sexta-feira, 20 de março de 2009

Piratas utilizando os satelites "bolinha"

Segue mais videos de piratas utilizando os satélites militares norte-americanos da rede UHF SATCOM, apelidados de satélites "bolinha".

Lembrando que a utilização destes satélites fere a Lei Geral das Telecomunicações e acarreta multa de R$10mil e prisão de 2 a 4 anos.

Se você, colega Radioamador, utiliza os satélites "bolinha", pare agora de fazer isso! Isso mancha a Classe Radioamadorística brasileira e tenha certeza que o Ministério da Defesa dos Estados Unidos está sempre atento.










quinta-feira, 19 de março de 2009

Podcast QTC Brasileiro - Edição 66 - "Operação Satélite"

Nesta edição: na Coluna do Daniel entrevista com Adiney PY2ADN, Adinei nos fala sobre a "OPERAÇÃO SATÉLITE" deflagrada pela Policia Federal e ANATEL para combater o uso ilegal do SATÉLITE MILITAR AMERICANO "BOLINHA".

Coluna sobre DXISMO, do radioamador Ulysses Galletti PY2UAJ, abordando assuntos referentes a RADIO ESCUTA E DXISMO Brasileiro e Internacional. Na Coluna de Noticias, diversas noticias de interesse dos Radioamadores, Operadores da Faixa do Cidadão, Dexistas, Radioescutas ou simpatizantes. Participantes: Daniel PU6ESE, Ulysses PY2UAJ e Adinei PY2ADN.






quarta-feira, 18 de março de 2009

Polícia Federal caça os usuários clandestinos dos satélites "bolinha"

Em todo o território nacional, a Polícia Federal brasileira está indo a procura dos usuários clandestinos dos satélites militares dos Estados Unidos da América.


A investigação para poder identificar os usuários clandestinos dos satélites FLEETSAT-8 e UFO contou com a ajuda da ANATEL e do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.


Todos os usuários identificados dos satélites norte-americanos serão acusados pelo crime previsto na Lei Geral das Telecomunicações e estarão sujeitos às penas que variam de dois a quatro anos de prisão, além de multa de R$10000,00 .


A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais (10), Mato Grosso (1), Goiás (03), Tocantins (03), Mato Grosso do Sul (02) e Santa Catarina (01). Todos os equipamentos apreendidos foram destinados a sede da ANATEL em Brasília para análise.


Leia o post anterior sobre piratas brasileiros que utilizam os satélites "bolinha" e assista um video clicando aqui.

Fontes:
Diário Catarinense (18/03/2009)
Circuito Mato Grosso , acessado em 18/03/2009

sábado, 14 de março de 2009

sexta-feira, 13 de março de 2009

Firmado Termo de Cooperação entre LABRE e ANATEL


Foi firmado o Termo de Cooperação nº002, assinado entre a LABRE e a ANATEL a que autoriza a LABRE em conjunto com a Anatel a aplicação e avaliação dos testes de capacidade operacional e técnica de acesso/promoção ao Serviço de Radioamador além de outros procedimentos.



A vigência desse termo de cooperação é de 12(doze) meses a partir da data da publicação de seu extrato no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos, limitado a 60 (sessenta) meses.

Leia o Termo de Cooperação completo aqui (formato PDF).


Fonte:
Site da LABRE-RS (Acessado em 13/03/2009)

terça-feira, 10 de março de 2009

Podcast QTC Brasileiro Edição 65

EDIÇÃO ESPECIAL DEBATE LANDELL DE MOURA

Nesta edição: na Coluna do Daniel DEBATE "A INJUSTIÇA COMETIDA COM O PADRE LANDELL DE MOURA" com Alda PP5ASN (Radioamadora e pesquisadora da vida e obra do Padre Landell de Moura), Hamilton Almeida (jornalista, pesquisador e escritor de várias obras sobre a vida e obra do Padre Landell de Moura) e Luiz Netto (pesquisador da vida e obra do Padre Landell de Moura e professor de matemática e especialista em Eletrônica Industrial).

Participantes: Daniel PU6ESE, Alda PP5ASN e Luiz Netto.





segunda-feira, 9 de março de 2009

IV ENCOSUL DX

Programação do IV ENCOSUL DX, que será realizado nos dias 27 e 28 de Junho em Porto Alegre. Desta vez o evento será organizado pelo Rádio Clube da SOGIPA.

Maiores informações pelo e-mail lise@sogipa.com.



TEMA

PALESTRANTE

TEMA

Técnicas para DX com 100W e dipolos

PY3SB


Como o radioamador pode tirar o melhor proveito de sua estação tendo uma configuração simples. Serão apresentadas técnicas para melhorar o desempenho na recepção e táticas para furar os pile-ups

DX em bandas baixas 160, 80 e 40m

PY3PR

PY3CEJ

Quais as melhores antenas para fazer DX nestas bandas, para quem mora em lotes urbanos; desempenho de cada modelo e como aumentar seus “ouvidos” com antenas de recepção.

Técnicas para ficar acordado 48h

PY3IOD

Algumas Técnicas serão abordadas por este médico para se ficar o maior tempo possível acordado como exercícios pré e durante o conteste, alimentação e ingestão de líquidos.

Ondas Eletromagnéticas e o Fenômeno da Propagação

PY3OPP

Este físico nos trará seus conhecimentos profissionais para esclarecer didaticamente como se dão as ondas eletromagnéticas e uma interação com as camadas da ionosfera, melhores horários para DX em função da propagação, bandas, etc.

