segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ministro pretende adotar sistema DRM para rádio digital

Os dois sistemas de rádio digital para broadcasts mais utilizados no mundo, explicados de forma breve, são:

  • DRM (Digital Radio Mondiale) - Sistema europeu que permite a transmissão de vários canais de áudio digital empregando modulação AM. Tem como vantagem a utilização do mesmo equipamento utilizado hoje. Não é necessário trocar transmissores e nem receptores. Toda a codificação  e decodificação pode ser feita com programas de computador gratuitos. Com o emprego de um rádio AM ou Ondas Curtas ligado a um computador pessoal rodando um programa gratuito é possível receber áudio digital. 
  • IBOC (In-Band On-Channel) - Sistema americano que exige uma alocação nova de frequências devido a sua arquitetura. É necessário a adoção de novos equipamentos de transmissão e recepção, ou seja, é necessário adequar o sistema existente. Há relatos de interferência deste sistema em canais adjacentes.

Com todas as vantagens do sistema DRM, que inclusive é utilizado por Radioamaodores devido a sua eficiência (pequena largura de banda exigida), o Ministro Hélio Costa está inclinado a sua adoção no Brasil. Contudo, alguns membros do Congresso Nacional se disseram "surpresos" com a declaração do ministro. Leia a matéria:




Ministro das Comunicações pretende adotar padrão Europeu de Rádio Digital

Senadores contestam e pedem explicações.

Por Matheus Gonçalves

Em entrevista à Rádio do Senado, o Ministro das Comunicações Hélio Costa disse ter informações suficientes para considerar que o Brasil pode adotar o Sistema Digital de Rádio no padrão Europeu, ainda em 2009. Alguns Senadores da Comissão de Tecnologia pedem mais discussão sobre o assunto.


Ministro Hélio Costa

Entre as vantagens de se adotar um padrão digital de rádio, Costa citou a melhoria da qualidade do sinal e a possibilidade de uma mesma Rádio transmitir vários programas distintos usando a mesma frequência.

Duas opções estão em fase de estudo: O padrão dos EUA, denominado IBOC (In Band on Channel) e o padrão Europeu, chamado DRM (Digital Radio Mondiale). Ambos são métodos de transmissão de rádio digital e analógico com sinais simultâneos que usam a mesma frequência, funcionando com sinais AM e FM. A vantagem do padrão DRM, segundo o Ministro, é que ele também trabalha com ondas curtas.

Segundo o site oficial deste sistema, por enquanto as bandas contempladas (AM, FM e Ondas Curtas) estão abaixo dos 27 MHz (faixa dos onze metros). Mas, até o final de 2009, outras faixas estarão liberadas. Segundo informou à Geek o radioamador brasileiro Ataliba Zandomenego Filho – PP5AZF, membro do Forum DRM (www.drmrx.org/forum), o sistema já está pronto para operar entre 148 KHz (LF, abaixo do AM comercial) e 174 MHz (VHF, faixa dos 1,7 m) e já foi aprovado pelo European Standards Organisation – ETSI, aguardando apenas a disponibilidade de equipamento e adoção pelas rádios.

Costa se declarou convencido a adotar o padrão Europeu: “Depois das informações que eu comecei a receber do sistema DRM, acho que agora já dá pra se tomar uma decisão até o final do ano.” – afirmou o Ministro. Essa declaração vai contra o que era defendido por ele mesmo até 2006. Segundo notícia publicada no site Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação no dia 18 de outrubro de 2006, o ministro dizia-se “absolutamente convencido de que o sistema americano para o rádio digital é o melhor”.

Para complicar ainda mais, senadores da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, o CCT, se disseram surpresos quanto às declarações do Ministro:

“Acho que na opção nossa pelo sistema digital de rádio deveria preceder mais alguma discussão na CCT. Me surpreendi com essa declaração do Ministro de considerar que o sistema Europeu foi o sistema que será adotado (sic) pelo Brasil”, revelou o senador Roberto Cavalcante do PRB da Paraíba.

Já o senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, disse que vai tentar marcar uma reunião com o Ministro para que sejam apresentadas as razões técnicas que o levaram a essa definição.

Senador Flexa Ribeiro

O senador Sérgio Zambiasi, do PTB do Rio Grande do Sul, saiu em defesa de Hélio Costa, dizendo que “o Ministério tem técnicos e qualificação pra isso” e “que esse é um processo que vem sendo estudado há anos”, garantiu.


Senador Sérgio Zambiasi

Segundo Zandomenego, o sistema europeu tem mesmo vantagens sobre o americano – como por exemplo, maior número de estações de rádio numa mesma faixa ou a operação em Simulcast (analógico + digital no mesmo canal, mantendo a compatibilidade com receptores antigos nos automóveis e residências). “Em Ondas Curtas não existem concorrentes. É o único sistema de rádio digital que contempla AM, FM e OC. Seu áudio pode ser mono, paramétrico estéreo, estéreo ou 5.1 surround. Pode-se montar diversas repetidoras digitais na mesma frequência para aumentar a área de cobertura, semelhante ao sistema de TV digital brasileiro”, completa Zandomenego.


Fonte:






Nenhum comentário:

Postar um comentário