintonizador de antena.
Em 20 metros: Nesta banda a G5RV realmente brilha, operando como long wire colinear de 3/2 ondas, multi-lóbulo, baixo ângulo (em torno de 14 graus) que é bastante efetivo para trabalhar DX. A antena apresenta uma carga de 90ohms, basicamente sem reatância presente.
Em 15 metros: A antena trabalha como uma long wire colinear de 5/2 ondas, multi-lóbulo, ângulo baixo, com alta impedância resistiva, sendo uma antena altamente eficiente para contatos em DX.
Em 10 metros: Nesta banda, a antena atua como uma long wire colinear de3 ondas. Aqui também a irradiação é do tipo multi-lóbulo, mas com ganho ainda maior devido ao efeito de duas 3/2 ondas em fase. A impedância é elevada, com baixa reatância.

Parte II - A montagem

Nesta segunda parte vamos apresentar a montagem desenvolvida pelo Adair – PY3SG, que montou várias destas antenas, sendo que uma delas esteve instalada em V invertido na torre maior na sede do PXPY Clube.


(IMAGEM REMOVIDA - LEIA OS COMENTÁRIOS)


A figura ao lado mostra a forma construtiva e as dimensões da G5RV. Cada braço é feito de 15 metros de fio de cobre nu, de bitola 14 ou 12 awg. As extremidades terminam em isoladores cerâmicos. O isolador central deve ter uma largura mínima de 10cm, onde será conectada a seção casadora, ou escadinha.





A seção casadora é feita 10,3m de fio de cobre nu, de bitola 14 ou 12 awg. Os isoladores que lhe dão forma (os degraus da escadinha) são feitos de tubo plástico de 5 a 8cm de comprimento e em torno de 1cm de diâmetro. Estes tubos devem ser perfurados nas extremidades para a passagem do fio da escadinha.

Amarre o fio no tubo plástico usando um arame fino, como mostra a foto. Para que a escadinha fique firme, coloque um tubo plástico a cada 30 ou 40cm, e a esta deve ficar bem estendida ao fixar os tubos plásticos.

(IMAGEM REMOVIDA - LEIA OS COMENTÁRIOS)


Na extremidade inferior da escadinha coloque um conector UHF fêmea e proteja-o contra a entrada de umidade. Neste conector será conectado o cabo coaxial de 75 ou 50 ohms que irá ligar a G5RV ao seu rádio.
Se a antena for montada em V invertido, o ângulo de abertura deve ser maior que 90 graus.

O desempenho

A G5RV foi testada em várias em várias instalações, no PXPY Clube e em outros locais. O desempenho sempre foi satisfatório. Quando operando no Clube (em 80, 40 e 10m) notamos que a G5RV apresentou um desempenho superior ao da W3DZZ, com sinal de recepção de 3 a 9dB acima da W3DZZ.

Apesar de apresentar uma ROE maior que 1:1, é muito confortável operar com transmissor valvulado (com saída em circuito PI). Fora da faixa de 20m, a operação com rádio transistorizado deve ser acompanhada de um sintonizador de antena. 

Portanto, esta é uma antena fácil de montar, não tem as desvantagens dos traps (que estreitam a banda passante e inserem perdas). Muitos colegas são adeptos desta antena, como podemos constatar ao longo de um ano de testes com a G5RV.

Bibliografia: ARRL "ANTENNA COMPENDIUM", VOL.1

Fonte:
A Antena G5RV (Site do PXPY Clube de Caxias do Sul)




quarta-feira, 29 de outubro de 2008

LABRE do Estado da Bahia demonstra preocupação com PLC/BPL

Em seu site, a LABRE do Estado da Bahia demonstra a sua preocupação com a implementação do sistema PLC/BPL e sua interferência prejudicial às comunicações em HF.

O texto a seguir foi publicado na página principal do site da LABRE do Estado da Bahia, conforme o acesso realizado na data de hoje.


Internet pela rede elétrica no Brasil (PLC) ATENÇÃO !


A transmissão de banda larga pela rede elétrica, que é testada e estudada no País há anos, ganhou um impulso importante nesta semana, depois que o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) aprovou a criação de uma consulta pública sobre o assunto.

Ainda não há data para que a consulta pública seja realizada, mas esse é o primeiro passo para que o Brasil tenha uma regulamentação para essa nova modalidade de conexão, que usa a infra-estrutura de redes elétricas em conexões que podem chegar a 200 Megabits por segundo (Mbps). Hoje, a velocidade mais alta disponível no País não passa de 30 Mbps.

