quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Carta ao site Olhar Digital

Em reposta ao artigo Internet pela rede elétrica vira realidade, publicado pelo site Olhar Digital em Dezembro de 2008, eu enviei um e-mail para a redação do site:



Caxias do Sul, 19/08/2009

Prezado Pessoal do Olhar Digital,

Na matéria publicada no site de vocês "Internet pela rede elétrica vira realidade" de 14/12/2008, vocês infelizmente fizeram um desserviço para a população brasileira. A tecnologia de transmissão de dados irá interferir de forma prejudicial nas comunicações por rádio.

A tecnologia de transmissão de dados pela rede elétrica, chamda de PLC e BPL, é uma tecnologia que polui o espectro eletromagnético. Nas regiões aonde o PLC estiver instalado, serão ouvido ruídos em diversos serviços que utilizam comunicação por ondas de rádio. Serviços como radiocomunicações de emergência e segurança sofrerão interferência do PLC a tal ponto que serão inúteis. Os serviços mais prejudicados serão comunicações policiais, comunicações aeronáuticas e principalmente as comunicações da Defesa Civil. Há relatos de no Canadá, o PLC estar interferindo até nos canais de televisão, conforme foi destacado pela Engenheira Ana Eliza no últmo congresso da ABERT:
http://sbtvd.cpqd.com.br/?obj=noticia&mtd=detalhe&q=14636


O doutor em comunicação Dr. Flávio Archângelo destaca em seu artigo o grande problema de interferência e aumento do noise floor nas comunicações. O artigo foi escrito na forma de um tutorial. A leitura deste artigo é obrigatória para poder entender os malefícios desta tecnologia. O tutorial está disponível em:
http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialplcbpl/


A implantação do PLC em solo brasileiro se deve a grande pressão de empresas multinacionais que tiveram seus produtos sem a possibilidade de venda em países como os Estados Unidos e o Japão. Estas empresas multinacionais querem, a todo custo, reverter o prejuízo que tiveram nos países do primeiro mundo. Há outras alternativas ao PLC como as redes WiMax e mesmo a tecnologia do 3G. Ao publicar uma matéria sem levantar todos os dados relevantes a um sistema e somente evidenciar os fatores "positivos" que os fabricantes alegam, vocês fazem um desserviço a população brasileira. O PLC só irá prejudicar a população brasileira.


Eu peço a gentileza que vocês leiam os artigos publicados pelo departamento da BBC de Londres mostrando que a interferência gerada pelo PLC não é possível de ser filtrada e assim vocês terão uma opinião de uma empresa que é a maior broadcaster em ondas curtas do mundo:

The effects of power-line telecommunications on broadcast reception
PLC and broadcasting - can they co-exist?
Co-existence of PLC and Radio Services — A Possibility?


Outra leitura:
A decisão na Corte de Justiça dos Estados Unidos que barrou a implementação do PLC em solo norte-americano:
http://www.arrl.org/news/stories/2008/04/25/10064/



Grato pela atenção e pela consideração,
André Schwantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário