terça-feira, 30 de junho de 2009

IV Encosul DX - Fotos

O IV Encosul DX aconteceu nos dias 27 e 28 de Junho de 2009 na sede da SOGIPA de Porto Alegre e contou com a presença de Radioamadores do Rio Grande do Sul e de outros estados do Brasil.

Os palestrantes do IV Encosul trataram sobre técnicas de contatos de DX e contests.

Segue algumas fotos dos participantes, das palestras e da sede do Clube SOGIPA:










quinta-feira, 25 de junho de 2009

Interferência do PLC no Brasil em 21 de Junho de 2009


Segue um video gravado em 21 de Junho de 2009, pelo colega Radioamador PY1WW William de São João de Meriti (RJ), mostrando a interferência do PLC no Brasil.


O equipamento que PY1WW William utiliza é um rádio ICOM IC-718 com filtros DSP e CW. A antena ligada a este rádio é uma Yagi de 4 elementos para 10, 15, 20, e 40 metros.

Como ainda não existem empresas no Brasil prestando conexão comercial a Internet via PLC, suspeita-se que esta interferência seja gerada por dispositivos PLC utilizados para se montar uma rede local doméstica.

Vale ressaltar que estes dispositivos não são regulamentados no Brasil, portanto, a utilização é ilegal em território brasileiro.

Se você souber de alguém que usa estes dispositivos denuncie para a ANATEL.

Vamos manter as comunicações em HF livres da interferência prejudicial do PLC!



Interferência PLC?




Fonte:
Grupo ContraPLC
Video Original


quinta-feira, 18 de junho de 2009

NET Virtua pune seus assinantes


SKAVURZKA!
NET Virtua pune seus assinantes!


Há mais um menos um ano atrás, eu troquei de provedor de serviço de Internet. O meu antigo provedor de ADSL vivia sem sinal e ainda por cima este provedor praticava traffic shaping comprovadamente. O traffic shaping é proibido por lei.

Na escolha por um serviço de acesso a internet, acabei contratando o serviço NET COMBO que inclui TV por assinatura, telefone e acesso a Internet.

A velocidade de acesso a Internet contratada foi de 2 Mbits/s, o que dá na prática uma taxa de transferência máxima de dados de 200 kbytes/s.

O serviço de acesso da NET Virtua tem uma cláusula chamada de quota de transferência mensal de dados. No plano que eu contratei esta quota é de de 20 Gbytes (uploads e downloads somados). Ao se ultrapassar a quota mensal a velocidade de acesso cai para a velocidade de 200 kbits/s. Com isso, a velocidade de transferência de dados cai para 20 kbytes/s. No primeiro dia do mês seguinte, a velocidade de transferência volta para a taxa de transferência de dados contratada.

Contudo, façamos um cálculo simples: se mantivermos a velocidade máxima de transferência de dados (200kbytes/s) por 27h e 47min esgota-se a quota mensal de 20Gbytes! Ou seja: em pouco mais de um 1 dia, esgotaria-se toda a quota mensal de transferência!

A sensação que eu tenho é de ter voltado 10 anos no tempo! Época em que eu tinha que controlar o meu tempo conectado ao provedor discado de internet para não ter que pagar no final do mês valores exorbitantes na conta telefônica!

Além disso, eu sinto-me punido pela NET Virtua por utilizar o serviço que eu estou pagando!


Outro fato que ainda carece ser melhor analisado é se a NET Virtua está praticando o traffic shaping. Eu ainda não cheguei a uma concusão definitiva. Outros usuários do serviço NET Virtua estão reclamando desta prática pela operadora. Veja uma reclamação aqui e outra no site da abusar.org.

Algumas pessoas irão me perguntar se eu não li o contrato antes de assiná-lo. Li sim, mas eu só me dei conta deste fato durante a utilização. Felizmente, o meu contrato terminará em 3 meses e assim poderei escolher um novo provedor de acesso a Internet sem ter que pagar a multa recisória.

Em 3 meses, adeus NET Virtua!



Conclusões:

(1) Informe-se sobre os provedores de acesso a Internet. Um site ótimo para isso é o da Associação Brasileira de Usuários de Acesso Rápido a Internet: www.abusar.org

(2) Informe-se sobre o que é e quais são os provedores que praticam traffic shaping.

(3) Eu recomendo NÃO contratar serviço o NET Virtua. Pois a prática de quotas significa punição ao seus usuários.




quarta-feira, 10 de junho de 2009

Podcast QTC Brasileiro - Edição 69

Nesta edição:

Entrevista com João Roberto PY2JF, que fala sobre o Projeto CRAM TV idealizado pelo mesmo em parceria com a CRAM (Clube de Radioamadores de Americana). João Roberto PY2JF é o criador do Podcast Papotech e Radioamador há mais de 30 anos.

Clique para ouvir:





Fonte:
Podcast QTC Brasileiro

Teste do sistema D-STAR

A seguir um video de PY2JF demonstrando o modo D-STAR:





Fonte:
Canal de PY2JF (Youtube)

terça-feira, 9 de junho de 2009

Radioamadorismo - ARRL Today



ARRL Today é um vídeo produzido pela Associação Americana de Radioamadores, narrado pelo famoso ex-ancora da TV CBS, Walter Cronkite, que também é radioamador, e mostra as inúmeras contribuições feitas pelos radioamadores através do país.


Fonte:
Youtube
Youtube (versão sem legendas)





sexta-feira, 5 de junho de 2009

PLC na Wikipedia (versão no idioma Português)



Encontrado na Wikipedia:

Desvantagens do uso da PLC

Uma das grandes desvantagens do uso da PLC (ou BPL), é que qualquer "ponto de energia" pode se tornar um ponto de interferência, ou seja, todos os outros equipamentos que utilizam radiofreqüência, como receptores de rádio, telefones sem fio, alguns tipos de interfone e, dependendo da situação, até televisores, podem sofrer interferência. A tecnologia usa a faixa de freqüências de 1,7MHz a 50MHz, com espalhamento de harmônicos (sujeira/ruídos) até freqüências mais altas.

Outra desvantagem é o facto de ser half-duplex sem esquecer que é um sistema de banda partilhada. Estas duas características fazem com que o débito seja reduzido em comparação com outras tecnologias. Em alguns países, existem movimentos e ações judiciais contra a sua instalação.


Interferências PLC

O PLC é uma tecnologia interferente aos serviços e usuários de rádio comunicação. Parte da banda de rádio de ondas médias - 1,7 a 3 MHz - todas as altas freqüências HF - 3 a 30 MHz - e o VHF baixo - 30 a 50 MHz - ficam prejudicados com aumento do nível de ruído, inutilizando várias faixas de rádio. Entre os setores e serviços as serem interferidos estão as forças armadas, as comunicações aéreas e navais em HF, radioamadores, radiodifusão pública, ionossondas e pesquisas de radioastronomia em HF.

Estudos recentes debatidos em fóruns da ABERT (As
sociação Brasileira de Rádio e Televisão) demonstraram interferências nos canais abertos de televisão em VHF e rádio AM. Os radiodifusores reivindicam proteção contra o PLC, inclusive na manutenção das faixas internacionais de ondas tropicais e ondas curtas, de relevância social para difusão direta e gratuita de informações cobrindo todo o país, sem a necessidade de repetidoras, redes, links terrestres ou espaciais (satélites).

Equipamentos domésticos também podem causar interferências na rede PLC, como motores de escova, dimmers de luz, secadores de cabelos, aspiradores, furadeiras elétricas, chuveiros elétricos, etc. A conexão PLC é prejudicada em redes domésticas que disporem de equipamentos bloqueadores de freqüência (filtros de linha), equipamentos isoladores (estabilizadores) ou que sejam alimentados por fontes chaveadas (no-breaks).

"Não entendi sua última transmissão"



Leia o verbete completo na Wikipedia (em Português)





Video mostrando o sistema D-STAR (voz digital)

O sistema D-STAR é um sistema de comunicação de dados e de voz digital desenvolvido pela ICOM a partir de estudos da JARL (Japan Amateur Radio League,日本アマチュア無線連盟). Apesar de existirem outros sistemas de comunicação digital desenvolvidos para o uso no serviço de radioamador, o D-STAR é o único sistema em que uma grande empresa de produtos para telecomunicações adota como padrão.

Uma das reclamações que muitos Radioamdores possuem com o sistema D-STAR é que não se trata de um sistema aberto, ou seja, para poder usufruir de seus benefícios, o praticante de Radioamadorismo deve comprar produtos da ICOM.

Uma rápida consulta nos preços dos equipamentos compatíveis com o sistama D-STAR site da Radiohaus mostra que os preços destes aparelhos não são os mais acessíveis.