Pedro Luiz de Oliveira Jatobá, presidente da Associação de Empresas Proprietárias de Infra-Estrutura e Sistemas Privados de Telecomunicações (Aptel), defende a adoção da tecnologia Power Line Communication (PLC) no Brasil há anos e comanda testes que a entidade realiza em locais de baixa renda.

Agora, ele afirma já ter "uma expectativa concreta" de que o sistema se massifique no Brasil em cerca de um ano.

De acordo com o executivo, que também atua na Eletrobras, "há vários grupos interessados com investimentos previstos só aguardando essa regulamentação".

Jatobá afirmou estar acompanhando de perto o desenrolar do assunto na Anatel e lembra que, no caso da conexão conhecida como "indoor" - só dentro de um determinado ambiente - já existem exemplos de uso em hotéis e edifícios comerciais porque essa modalidade não depende de regras da agência.

"Agora isso poderá se massificar nas residências", acredita o executivo, já que a popularização pode baratear os custos dos equipamentos e se tornar uma opção a mais de conexão.

Onde ficam os Radioamadores nessa história ?

Isto é a pior coisa que pode haver para ondas médias e ondas curtas devido ao ruido gerado. Não se escuta nada, só QRM. É o fim das transmissões e recepções em HF e parte do VHF. Isso ainda não foi entendido pelas autoridades do setor, esquecendo que serviços de segurança como aviação e principalmente as Forças Armadas do Brasil serão os primeiros atingidos !

Foi achado no site da ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica) um estudo sobre o assunto onde fica estampado a total falta de despreparo dos fabricantes e dos interessados na regulamentação do serviço que só trará problemas para toda a faixa de HF. Leia o arquivo abaixo:

TESTES COM PLC (ANATEL e ANAEL)



Fonte:
Site da LABRE do Estado da Bahia (Acessado em 28/10/2008)

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

ARRL novamente defende os interesses dos Radioamadores dos EUA

Uma petição da ARRL (a LABRE dos Estados Unidos) junto ao FCC (a ANATEL dos Estados Unidos) foi respondida quanto ao questionamento de uma estação comercial de rádio que iria operar na faixa de freqüências 7100-7300kHz.

A estação WE2XRH irá testar transmissões digitais em HF (Ondas Curtas) para os moradores do estado do Alaska. A ação rápida da ARRL fez com que fosse corrigida a faixa de freqüências que iria coincidir com a faixa dos 40m dedicada ao Radioamadorismo.

Com a ação da ARRL, a estação WE2XRH, por ordem do FCC, irá operar com 100kW e 20kHz de largura de banda nas seguintes faixas:


4400-5100 kHz
7300-7600 kHz
9250-9.95 kHz


Fonte:
Site da ARRL (em inglês)



Video mostra a interferência do PLC/BPL

Este vídeo já foi publicado aqui neste Blog, mas vale a pena ver de novo. Compare com o vídeo que a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) disponibilizou em seu site.




Vamos ficar parados e vermos o Radioamadorismo e a Radioescuta sofrerem esta agressão?

Opiniões sobre o PLC/BPL/PLT

Esta mensagem foi mandada por PY2ZX Flávio para a lista Radioescutas do Yahoo. Vale a pena ler toda a mensagem.
Justificar

PLC e DX

Sáb, 27 de Set de 2008


Olá amigos,

Acaba segunda-feira a contribuição a respeito da polêmica Consulta Pública da ANATEL sobre PLC.

Estudei alguns relatórios e a conclusão geral é muito grave. Apenas vou transcrever uma dessas posições, vinda da BBC em 2005:

"Power Lines Telecommunications infelizmente aumentam de tal forma as emissões indesejadas que podem interferir na operação dos serviços de rádio, especialmente aqueles que utilizam predominatemente o HF para longa distância (..) não existe nível de ruído que possa permitir o PLC operar e também proteger os serviços de rádio. PLC e serviços de rádio simplesmente não podem operar ao mesmo tempo, na mesma parte do espectro, no mesmo local".

Mesmo com existência de filtros nas freqüências "protegidas", há aumento de 3 a 32 vezes no nível de ruído. Fora das protegidas, como é o caso de radiodifusão e muitas utilitárias, o nível de ruído sobre de 32 vezes a literalmente milhares de vezes, conforme testes australianos.

É fundamental os radioescutas se manifestem, entrem no site da ANATEL e incluam todas as bandas de radiodifusão e dos radioamadores com os limites espectrais internacionais como dentro das teóricas "faixas de exclusão".

Isso de maneira alguma resolverá a situação, mas demonstrará uma preocupação com as Ondas Curtas e Tropicais que acho os brasileiros devem expressar.

Nos relatórios do governo australiano, por exemplo, sempre é citada a importância das Ondas Curtas para comunicação a distância. Mesmo nos relatórios ingleses a visão é a mesma, influenciados pela BBC.

No Brasil temos o exemplo da Rádio Nacional da Amazônia, Rádio Senado, emissoras com presença em HF.

Faixas de Freqüências a serem incluídas como de exclusão considerando seus limites internacionais:


1,8 - 2 MHz: Radioamadorismo banda dos 160 metros
2,3 - 2,495 MHz: Radiodifusão banda dos 120 metros
3,2 - 3,4 MHz: Radiodifusão banda dos 90 metros
3,5 - 4 MHz: Radioamadorismo banda dos 80 metros
3,9 - 4 MHz: Radiodifusão banda dos 75 metros
4,75 - 5,060 MHz: Radiodifusão banda dos 60 metros
5,730 - 6,295 MHz: Radiodifusão banda dos 49 metros
6,895 - 6,99 MHz: Radiodifusão banda dos 41 metros
7,1 - 7,6 MHz: Radiodifusão banda dos 41 metros
9,4 - 9,99 MHz: Radiodifusão banda dos 31 metros
10,1 - 10,15 MHz: Radioamadorismo banda dos 30 metros
11,5 - 12,16 MHz: Radiodifusão banda dos 25 metros
13,57 - 13,87 MHz: Radiodifusão banda dos 22 metros
15,030 - 15,8 MHz: Radiodifusão banda dos 19 metros
17,48 - 17,9 MHz: Radiodifusão banda dos 16 metros
18 - 18,168 MH: Radioamadorismo banda dos 17 metros
18,9 - 19,02 MHz: Radiodifusão banda dos 15 metros
21,45 - 21,85 MHz: Radiodifusão banda dos 13 metros
24,92 - 24,925: Radioamadorismo banda dos 12 metros
25,67 - 26,1 MHz: Radiodifusão banda dos 11 metros
26,96 - 27,86 MHz: Serviço de Rádio Cidadão




Mensagem original:
http://br.groups.yahoo.com/group/radioescutas/message/44876



quarta-feira, 22 de outubro de 2008

ABERT mostra a interferência do PLC/BPL em video

A ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) publica em seu site um vídeo mostrando a interferência do PLC/BPL na recepção da Rádio BBC (Inglaterra).


Por comodidade, segue o video postado no Youtube:





Para baixar o vídeo para seu computador, utilize o link abaixo. O video está no formato MPEG1 e necessitará de um descompactador que entenda o formato RAR. Para reproduzir o vídeo, basta usar o Windows Media Player no Windows.

http://www.abert.org.br/novosite/assessorias/tecnica/a_tec_bbc.rar


Você irá aceitar este tipo de interferência nas faixas de HF e VHF?


PV3AVT Ampélio (Silent Key)

O PY3AVT Sr. Ampélio Veronose foi um dos grandes incentivadores do Radioamadorismo em Caxias do Sul. Graças as aulas que ele ministrava, muitos Radioamadores de Caxias do Sul conseguiram êxito nas provas de telegrafia.

No vídeo que é postado abaixo, mostra-se o shack de PY3AVT. Observa-se os equipamentos de rádio montados pelo próprio PY3AVT. O video foi feito um pouco antes do falecimento de PY3AVT Ampélio, em 2007, por PY3AB Márcio.

Muitos Radioamadores em Caxias do Sul começaram a se interessar em montar seus equipamentos graças ao PY3AVT Ampélio.



Fontes:
Vídeo de PY3AB Márcio (Youtube)
Página do PXPY Clube de Caxias do Sul

terça-feira, 21 de outubro de 2008

D-STAR para todos? Ainda não...


Uma das maiores inovações nos últimos 10 anos no Radioamadorismo são os modos digitais. Os modos digitais nos permitem trabalhar estações "mais fracas" devido a maior capaciade de suportar interferências.

Um dos modos digitais em evidência é o D-STAR. O D-STAR é um modo digital proprietário da ICOM. Ou seja, para poder utilizar esta modalidade, o Radioamador necessita comprar produtos da ICOM. Como se pode comprovar, após uma rápida pesquisa no site da Radiohaus, equipamentos da ICOM com tecnologia D-STAR não são baratos.

Uma das críticas feitas por alguns Radioamadores é o fato do D-STAR se tratar de um sistema proprietário. O internacionalmente famoso programador, líder da comunidade de software livre e Radioamador, Bruce Perens (K6BP), está no momento investigando a possibilidade de uma versão alternativa para o D-STAR. Como o desenvolvimento desta versão gratuita ainda está em fase de planejamento, o não se sabe se esta versão alternativa será compatível com o D-STAR da ICOM.

Por enquanto, quem não quiser desembolsar uma quantia considerável para poder operar em D-STAR, pode usar um adaptador USB para IBM PC e Mac. O dispositivo permite codificar e decodificar transmissões D-STAR pela internet (VoIP). Ainda não se tem notícias da venda deste dispositivo no Brasil, mas na internet já é possível obter informações sobre ele no site oficial do dispositivo.

Segue fotos do dongle D-STAR e do software que o acompanha:


Para saber mais:
D-STAR (Wikipedia, em inglês)
Apadtador D-STAR USB (Site Oficial, em inglês)
Site pessoal de
Radioamadorismo de Bruce Perens (K6BP) , em inglês



sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Relatório de atividades e conquistas da ARRL



A ARRL (American Radio Relay League), a entidade de classe dos Radioamadores dos Estados Unidos da América, publicou em seu site um relatório de atividades e conquistas recentes. Algumas são citadas aqui:

  • Conquista do espaço de 135.7-137.8 kHz para o Radioamadorismo nos Estados Unidos, a partir de 2009;
  • Retirada das rádios comerciais do espaço 7100-7200 kHz, que era de direito dos Radioamadores;
  • Impedimento da utilização da faixa 3-50MHz para aplicações de radar;
  • Ganho de causa na Corte de Justiça Norte-Americana, contra a FCC (a ANATEL Norte-Americana), pela não regulamentação do PLC/BPL nos Estados Unidos da América;
  • Uma sinalização de possível utilização de freqüências perto de 500kHz para o Radioamadorismo nos Estados Unidos;

Segundo o relatório, a ARRL diz que a mobilização por parte dos Radioamadores se deu após a perda de 40% da banda dos 220MHz. Foi a maior derrota da ARRL na história, mas segundo a nota, fez com que os Radioamadores se organizassem para impedir novas derrotas e perdas na utilização do espectro eletromagnético.


E a LABRE, o que está fazendo pela defesa do Radioamadorismo no Brasil?


Fonte:
Spectrum Defense: "More Work to Do"
(Site da ARRL)


quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Piratas Brasileiros utilizando os Satélites "Bolinha"

Os Satélites "Bolinha" (UHF SATCOM) são de uso exclusivo das Forças Armadas dos Estados Unidos da América. Mesmo assim, ele é muito utilizado por brasileiros ligados a facções criminosas de acordo com o texto de PY2ADN.

Já aconteceram várias prisões, em todo o território nacional de usuários clandestinos destes satélites.

Caso você seja Radioamador e usuário destes satélites, pare agora de fazer isso. Isso mancha a imagem de toda a classe Radioamadorística do Brasil.

Segue um video, gravado na Inglaterra, mostrando a utilização ilegal destes satélites por clandestinos brasileiros:



Para saber mais:
Porque não devemos utilizar os satélites "Bolinha", por PX6B5801
Satélies Satcom, Wikipedia (em inglês)
Satélites Bolinha, por PY2ADN (Arquivo PDF)
Áudio de gravações da utilização dos Satélites "Bolinha"


terça-feira, 14 de outubro de 2008

Jornal QTC - Edição 61

Na Edição 61 do Jornal QTC, os seguintes assuntos são abordados:

  • Operando em AM nos 80m - PY3KC Mezzomo e sua estação de 1kW;
  • Repetidora roubada 146,910 MHz de PY3LL;
  • Radioescuta com Celio Romais;
  • Dicas de Eletrônica com PU3AMI Mizan;
  • Troféu Destaque de Radioamadorismo 2007;
  • Projeto de Lei para conceder isenção na importação de equipamentos para radioamadorismo;
  • Novo ciclo solar começará em 2009.

O Jornal QTC Edição 61 pode ser baixado gratuitamente aqui. (Arquivo zipado no formato PDF)


segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Resultado da enquete: "Você é a favor da implementação do PLC/BPL no Brasil?"

Você é a favor da implementação do PLC/BPL no Brasil?


Resultado em percentuais para a enquete realizada neste site no mês de Setembro de 2008:


Sim: 12%
Não: 84%
Sem opinião formada: 2%

Total de participantes: 118


Eu quero acreditar que estas pessoas que votaram "Sim" o fizeram por não conhecer os efeitos prejudiciais do PLC/BPL nas telecomunicações. Para estas pessoas, eu sugiro assistir aos vídeos postados neste site e procurar se informar mais.