Característica técnicas dostransceptores – A evolução tecnológica dos transceptores nos últimos 40 anos


PY3FF

Uma análise da evolução tecnológica dos transceptores desde a década de 70 até hoje, é o que será abordado por este físico. Parâmetros como intermodulação, faixa dinâmica, roofing filters, ruído de fase serão usados para classificar o funcionamento de diversos transceptores, principalmente em condições adversas como contestes e pile-ups.

WRTC 2006 em Florianópolis, SC, BRASIL

PP5JR

Este conhecido DXman e inúmeras vezes campeão mundial nos apresentará, com sua peculiar maestria, o que foi e qual a dimensão deste grande evento internacional realizado no Brasil.

A estação ZX5J


PP5JR

Será apresentada em detalhes uma das grandes estações brasileiras de contestes, localizada em SC e que figura entre as principais no mundo.

DX e Contestes em Modos DIGITAIS

NÃO

CONFIRMADO

Uma visão geral sobre os melhores programas gratuitos para se praticar modos digitais, sua interligação com o transceptor, interfaces e dicas para a operação em contestes.

Softwares para contestes e DX

PY3OL

Serão analisados os softwares mais populares e gratuitos para o DX e Contestes tais como: N1MM, CT, Logger32, Skimmer e Ham Radio Deluxe.

QSL – Digital – LoTW, QSL e Global QSL.

PY3KN

Esta palestra visa demonstrar a facilidade e a agilidade das confirmações eletrônicas, principalmente para os caçadores de diplomas, além do revolucionário Global QSL.

Como se preparar para um conteste física e tecnicamente



PY3PA


Exercícios físicos, verificação do sistema irradiante e um check list pré-conteste é o que será abordado por este contesteiro.

A estação ZW5B

NÃO

CONFIRMADO

A estação ZW5B .

Será apresentada em detalhes uma das grandes estações brasileiras de contestes, localizada no PR e que figura entre as principais no mundo.

Principais características dos grandes contestes internacionais (CQWW, WPX, WAE)

NÃO

CONFIRMADO

Neste espaço pretende-se analisar em detalhes as diferenças dos regulamentos dos principais contestes internacionais e dicas para a escolha da melhor categoria, em função da realidade técnica e operacional de cada um.

Como iniciar em contestes e Diplomas WAZ, DXCC, WAC, etc.

PP5WG


Dicas valiosas para se iniciar no maravilhoso mundo dos contestes e uma abordagem no programa dos principais diplomas internacionais.

Fasamento de Antenas

PY3IO

PY3UA


Teoria e prática serão demonstradas, por estes dois engenheiros e contesteiros, de qual a melhor técnica para se faça antenas para qualquer banda.

Como preparar uma DXpedition

NÃO

CONFIRMADO

O que é preciso para se preparar para uma DXpedition? Serão abordados aspectos físicos, médicos, técnicos, relação de material necessário, logística e infraestrutura. Uma análise sobre quais os equipamentos, antenas, alimentação, geradores, etc mais propícios para este tipo de operação.

Técnicas de Operação em

Contestes

PY3MM


Uma abordagem sobre as diversas categorias e modos nos principais contestes. O que é operação Split; Como rodar um conteste com duas estações (MS); Técnicas para se operar com dois rádios simultaneamente (SO2R); Características da operação assistida e não-assistida; As vantagens da utilização do CW Smimmer; Características, vantagens e desvantagens de se operar SO e MM; etc.



Fonte:
Edição 53 do QTC da LABRE-RS.

Mais espaço nos 40m a partir de 29 de Março de 2009


A partir da data de 29 de Março de 2009, o espaço de freqüências entre 7100 e 7200 KHz deixará de ser ocupado pelas rádios comerciais. Entretanto, elas continuarão transmitindo entre 7200 e 7300 KHz, final da banda dos 40m.

É uma boa notícia. Com isso, a faixa dos 40m irá praticamente dobrar de tamanho.

Fonte: http://www.eham.net/articles/19844 (Acessado em 29.09.2008)

sexta-feira, 6 de março de 2009

Podcast QTC Brasileiro - Edição 64

Nesta edição: na Coluna do Daniel entrevista com Sales PY1IBM, Presidente da LABRE do Rio de Janeiro. Coluna de Alda PP5ASN, Alda nos fala da importância da leitura para os Radioamadores. Coluna sobre DXISMO, do radioamador Ulysses Galletti PY2UAJ, abordando assuntos referentes a RADIO ESCUTA E DXISMO Brasileiro e Internacional. Participantes: Daniel PU6ESE, Sales PY1IBM, Alda PP5ASN e Ulysses Galetti PY2UAJ.

Escute o programa:

Sede Social do PXPY Clube de Caxias do Sul foi invadida e furtada

A invasão com furto da Sede do PXPY Clube de Caxias do Sul foi constatada em 13 de Janeiro de 2009.

Dentre os equipamentos furtados estavam um computador que era usado para registrar os logs de concursos, um transceptor Delta 550 e um transceptor VHF Yaesu FT-227.

Segue algumas fotos tiradas por PU3MBC Marcelo:






Fonte:
Site do PXPY Clube de Caxias do Sul

quarta-feira, 4 de março de 2009

Blog de endereço novo

Olá!

Retornam as atividades do Blog, agora de endereço novo! O Blog estará em testes e poderá ir sofrendo mudanças.

Por favor, atualize seus bookmarks para:

http://py3it.blogspot.com


Seja bem vindo!

Py3IT André