quinta-feira, 18 de junho de 2009

NET Virtua pune seus assinantes


SKAVURZKA!
NET Virtua pune seus assinantes!


Há mais um menos um ano atrás, eu troquei de provedor de serviço de Internet. O meu antigo provedor de ADSL vivia sem sinal e ainda por cima este provedor praticava traffic shaping comprovadamente. O traffic shaping é proibido por lei.

Na escolha por um serviço de acesso a internet, acabei contratando o serviço NET COMBO que inclui TV por assinatura, telefone e acesso a Internet.

A velocidade de acesso a Internet contratada foi de 2 Mbits/s, o que dá na prática uma taxa de transferência máxima de dados de 200 kbytes/s.

O serviço de acesso da NET Virtua tem uma cláusula chamada de quota de transferência mensal de dados. No plano que eu contratei esta quota é de de 20 Gbytes (uploads e downloads somados). Ao se ultrapassar a quota mensal a velocidade de acesso cai para a velocidade de 200 kbits/s. Com isso, a velocidade de transferência de dados cai para 20 kbytes/s. No primeiro dia do mês seguinte, a velocidade de transferência volta para a taxa de transferência de dados contratada.

Contudo, façamos um cálculo simples: se mantivermos a velocidade máxima de transferência de dados (200kbytes/s) por 27h e 47min esgota-se a quota mensal de 20Gbytes! Ou seja: em pouco mais de um 1 dia, esgotaria-se toda a quota mensal de transferência!

A sensação que eu tenho é de ter voltado 10 anos no tempo! Época em que eu tinha que controlar o meu tempo conectado ao provedor discado de internet para não ter que pagar no final do mês valores exorbitantes na conta telefônica!

Além disso, eu sinto-me punido pela NET Virtua por utilizar o serviço que eu estou pagando!


Outro fato que ainda carece ser melhor analisado é se a NET Virtua está praticando o traffic shaping. Eu ainda não cheguei a uma concusão definitiva. Outros usuários do serviço NET Virtua estão reclamando desta prática pela operadora. Veja uma reclamação aqui e outra no site da abusar.org.

Algumas pessoas irão me perguntar se eu não li o contrato antes de assiná-lo. Li sim, mas eu só me dei conta deste fato durante a utilização. Felizmente, o meu contrato terminará em 3 meses e assim poderei escolher um novo provedor de acesso a Internet sem ter que pagar a multa recisória.

Em 3 meses, adeus NET Virtua!



Conclusões:

(1) Informe-se sobre os provedores de acesso a Internet. Um site ótimo para isso é o da Associação Brasileira de Usuários de Acesso Rápido a Internet: www.abusar.org

(2) Informe-se sobre o que é e quais são os provedores que praticam traffic shaping.

(3) Eu recomendo NÃO contratar serviço o NET Virtua. Pois a prática de quotas significa punição ao seus usuários.




Nenhum comentário:

Postar um comentário