Se os radioamadores dos Estados Unidos da América e do Japão baniram o PLC de seus territórios, deve ter sido por um bom motivo. Estes dois países são os dois mais avançados tecnologicamente quando o assunto é eletrônica de consumo e internet.

Vamos nos curvar aos países como China, Singapura e Malásia que estão pressionando para aceitarmos o PLC/BPL em nossos territórios?

Radioamadores ajudando no estudo de passáros

Pelo segundo ano consecutivo, cientistas pedem aos radioamadores que ajudem no estudo dos picanços, espécie pássaros que é muito comum na América do Norte.

Em vários picanços foram instalados transmissores para ajudar no estudo da migração desta espécie. Os radioamadores dos estados norte-americanos do Tennessee, North Carolina e Flórida podem ajudar escutando as freqüências dos transmissores e reportando a escuta para a Universidade de Guelph no Canadá.



Aqui é Picanço-1. Pronto para decolagem. Rota Uno-Uno-Zero. Destino Miami, Flórida. QSL?



Para saber mais:
Picanços (Wikipedia)

Estudo dos picanços (em inglês)
Freqüências dos Transmissores Instalados (em inglês)
Artigo original no site da ARRL (em inglês)




sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Video japonês mostrando a interferência do PLC/BPL

Não precisa entender a língua japonesa para compreender que o PLC/BPL prejudica as comunicações em HF e VHF.





Mais videos de JA6REX e JA6WFM mostrando a inteferência do PLC/BPL no Youtube.

Você irá aceitar este tipo de ruído nas faixas de VHF e HF? Você irá aceitar este ruído nos links e repetidoras do Echolink? Você irá aceitar este ruído nos canais VHF-L (canais 2 a 6) de TV?

Tome uma ação. A hora é agora.

QTC da LABRE-SE de 28 e 29 de Abril de 2007

O texto abaixo foi extraído de um QTC antigo da LABRE do Sergipe. Vale a pena conferir. Os negritos foram feitos por mim.


A tecnologia Power Line Communications (PLC) está ganhando terreno enquanto nós, radioamadores, principais prejudicados, continuamos na inércia. Para os menos familiarizados com o assunto, a tecnologia PLC permite transmitir dados através da rede de energia elétrica. Ou seja, seu principal uso seria dar acesso a Internet pela rede elétrica.

O que parece a solução para a democratização digital é, de fato, uma severa ameaça ao radioamadorismo e outros serviços de radiocomunicação pública ou privada, em especial aqueles que operam na faixa de HF (3-30MHz).Em testes de campo dessa tecnologia nos Estados Unidos, o PLC praticamente inviabilizou qualquer contato em HF.

Os radioamadores observaram e documentaram interferências de S9+ em praticamente todo o espectro de rádio nas proximidades onde os testes experimentais de Internet via rede elétrica estavam sendo realizados. Para brigar contra as concessionárias de energia elétrica e com o forte lobby dos fabricantes de equipamentos para PLC, a ARRL levantou 100 mil dólares. O fundo foi utilizado para custear os gastos Jurídicos de uma ação contra a FCC (Agência de telecomunicações como a nossa Anatel) e para apresentar palestras para políticos e tomadores de decisão em Washington sobre os riscos de interferência que a tecnologia PLC provoca.

Os radioamadores americanos conseguiram parar os testes e praticamente inviabilizar essa tecnologia nos Estados Unidos. Na Europa e no Japão o PLC está enfrentando forte oposição. Os principais opositores são os radioamadores organizados em grupos que até conseguiram somente atrasar o avanço do PLC, mas a batalha ainda está longe de chegar ao ponto que os EUA estão.




Fonte: Site do Vice-Presidente da LABRE-RS PP6PP Fernando


quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Em Portugal, o PLC/BPL não é permitido

O PLC/BPL em Portugal não é permitido. Por isso, a ANACOM, a ANATEL portuguesa, tem agido para proibir a venda de modems PLC/BPL que vêm contrabandeados na China.

Leia o e-mail que o colega radioamador português CT1ZR Álvaro enviou para o Grupo ContraPLC:


Caros amigos,

Aqui por Portugal. a nossa ANACOM já tem feito alguma coisa.

Proibiu várias instalações de PLC.
Inclusivamente mandou retirar do mercado centenas de caixilhas vindas da China que estavam em vistas de ser vendidas por um supermercado.

Tudo isto graças ás denúncias de radioamadores. Apertem com a vossa entidade nacional. Façam denúncias dos locais de venda etc etc.

Um abraço e boa sorte.

