quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Rádios piratas voltam a funcionar em Caxias do Sul


Duas das quatro emissoras clandestinas de rádio fechadas pela Polícia Federal (PF) recentemente voltaram a funcionar. Conhecidas como rádios piratas, a Fátima FM foi fechada em 24 de agosto e a União FM, em 15 de outubro. No último sábado, no entanto, ambas transmitiam a programação normalmente.

As duas emitiam conteúdo musical e jornalístico, além da previsão do tempo e comerciais, mas não são licenciadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A Rádio Fátima, no bairro de mesmo nome, transmitia músicas românticas, entre elas, as de Roberto Carlos e Ronnie Von, dava a previsão do tempo e atendia aos pedidos dos ouvintes. Divulgava, inclusive, um telefone para a participação. Havia, também, publicidade. A Rádio União, no bairro Pioneiro, tinha programação semelhante e ainda mais anúncios do que a Fátima.

Nas operações da PF, duas pessoas foram detidas e liberadas mediante o pagamento de fiança. Elas foram autuadas por desenvolver clandestinamente atividades de comunicação. A pena para esse crime é de dois a quatro anos de reclusão e multa de R$ 10 mil.

A dupla foi enquadrada também por violação de lacre ou selo público. O segundo delito ocorreu porque as rádios haviam sido fechadas pela Anatel nos últimos meses. Nesse caso, a pena é de um mês a um ano de prisão ou multa. Os materiais usados no funcionamento das rádios, como mesas de som, transmissores e gerador de estéreo, foram apreendidos.

Mas, segundo o delegado regional da PF, Noerci da Silva Melo, o custo desses equipamentos é baixo, o que facilita o reinício dos trabalhos. A PF já tinha conhecimento da volta do funcionamento da Rádio União e irá investigar a Rádio Fátima. As emissoras, quando fechadas da última vez, funcionavam havia pelo menos cinco meses. 

— Essas rádios vendem anúncios e voltam rapidamente a funcionar. Agora, os responsáveis poderão ser presos de novo e não terão a possibilidade de pagar fiança — explica Noerci.

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário