segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Finalmente, uma mancha solar!

Uma pequeníssima mancha solar finalmente apareceu! Se ela for computada, ela marcará o fim de um ciclo de 51 dias sem manchas solares.

Concurso Verde e Amarelo CVA 2009


No último final de semana aconteceu o Concurso Verde e Amarelo 2009. Eu participei do CVA 2009 e fiz modestos 74 contatos em 40m. Participar do concurso foi muito interessante. Tive a oportunidade de trabalhar dois estados do Brasil que eu ainda não tinha tido contato em 40m: Acre (PT8) e Bahia (PY6).

Um fato que eu achei curioso é que apesar do espaço em fonia SSB nos 40m ir de 7040kHz até 7200kHz, todos os participantes estavam se "espremendo" entre 7070 e 7070kHz. Ficar fora desta faixa era praticamente certo de não efetuar QSOs.

Parabéns ao Clube de Radioamadores da Escola de Comunicações (CRAEC).

Anatel decide sobre alteração do regulamento do serviço de Radioamador

Acontece na quinta-feira, 3/9/2009, às 9 horas, a 535ª Reunião do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tendo em pauta, entre outros assuntos, uma consulta pública sobre proposta de alteração do Regulamento do Serviço de Radioamador e consulta apresentada pela empresa PanAmSat Licensee Corporation/PanAmSat, sobre interpretação da legislação de telecomunicações.

A pauta para a reunião está aqui (formato PDF). Procure no item 3.9, abaixo do nome do Conselheiro Antonio Domingos Teixeira Bedran.

Atualização: Segundo está correndo no meio Radioamadorístico, a Consulta Pública é para dar mais prazo aos Radioamadores Classe "D" para migrarem para a Classe "C".


quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Tutorial sobre o PLC: PLC/BPL: Uma Tecnologia Poluidora

O Dr. Flávio Archângelo, especialista em Ciências da Comunicação, escreveu um excelente tutorial sobre a tecnologia PLC. Neste tutorial o Dr. Archângelo demonstra o poder destrutivo do PLC. O tutorial é escrito em linguagem acessível e é muito bem ilustrado. É um excelente material para tirar dúvidas quanto a tecnologia PLC e também para esclarecer porque não podemos permitir a implementação do PLC em solo brasileiro.


PLC/BPL: Uma Tecnologia Poluidora
1.
Capa
2.
Introdução
3.
Filtros
4.
Comunicações Emergenciais
5.
Interferências I
6.
Interferências II
7.
Consumidor e Democratização
8.
Inclusão Digital e Visão Jurídica
9.
Considerações Finais
10.
Teste seu entedimento




Fonte: Site Teleco

BBC mostra que não existem filtros eficientes para o PLC/BPL



Três artigos técnicos publicados pelo Setor de Pesquisa e Desenvolvimento da British Broadcast Corporation (BBC) demonstram a ineficiência dos filtros existentes para o PLC/BPL.

Os artigos estão em inglês e possuem alto teor técnico. São assinados pelo pesquisador da BBC J.H. Stott e demonstram claramente porque não devemos aceitar o PLC/BPL no Brasil.


The effects of power-line telecommunications on broadcast reception
(Os efeitos do PLC na recepção de rádio)

PLC and broadcasting - can they co-exist?
(PLC e Serviços de Rádio - Podem eles co-existir?)

Co-existence of PLC and Radio Services — A Possibility?
(Co-existência do PLC com os Serviços de Rádio - Uma possibilidade?)


Carta ao site Olhar Digital

Em reposta ao artigo Internet pela rede elétrica vira realidade, publicado pelo site Olhar Digital em Dezembro de 2008, eu enviei um e-mail para a redação do site:



Caxias do Sul, 19/08/2009

Prezado Pessoal do Olhar Digital,

Na matéria publicada no site de vocês "Internet pela rede elétrica vira realidade" de 14/12/2008, vocês infelizmente fizeram um desserviço para a população brasileira. A tecnologia de transmissão de dados irá interferir de forma prejudicial nas comunicações por rádio.

A tecnologia de transmissão de dados pela rede elétrica, chamda de PLC e BPL, é uma tecnologia que polui o espectro eletromagnético. Nas regiões aonde o PLC estiver instalado, serão ouvido ruídos em diversos serviços que utilizam comunicação por ondas de rádio. Serviços como radiocomunicações de emergência e segurança sofrerão interferência do PLC a tal ponto que serão inúteis. Os serviços mais prejudicados serão comunicações policiais, comunicações aeronáuticas e principalmente as comunicações da Defesa Civil. Há relatos de no Canadá, o PLC estar interferindo até nos canais de televisão, conforme foi destacado pela Engenheira Ana Eliza no últmo congresso da ABERT:
http://sbtvd.cpqd.com.br/?obj=noticia&mtd=detalhe&q=14636


O doutor em comunicação Dr. Flávio Archângelo destaca em seu artigo o grande problema de interferência e aumento do noise floor nas comunicações. O artigo foi escrito na forma de um tutorial. A leitura deste artigo é obrigatória para poder entender os malefícios desta tecnologia. O tutorial está disponível em:
http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialplcbpl/


A implantação do PLC em solo brasileiro se deve a grande pressão de empresas multinacionais que tiveram seus produtos sem a possibilidade de venda em países como os Estados Unidos e o Japão. Estas empresas multinacionais querem, a todo custo, reverter o prejuízo que tiveram nos países do primeiro mundo. Há outras alternativas ao PLC como as redes WiMax e mesmo a tecnologia do 3G. Ao publicar uma matéria sem levantar todos os dados relevantes a um sistema e somente evidenciar os fatores "positivos" que os fabricantes alegam, vocês fazem um desserviço a população brasileira. O PLC só irá prejudicar a população brasileira.