A seguir segue um video com um QSO entre os Radioamadores CT4RK e CT1FZC, distantes 100km um do outro, utilizando potência de 5W:







Fontes:
D-STAR (ICOM Corporation)
D-STAR (Wikipedia)
ICOM

Podcast QTC Brasileiro - Edição 68

Nesta edição: na Coluna do Daniel PU6ZAA, entrevista com Sergio. Na Coluna do Danilo PU4DNP, entrevista com José Miguel Romero, Dexista da Espanha. Na Coluna de Ulysses PY2UAJ, entrevista com Enrique Wembagher, Dexista da Argentina. Na Coluna de Noticias, novidades e comentários.


Clique para ouvir:




Fonte:
Podcast QTC Brasileiro

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sistema de comunicação militar muda após vazamento de informações


Comunicação de rádio nas buscas por Airbus será via canais fechados.
Militares pretendem evitar que Radioamadores captem mensagens.

Carla Amorim Lyra Do G1, em Fernando de Noronha


As Forças Armadas decidiram, nesta quarta-feira (3), modificar as estratégias de comunicação em Fernando de Noronha (PE). A operação foi feita depois que jornalistas tiveram acesso a partes do diálogo entre tripulantes de um avião Hércules C-130 da Força Área Brasileira (FAB) com a torre, captados por Radioamador.

A notícia com partes da conversa teve repercussão na imprensa nacional e internacional. Segundo autoridades das Forças Armadas, a medida foi tomada para evitar desvios durante o trabalho de resgate dos destroços do avião da Air France.

A partir desta Quarta-Feira a comunicação entre os envolvidos na operação de resgate será feita via satélite e em canais fechados de frequência sonora. Desde o fim da tarde de terça-feira (2) a freqüência sonora do radioamador foi modificada para evitar novos vazamentos de informação.


Fonte:

Globo.com

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Mensagem de PY0FF André Sampaio


O colega Radioamador PY0FF André Sampaio escreveu uma mensagem sobre os recentes acontecimentos. Leia abaixo:


Shack de PY0FF André Sampaio




Caros amigos,

Não tem sido fácil essas últimas 24 horas para mim.

Desde ontem eu tenho sido procurado insistentemente pela imprensa em geral sobre a operação de busca do Airbus.

Na esperança de mostrar ao Brasil o verdadeiro papel do radioamador, aceitei entrar ao vivo em diversos programas, gravei matérias que já foram veiculadas e hoje pela manhã, creio ter cometido um erro ao divulgar em primeira mão quase ao vivo, a descoberta dos primeiros destroços do acidente.

As consequências foram devastadoras. Meu shack foi literalmente invadido por equipes de todas as redes de televisão que se encontram em Noronha. Tive a péssima sensação de ter causado embaraços para a Aeronáutica por ter informado em primeira mão a localização das primeiras evidências.

No momento estou isolado no shack e sem atender mais a nenhum jornalista. Apesar dos efeitos, tenho a consciência de que fiz o melhor que pude em prol do Radioamadorismo Brasileiro.

73,

PY0FF André






Fonte:
Lista Radioescutas

Radioamador dá a notícia do encontro dos destroços em primeira mão

PY0FF André Sampaio falou para jornalistas de todo o País - que divulgaram a notícia para o mundo

PY0FF André Sampaio deu nesta terça-feira (02/06/2009), em primeira mão e ao vivo, a notícia da localização do que seriam os primeiros destroços do AF 447. A FAB depois oficializou a informação. PY0FF André Sampaio, radioamador premiado e considerado pessoa decisiva para a Ilha de Fernando de Noronha por sua participação em salvamentos de pessoas em mais de 20 desastres aéreos e marítimos nos últimos 20 anos, agiu como de costume. A diferença, segundo ele, é que, em vez de dar entrevista para a TV Golfinho (local), falou para jornalistas de todo o País - que divulgaram a notícia para o mundo.


PY0FF - André Sampaio (Foto: QRZ.COM)

Ainda um tanto assustado com a repercussão do vazamento de uma notícia que os militares não pretendiam divulgar naquele momento - por volta das 7h30, hora de Brasília (8h30 em Noronha) -, PY0FF André Sampaio não quis mais falar com a imprensa. A Aeronáutica, que já lhe deu a mais alta condecoração que um civil pode receber, a Medalha Santos Dumont, em 2004, teria lhe pedido para silenciar. Em entrevista à reportagem, ele não confirmou a reprimenda. O fato é que, depois de ter divulgado a conversa captada entre as tripulações de dois Hércules C-130 que faziam buscas, juntamente com um avião Casa, não teve acesso a nenhuma outra comunicação. Na conversa, tripulantes disseram ter visto pequenos destroços, mancha de querosene e um objeto que poderia ser uma poltrona, 153 km a noroeste do arquipélago de São Pedro e São Paulo, numa distância de cerca de 800 km do Arquipélago de Fernando de Noronha.