Alvaro CT1ZR



Nós brasileiros iremos aceitar o PLC/BPL? Nós brasileiros iremos aceitar a pressão de multinacionais em detrimento de nossas comunicações em HF e VHF? Iremos aceitar que seja colocada em risco a Segurança Nacional?



Com o PLC/BPL, todo o cabo de transmissão de energia elétrica será fonte de ruído para as comunicações por rádio.



Fonte do e-mail: Grupo ContraPLC

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Radioamadorismo: Serviço à Humanidade



Estou publicando aqui o artigo que o colega radioamador Ivan Dorneles Rodrigues - PY3IDR escreveu destacando a importância do Radioamadorismo.






RADIOAMADORISMO
MUITO MAIS QUE UM PASSATEMPO: UM SERVIÇO À HUMANIDADE



Por Ivan Dorneles Rodrigues - PY3IDR



Pioneiros, amantes da pesquisa, fiéis servidores da comunidade. Estes são alguns dos adjetivos que podem receber os radioamadores. Um hobby que teve início em meados do século XIX.



A História



Foi o inglês James Maxwell que previu através de estudos matemáticos, em 1864, a existência das ondas de rádio. Em 1896, o italiano Guglielmo Marconi consegue captar sinais telegráficos a centenas de metros de distância, criando assim o telégrafo sem fios.


Três anos antes de Marconi, em 1893, um gaúcho surpreende diversos paulistas com suas demonstrações públicas de envio de mensagens à distância, em telegrafia e fonia, sem fios, por ondas eletromagnéticas e ondas luminosas, com aparelhos de sua invenção. O cientista era o padre Roberto Landell de Moura, um pesquisador nato que por seu pioneirismo tornou-se o "Patrono dos Radioamadores do Brasil".



Padre Landell de Moura - Cientista Patrono do Radioamadorismo no Brasil



Aqui no Rio Grande do Sul, a primeira transmissão que se tem conhecimento foi em São Francisco de Assis, em 1925. O radioamador era Tyrteu Rocha Vianna - SB3QA, que para poder se comunicar através de ondas de rádio, construiu seu próprio equipamento. Naquele tempo, apenas fazendeiros e pessoas da alta sociedade eram radioamadoras. Elas tomavam conhecimento do "novo" meio de comunicação em viagens feitas ao centro do país ou ao exterior, de onde alguns traziam as aparelhagens.



O Radioamadorismo, desde o princípio, ganhou destacada reputação por facilitar as comunicações durante emergências, catástrofes, epidemias e diversos outros fatos. A comunicação através destes equipamentos funciona com rapidez e eficiência. Nestes momentos é bastante comum entrarem em cena os Radioamadores, que consideram essa assistência um dever e estão sempre prontos para servir à humanidade.



Como gentlemen e ladies, ao iniciar um contato com outro colega, os radioamadores pedem licença. No final da comunicação, agradecem pela oportunidade e companhia. São verdadeiros embaixadores anônimos de seus países.






A Técnica




Os radioamadores podem utilizar diversas técnicas para a transmissão e recepção de sinais radioelétricos através de suas estações, tudo depende do interesse do usuário.

Os equipamentos podem ir desde sofisticadas parafernálias auxiliadas por computadores e acessórios diversos, até às estações com pequenos transmissores montados em latas vazias de goiabada. É claro que tudo isso altera a potência atingida pelo aparelho.

As instalações não precisam ser necessariamente feitas em um ambiente fixo. Elas também podem ser engendradas em automóveis, aeronaves, barcos, até mesmo em incomuns dirigíveis.


Para ser um usuário do Serviço de Radioamador é preciso ser cidadão brasileiro e ter, no mínimo, dez anos de idade. Tendo estes pré-requisitos, o próximo passo é tirar o Certificado de Operador de Estação de Radioamador (COER). Os exames para adquirir o certificado são realizados periodicamente pela LABRE (Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão) ou pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações. )

A LABRE é a entidade que coordena o Radioamadorismo no Brasil. Ela é filiada a IARU (International Amateur Radio Union) - a associação internacional de Radioamadores.


Fonte: Grupo ContraPLC



terça-feira, 7 de outubro de 2008

PLC/BPL interferirá no Echolink

O impensável irá acontecer. O PLC/BPL irá interferir no Echolink.


Com a nova proposta da APTEL (Associação de Empresas Proprietárias de Infra-Estrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações) de mudar a proposta do PLC/BPL para ocupar o espaço entre 1,6-80MHz, a faixa de 2m do Radioamadorismo (144-148Mhz) será afetada pelo PLC/BPL.



Isso acontecerá porque o sistema PLC/BPL gera inúmeros espúrios em uma enorme faixa de freqüências. Com o aumento para 80MHz do limite superior da banda, os espúrios e harmônicos do PLC/BPL irão interferir na faixa dos 2m do Radioamadorismo.