Eu peço a gentileza que vocês leiam os artigos publicados pelo departamento da BBC de Londres mostrando que a interferência gerada pelo PLC não é possível de ser filtrada e assim vocês terão uma opinião de uma empresa que é a maior broadcaster em ondas curtas do mundo:

The effects of power-line telecommunications on broadcast reception
PLC and broadcasting - can they co-exist?
Co-existence of PLC and Radio Services — A Possibility?


Outra leitura:
A decisão na Corte de Justiça dos Estados Unidos que barrou a implementação do PLC em solo norte-americano:
http://www.arrl.org/news/stories/2008/04/25/10064/



Grato pela atenção e pela consideração,
André Schwantes

domingo, 16 de agosto de 2009

Previsões para o Ciclo Solar 24

Previsão da NASA (consenso), com o máximo solar acontecendo em 2013:





Previsão de David Hathaway (cientista da NASA), com máximo solar acontecendo no final do ano de 2012:

Sol "branco"


Uma imagem da NASA do campo magnético do Sol. Chama atenção a completa ausência de manchas solares. Já estão fazendo 8 dias que nenhuma mancha solar foi detectada no Sol. O que será que o Sol está reservando para nós nos anos seguintes até 2012, ano previsto para o próximo máximo solar?


sábado, 15 de agosto de 2009

Ciclo Solar 24?

Procurando notícias sobre o novo Ciclo Solar, o de número 24, encontrei a segunte notícia na internet, publicada em Janeiro de 2007, no site Apollo 11:


Cientistas prevêm um dos mais intensos ciclos solares da história


Desde a época de Galileu, os astrônomos contam o número de manchas solares. Dessas observações puderam constatar que a cada 11 anos o nível da atividade solar aumentava e diminuia. Outra observação, feita há pelo menos dois séculos, é que quanto maior era o número de manchas solares, mais erupções eram observadas na superfície do astro-rei e maiores eram as pertubações magnéticas causadas aqui na Terra. Para facilitar os estudos, convencionou-se chamar este período de 11 anos, de ciclo solar.

Quando a rajada de uma erupção solar atinge a Terra, o campo magnético do planeta treme. Quando esse tremor é forte o suficiente, é chamado de tempestade geomagnética. Nos casos extremos causa quedas de energia elétrica e faz com que instrumentos de navegação apontem em direção errada. As auroras boreais e austrais são o lado mais belo das tempestades.

Atualmente estamos deixando o ciclo solar 23 e segundo as últimas previsões solares, o próximo ciclo atingirá seu pico de maior intensidade entre 2010 e 2011 e poderá ser um dos mais intensos desde que os registros começaram a ser feitos, há mais de 400 anos. A informação é do físico David Hathaway, ligado ao Centro Espacial Marshall, da Nasa.

A previsão, apresentada por Hathaway e seu colega Robert Wilson perante a União Geofísica Americana, está baseada em dados históricos das tempestades solares.

Hathaway e Wilson estudaram dados de atividades geomagnética registrados nos últimos 150 anos e segundo os cientistas, os valoresregistrados permitem inferir como será o nível da atividade geomagnética para os próximos 6 a 8 anos. A figura abaixo ilustra a análise.






No gráfico, as curvas em preto são os ciclos solares, a amplitude é o número de manchas solares. As curvas em vermelho são os índices geomagnéticos, especificamente o Índice de Variabilidade Entre-horários, conhecido como IHV. Segundo Hathaway, os índices são derivados de dados registrados por magnetômetros em dois pontos opostos do planeta, um deles na Inglaterra e outro na Austrália, e vêm sendo coletados desde 1868.

A correlação entre o número de manchas solares versus o IHV, sugere o IHV para os próximos 6 anos. "Nós não sabemos como essa matemática de correlação funciona. Ainda é um mistério. Mas que funciona, funciona", diz Hathaway.

De acordo com a análise proposta, o próximo ciclo solar atingirá seu máximo em 2010, com uma quantidade de manchas solares de aproximadamente 160. Isso deverá fazer deste ciclo o mais intenso dos últimos 50 anos, e um dos mais ativos já registrados.

A previsão apresentada por Hathaway e sua equipe concorda com os modelos apresentados por Mausumi Dikpati, do Centro Nacional para Pesquisas Atmosféricas, em Boulder, Colorado, que combinam dados observacionais do Sol e sofisiticados modelos numéricos que estudam o interior do Sol.








