segunda-feira, 7 de junho de 2010

PSK Automatic Propagation Reporter (Relatório de Propagação Automática de PSK31)

O PSK Automatic  Propagation Reporter consiste em um sistema de geração automática de relatórios de recepção de sinais de PSK31. O relatório é criado a partir de recepções e contatos feitos em PSK31 por Radioamadores, bastando para isso utilizar um software adequado e ter acesso a Internet. Todas as recepções e contatos em PSK31 são enviados a um servidor e ficam disponíveis na página do serviço: 

http://www.pskreporter.info

O sistema utiliza vários beacons  reversos ao redor do mundo. O Radioamador pode chamar CQ e em seguida pode consultar o mapa criado pelo sistema e ver aonde seu sinal está sendo recebido. O mapa é atualizado quase em tempo real e pode ser acessado no endereço:

Transmissões em PSK31


Alguns dos softwares que podem ser utilizados para registrar as recepções e contatos são o DM780 (parte da suíte de programas Ham Radio Deluxe) e o excelente fldigi 3.1. Ambos softwares  são muito conhecidos e utilizados para gerar e decodificar sinais PSK31 e registrar QSOs. Ao se conectar na rede do sistema PSK Automatic  Propagation Reporter, estes programas atuam também como beacons reversos.

A seguinte imagem mostra os contatos feitos por mim neste último final de semana como foram registrados pelo sistema PSK Automatic  Propagation Reporter.

QSOs em PSK31 de PY3IT (Clique na imagem para ampliá-la)



A próxima imagem  mostra as localizações dos beacons que captaram o sinal da minha estação como informado pelo sistema PSK Automatic  Propagation Reporter.


 Beacons reversos que captaram o sinal de PY3IT neste final de semana (Clique na imagem para ampliá-la)


Nenhum comentário:

Postar um comentário