Resultado: os links e repetidoras utilizados no Echolink também serão interferidos pelo PLC/BPL!



Você está pronto para ser interferido por instalações elétricas deste "gabarito"? (Clique na imagem para ampliá-la)



É a hora dos colegas radioamadores que utilizam a modalidade de VoIP que é o Echolink, engajarem-se na luta contra a adoção do PLC/BPL no território nacional.


A inclusão digital no Brasil não é sinônimo de PLC/BPL. Haja vista que outras modalidades de acesso a internet estão disponíveis no Brasil. Recentemente, a EMBRATEL
ganhou a concessão do Ministério das Comunicações para instalar 12mil (sim, doze mil!) pontos de acesso sem fio e gratuitos de internet em todo o Brasil.


Então, PLC/BPL para que? Para uns poucos lucrarem em prejuízo de todas as comunicações em HF e VHF no Brasil? Nós radioamadores sabemos da importância da nossa atuação na Defesa Civil Brasileira. Sabemos da nossa importância à nossa amada Pátria.


Não ao PLC/BPL no Brasil!


Fonte da Imagem: Jornal O Globo


segunda-feira, 6 de outubro de 2008

PLC/BPL em imagens

Veja abaixo telas de um Analizador de Espectro utilizado durante comunicações na faixa de 40m.



Comunicação na faixa dos 40m sem a interferência do PLC/BPL




Comunicação na faixa dos 40m com a interferência do PLC/BPL




Recepção nos 40m - Modem PLC/BPL no estado quiescente (de espera) sem recebimento ou envio de dados mas emitindo pulsos




Alguém quer mais provas de que este sistema não pode ser permitido em solo brasileiro?



Podcast QTC Brasileiro Número 51


Na Edição 51 do Podcast QTC Brasileiro:

  • Coluna do Daniel matéria com Natanael PU6NAT - Natanael nos fala sobre o evento que será realizado em Fera de Santana/BA;
  • Coluna de Alda PP5ASN -Alda nos fala da impotância do cartão QSL;
  • Coluna sobre DXISMO, do radioamador Ulysses Galletti PY2UAJ, abordando assuntos referentes a RADIOESCUTA E DXISMO Brasileiro e Internacional;
  • Depoimento de Radioamadores sobre o PLC.

Participantes:
Daniel PU6ESE, Alda PP5ASN, Ulysses PY2UAJ, Natanael PU6NAT, PY1IBM Sales e PY2EQJ Júlio.

Para escutar ou baixar o Podcast QTC Brasileiro clique aqui.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O que está errado com o Sol?

Nada está errado com o Sol. A nossa estrela está se comportando conforme o esperado diz o Físico da NASA David Hathaway. Tem-se dito que o mínimo solar tem durado mais do que o esperado. Porém, Hathaway afirma que está tudo dentro do previsto.

O Sol está justamente no ponto mais baixo de sua atividade do ciclo de 11 anos. A partir de agora, o fluxo solar está caminhando para um novo máximo que deverá ocorrer em 2012. Com este máximo, teremos um período de ótima propagação em HF.


Previsão do Ciclo Solar - Clique na figura para ampliá-la


Fonte: NASA (Acessado em Setembro de 2008)

Empresa japonesa testa internet via rede elétrica (PLC/BPL) no Brasil


Segue a matéria publicada no Globo.com, produzida pela Agência Reuters.

Em um dos trechos, a matéria diz que no Japão é possível se comprar em lojas os modems PLC/BPL.
Já é sabido que no Japão, a JARL (a LABRE japonesa) baniu do Japão a tecnologia PLC/BPL.

Será este mais um caso de distorção de fatos para tornar o PLC um sistema atrativo para o grande público? Em nenhum momento a matéria cita os efeitos nocivos do PLC. É o caso de mais uma multinacional tentando empurrar o que foi rejeitado no primeiro mundo para o Brasil. Mais lixo para o Brasil.

--

Extraído de Globo.com

Modens com essa tecnologia estão sendo usados em Barreirinhas (MA). Conexão é de 200 Mbps, contra até 30 Mbps da banda larga no país.


A empresa japonesa Panasonic está de olho na regulamentação do serviço de banda larga pela rede elétrica no mercado brasileiro. A companhia trouxe seus modems para conexão pela tecnologia Power Line Communication (PLC) e está testando o serviço em Barreirinhas (MA), em parceria com a Associação de Empresas Proprietárias de Infra-estrutura e Sistemas Privados de Telecomunicações (Aptel).

