segunda-feira, 13 de abril de 2009

ANATEL autoriza o PLC/BPL no Brasil

A ANATEL aprovou a implementação da tecnologia PLC/BPL no Brasil. A tecnologia PLC já foi amplamente discutida neste blog, aonde já foi demonstrado o seu efeito prejudicial nas comunicações em HF.

A tecnologia PLC foi aprovada em caráter secundário de utilização. Isso significa que transmissões de dados utilizando a tecnologia PLC não podem interferir em sistemas que são regulamentados em caráter primário, como o serviço de Radioamador.

O que nos resta agora é fiscalizar e ficar atentos a toda e qualquer interferência que surgir nas bandas do espectro utilizadas pelo Radioamadorismo e prestar reclamações para a ANATEL e se não for resolvido o problema, levar as reclamações ao Ministério Público.


É lamentável que esta tecnologia tenha sido aprovada no Brasil. Os Radioamadores do Brasil e a LABRE dormiram no ponto e permitiram a chegada deste lixo tecnológico.

Também é muito lamentável ouvir manifestações de Radioamadores favoráveis a implementação do PLC. Um Radioamador que prega a interferência nas comunicações em HF é uma pessoa despreparada para poder ter o privilégio de exercer tão nobre atividade devido a sua falta de conhecimento técnico.


Você quer que instalações deste "gabarito" carreguem os sinais do PLC?

5 comentários:

  1. AE PY3IT BITOCA VAI A MERDA SEU NERD DE RADIO AMADOR!!
    O NEGOCIO E NET RAPIDA HEHEHE!!!!

    ResponderExcluir
  2. esse tiago devia ser queimado vivo assim como a trampa toda do BPL/PLC.

    ResponderExcluir
  3. Esse tiago devia ser queimado vivo assim como a trampa do BPL/PLC.

    ResponderExcluir
  4. Olá Thiago,

    Agradecido pela sua educação e pelo seu entendimento que o espectro eletromagnético é uma riqueza de valor incomensurável para uma nação.

    Eu torço para que você nunca se encontre em uma situação de emergência ou calamidade em que sua segurança e de sua família dependa de comunicação por rádio.

    ResponderExcluir
  5. eu tenho radio px na faixa do cidadão, e protesto contra o plc. essa porcaria tecnologica não podia ser aprovada pela anatel, vamos perder muitas frequencias de radio vhf, hf, etc...

    ResponderExcluir