Duas vezes campeão mundial de Radioamadorismo, também detentor da medalha do Mérito Tamandaré, da Marinha, concedida em 2003, e do título Amigo da Marinha, de 1988, PY0FF André Sampaio, 59 anos, alagoano criado em Pernambuco, é radioamador há 30 - 20 deles em Noronha. Ele espera que o episódio sirva para o governo brasileiro dar mais valor ao radioamadorismo:


"Nos Estados Unidos há um programa de incentivo ao radioamadorismo e quase todo astronauta se torna radioamador; no Japão, há 1 milhão de radioamadores, enquanto no Brasil o radioamador é considerado cidadão de segunda classe", disse, ao lembrar que existem no País 30 mil radioamadores, "todos velhos".

Entre os vários eventos de resgate dos quais participou, Sampaio cita o dos náufragos do navio de carga Iracema, que passaram sete dias em um bote de borracha e de um veleiro que perdeu velas e motor, mas foi localizado a tempo de salvar os passageiros. Com uma estação muito bem equipada, ele dá apoio à Marinha ou Aeronáutica, informando a posição de barcos e aviões envolvidos em acidentes - quando todas as outras formas de comunicação falham - e repassando para os órgãos de busca, como voluntário.


Fonte:
Site
Bem Paraná

terça-feira, 2 de junho de 2009

Radioamador de Fernando de Noronha auxilia nas buscas pelo voo AF 447


PY0FF André Sampaio recebeu ligação da Marinha solicitando a utilização de seus equipamentos

PY0FF - André Sampaio


Servir de apoio à Marinha e à Aeronáutica em operações de resgate é rotina para PY0FF André Sampaio.

Aos 59 anos, dono de pousada e restaurante em Fernando de Noronha, possui equipamentos de transmissão de radioamador. Ele auxilia desde as 8h de ontem nas buscas pelo avião da Air France que desapareceu no Oceano Atlântico.

PY0FF André Sampaio soube do desaparecimento da aeronave às 8h de ontem, quando recebeu ligação da Marinha solicitando utilização de seus equipamentos. Espécie de trabalhador autônomo das Forças Armadas em resgates em alto mar, o proprietário da Pousada da Morena e do restaurante Morena Cozinha Contemporânea, em Fernando de Noronha, sabia que os afazeres diários ficariam em segundo plano. A seguir, trechos da entrevista:

Zero Hora – Como ocorreu o seu envolvimento?

PY0FF André Sampaio – Faço radioamador há 30 anos, 22 anos aqui em Fernando de Noronha. Participo no apoio de todos estes desastres. Não é hobby, é para servir ao próximo. Tenho as medalhas Almirante Tamandaré, da Marinha, e Mérito Santos Dumont, da Aeronáutica. Lembra daquele veleiro da África do Sul que naufragou no meio do Atlântico (veleiro Dalkiri, naufragou devido à tempestade a aproximadamente 2 mil quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em maio)? Quem estava por trás desta busca era eu.

ZH – Qual o seu equipamento?

PY0FF André Sampaio – Tenho todo o tipo de comunicação. Ondas curtas (HF), VHF, UHF e via satélite. Em uma sala de mais ou menos 20 metros quadrados de casa tenho computadores, rádios, amplificadores de potência. Na rua, são três torres com antenas, uma de 18 metros e duas de 24 metros.

ZH – E o que o senhor fez?

PY0FF André Sampaio – Pela manhã enviei comunicado aos barcos de pesca próximos à região. Relatei o evento e pedi atenção a qualquer destroço no oceano. Em seguida, entrei em contato com o Salvaero, de Recife, responsável pelas buscas, e pedi as frequências dos aviões de busca. Quando aeronaves e controles de terra estão falando bem, fico só na escuta. Auxilio na comunicação quando eles perdem o contato.

ZH – Foi o caso de hoje (ontem)?

PY0FF André Sampaio – Sim. Entrei em contato com o avião da marinha francesa que deixou Cabo Verde para sobrevoar a área do desaparecimento e retornou à noite para Dacar, no Senegal. Também mantive contato com três aviões brasileiros: um da Bahia, e as duas aeronaves que se deslocavam do Mato Grosso e de Natal.


Fontes:
Site ClicRBS
QRZ.COM