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) colocou em consulta pública nesta semana uma proposta para regulamentar o serviço de internet pela rede elétrica no país.

Como explicou Eduardo Kitayama, consultor técnico de vendas da Panasonic Brasil, a empresa colocou três equipamentos em Barreirinhas, em uma biblioteca pública, em um restaurante e em uma loja, onde as conexões estão sendo feitas a uma velocidade de 200 Mbps -- hoje as velocidades mais altas no país são a 30 Mbps.

Outros testes devem ser iniciados em 2009, segundo ele, também em parceria com a Aptel. Em Recife (PE), por exemplo, elas deverão testar o PLC em um novo empreendimento imobiliário que está em fase de construção.

Antes mesmo da regulamentação, algumas concessionárias de energia já realizaram testes da tecnologia em suas regiões. Esse é o caso, por exemplo, de estados como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

De acordo com Kitayama, o PLC poderá ser um complemento a outras tecnologias de conexão, como o Wi-Fi, especialmente em regiões onde a rede fixa de telefonia não esteja presente. "Dos 58 milhões de domicílios existentes no Brasil, 20 milhões não têm rede de telefonia fixa. Já a energia elétrica está em 99% das casas", comparou.

Nas grandes metrópoles, especialmente em prédios antigos, o PLC também pode ser uma alternativa à uma infra-estrutura já obsoleta e congestionada, por exemplo.


Os modems da Panasonic são fabricados na Malásia e no Japão. No Brasil, entretanto, "a tecnologia é nova e ainda desconhecida do consumidor final". Kitayama espera, no entanto, que "a partir de 2009 comece a existir uma certa demanda" e, quando ela o justificar, a empresa poderá nacionalizar a sua produção. "É preciso ter volume para justificar a fabricação".


A companhia já vende modems para conexões pela rede elétrica em seu próprio país de origem, além de nos Estados Unidos, México e algumas nações da Europa. No Japão, explicou ele, "o modem PLC já é vendido nas prateleiras das lojas".

A empresa também planeja a conexão de equipamentos através desta tecnologia. No Japão, por exemplo, um interfone é conectado a uma TV de plasma e, com a conexão via PLC, permite ao morador ver a imagem da pessoa que está batendo em sua porta.

Como admite que "a escassez de energia é uma preocupação", Kitayama afirma que o PLC poderá, inclusive, ajudar no controle de gastos de cada eletrodoméstico se estiverem conectados aos medidores de consumo da concessionária de energia.

Extraído de Globo.com

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Termina a Consulta Pública 38 da ANATEL sobre a regulamentação do PLC/BPL


Com o término da Consulta Pública 38 da ANATEL sobre a regulamentação da tecnologia monstruosa e odiosa do PLC/BPL, o site TelecomOnline.com publicou uma síntese das opiniões prestadas à ANATEL.


Uma triste notícia. Somos 40 mil radioamadores e somente 445 contribuições foram dadas incluindo as de outros setores da sociedade. Se é desta maneira, nós radioamadores não temos ciência da nossa missão. O radioamadorismo não serve apenas para "ficar de papinho" mas serve principalmente para comunicações de emergência, em calamidades e aprimoramento técnico através das inúmeras experiências com Eletricidade, Eletrônica e Telecomunicações que a atividade nos proporciona.


Infelizmente, a contribuição da LABRE (Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão) ainda não foi publicada. Eu espero poder vê-la em breve, pois ela teoricamente tem a força de 40 mil radioamadores. E é a LABRE que deve e tem o poder de barrar o PLC/BPL, a exemplo de como fez a ARRL nos Estados Unidos da América.


Um fato grave é que alguns radioamadores Classe "A" contribuíram com a Consulta Pública manifestando-se a favor da implementação do PLC/BPL em solo brasileiro.


Como é possível que algum radioamador Classe "A", que supostamente deveriam entender de Telecomunicações, se manisfestar a favor de um sistema que é provadamente prejuducial para as comunicações em HF? A falta de conhecimento técnico destes radioamadores é uma vergonha.


Você, meu colega radioamador, que sabia da Consulta Pública 38 a respeito da PLC/BPL no Brasil e não se manifestou perante a ANATEL, saiba que você foi omisso na sua própra defesa e omisso com a nossa Pátria.



A luta para o banimento desta tecnologia prejudicial no nosso país continua. Una-se ao Grupo ContraPLC e saiba que ações ainda podem serem feitas acessando o grupo de discussão em:

http://br.groups.yahoo.com/group/contraplc/



Para mais detalhes dos resultados da Consulta Pública 36 acesse o site TelecomOnline.com