quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Carta aberta ao Presidente da LABRE Central

Prezado Sr. Presidente da LABRE,


No plano de expansão do Ministério das Comunicações  da Banda Larga no Brasil, publicado através do documento entitulado "O Brasil em Alta Velocidade" o serviço de Internet pela rede elétrica é mencionado como uma das soluções. Neste documento, é citado que o Serviço de Radioamador poderá ser operado em caráter secundário. Caso este fato se concretize, não é necessário comentar, o enorme prejuízo que nós Radioamadores iremos sofrer.

O trecho em questão está na página 85:

(...)
No Brasil, a tecnologia PLC deve ser considerada devido à grande capilaridade das redes de distribuição de energia elétrica no país e à recente regulamentação de seu uso. Em abril de 2009 a ANATEL publicou a Resolução 527 que aprova o Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofrequências por Sistemas de Banda Larga por meio de Redes de Energia Elétrica (BPL). O documento estabelece os critérios e parâmetros técnicos que permitem a utilização dessa tecnologia na radiofrequência entre 1.705 kHz e 50 MHz, por  meio do uso compartilhado do espectro eletromagnético com os serviços de Radioamador e o de Radiodifusão de Sons e Imagens, que poderão operar nessas faixas em caráter secundário.
(...)


Sr. Presidente, eu vejo uma grande ameaça para a nossa atividade se aproximando. Contudo, eu não estou vendo ações da LABRE. Consultando a página da entidade, não há menção a nenhuma providência sendo tomada em relação ao assunto PLC, nos moldes de como a ARRL tomou nos Estados Unidos da América. Eu peço encarecidamente de que a LABRE tome providências e que informe o que está sendo feito aos seus associados. Respeitosamente, eu acredito que é um direito de todos os associados saber das atividades da entidade que mantemos e também acredito que seja dever da LABRE defender os direitos da categoria a qual representa.

Grato pela atenção,
André PY3IT
(Filiado a LABRE)




Documento anexado: 

Um comentário:

  1. Se depender da LABRE a não implantação desse sistema "furado" do PLC, pode esperar sentado que de pé vai cansar.
    O sistema não vai vingar pelas próprias incoveniências dessa modalidade. A energia no País é de baixíssima qualidade.
    73
    Luiz Chaine Neto
    LIMEIRA SP
    PX2J0044
    e-mail luizchaine@yahoo.com.br

    ResponderExcluir