Prejuízos

Anualmente as explosões solares são responsáveis por aproximadamente 1 bilhão de dólares em prejuízos e quem mais sofre com essas perdas são as concessionárias de energia elétrica e equipamentos de satélites, que por estarem em órbita ,não recebem a proteção da camadas mais altas da atmosfera, que bloqueiam as partículas solares, principalmente os raios-x.


Explosão Solar

Também chaamada de erupção, flare ou rajada, é uma explosão que acontece quando uma gigantesca quantidade de energia armazenada em campos magnéticos, geralmente acima das manchas solares, é repentinamente liberada.

Os "flares" produzem uma enorme emissão de radiação que se espalha por todo o espectro eletromagnético, e se propaga desde a região das ondas de rádio até a região dos raios X e raios gama. Como conseqüência temos as chamadas Ejeções de Massa Coronal, enormes bolhas de gases ionizados com até 10 bilhões de toneladas, que são lançadas no espaço a velocidades que superam facilmente a marca de um milhão de quilômetros por hora.



Regulamento do Concurso Farroupilha (Final)

Regulamento Concurso Farroupilha 2009

terça-feira, 11 de agosto de 2009

ANEEL regulamenta o PLC/BPL

Na data de hoje, 11 de Agosto de 2009, haverá uma reunião na ANEEL para decidir a regulamentação da tecnologia poluidora PLC/BPL.

Este é o Brasil! O poder econômico das multinacionais saqueando mais um recurso natural do Brasil, no caso o Espectro Eletromagnético. Isso que é pirataria!

Não adiantou argumentar, não adiantou mostrar de forma embasada nos critérios técnicos. O dinheiro estrangeiro teve mais força. Uma vergonha.


Uma pergunta: e a LABRE, o que está fazendo?


sábado, 8 de agosto de 2009

Enviando cartões QSL


Eu comecei a enviar cartões QSL, que eu estava devendo, para os colegas Radioamadores com quem eu fiz contato nas bandas de HF.

Eu peço que além de responder o meu cartão QSL, o colega Radioamador registre o QSO nos serviços eQSL e no LotW.

73 de PY3IT

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

NET Virtua punindo seus usuários! SKAVURZKA!


SKAVURZKA!
NET Virtua pune seus assinantes!



Eu me sinto punido por ser assinante do serviço de internet da NET, o NET Virtua.

Na data de hoje, 06 de Agosto de 2009, já recebi o aviso que passei da quota de transferência e a velocidade da conexão cairá de 20.000kbps para 200kbps. Esta velocidade de 200kbps permanecerá até o fim do mês, quando a quota será zerada.

Por utilizar o serviço que estou pagando, eu estou sendo punido! Por isso, eu NÃO RECOMENDO que ninguém assine o serviço de internet NET Virtua. Eu me sinto lesado!


Em um mês, o meu contrato de fidelidade terminará e irei procurar outro provedor de internet. Estou contando os dias para cancelar o contrato!


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Conteste Brasileiro de PSK31

CDX TEST INDEPENDENCE DAY


07 Setembro 2009 - 00:00 GMT - FIM 23:59 GMT

Confirmação de contatos: ( PREFIXO ) ( DATA ) ( HORAS ) (599) (0001)

Não será valido contatos que utilizarem outros meios eletrônicos, msn, skype etc, sendo o operador desclassificado automaticamente.

Será permitido utilização doDX cluster;
As bandas utilizadas serão: 10m 15m 20m 40m;
Chamadas para concurso CQ CDX TEST.

Classes de operação: LOW POWER - HIGH POWER;
Modo: PSK31;
Categorias: All band - Monoband;

Modos ALL BAND 10 minutos de intervalo.

CONTATOS: Estações Brasil 10 pontos - demais estações mundo 5 PONTOS

Logs postados no link: http://cantareiradx.com/portal/up/


Formato do log CABRILLO padrao DX SERIAL ( 599 0001 )

Envio dos logs até dia 30 de setembro.

Premiações 3 primeiros colocados de cada categoria.

Participantes donwload diploma de participação através do site.


Cantareira DX GROUP
http://www.cantareiradx.com
http://cantareiradx.com/portal/modules/icontent/index.php?page=26

Apostilas sobre Radioamadorismo

Está disponivel na página da ANATEL as apostilas elaboradas pelo colega Antônio Severino da Silveira - PT2ZN, com material para acesso e promoção de classe no Radioamadorismo.


Acesse as apostilas em:
http://tinyurl.com/apostilasradioamador


Podcast QTC Brasileiro - Edição 73

Nesta edição:

Na Coluna do Daniel PU6ZAA entrevista com Aramir PY2TYL, Presidente da LABRE-SP. Na Coluna de Ulysses Galetti PY2UAJ, CONVERSANDO COM OS RÁDIO ESCUTAS, Ulysses nos aproxima informação sobre Rádio escuta e DX. Na Coluna de Noticias, muitas novidades do âmbito nacional e internacional, Daniel PU6ZAA coloca a Boca no Trombone e denuncia irregularidade em repetidora.

Clique para ouvir:





Fonte:
Podcast QTC Brasileiro