quarta-feira, 28 de abril de 2010

PLC interferindo em VHF

O colega Radioamador Flávio PY2ZX nos passa a informação que os novos avanços tecnológicos estão fazendo que o sistema de PLC (Internet via rede elétrica) interfira em comunicações em VHF, inclusive em radiodifusão digital DAB.

A seguir um video em inglês, mas o poder destrutivo do PLC pode ser entendido por todos:






Vamos aceitar este lixo tecnológico em nosso país? O Ministro Sérgio Cabral acredita que o PLC deva ser considerado como opção para o nosso país. O ministro não poderia estar mais enganado. Fora PLC!

Veja a matéria com a declaração do Ministro Sérgio Cabral:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u708720.shtml



quarta-feira, 21 de abril de 2010

Alguém em QAP - Jornal Pioneiro 17/04/2010

Matéria publicada no Jornal Pioneiro de Caxias do Sul, RS, em 17 de Abril de 2010


– PY3 Sierra Golfe, alguém em QAP?

É com essa frase que o radioamador Adair Souza Goulart, 59 anos, se identifica a cada vez que sintoniza uma estação no aparelho instalado na sala de casa. E é por meio de códigos como esse que ele conduz as conversas com radioamadores de outras cidades e até de fora do Brasil.

No radioamadorismo, os usuários não se identificam inicialmente pelos seus nomes de batismo, mas pelos códigos obtidos ao registrarem-se junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Goulart, por exemplo, é PY3SG, lido como PY3 Sierra Golfe. Ao perguntar se algum outro usuário está “em QAP”, por exemplo, ele quer saber se há alguém na escuta, disponível para conversas via rádio.

Ao se apresentarem via prefixos, os usuários evitam que pessoas não filiadas à Anatel utilizem o sistema de comunicação. Ou seja, os radioamadores não podem conversar com quem acessa a frequência sem possuir um prefixo.

– Para ser radioamador é preciso fazer um curso e um exame teórico e prático. Só então recebemos o nosso prefixo – sinaliza Goulart.

Ele explica que o radioamadorismo não é profissão, mas uma atividade de lazer, que neste domingo tem uma data especial: é celebrado o Dia Internacional do Radioamador.


Atividade que gera fascínio

Usar o radioamador para se comunicar com todo o mundo e até poder auxiliar em pedidos de socorro é um dos aspectos que gera fascínio pela atividade. Goulart conta que um dos episódios mais marcantes nas suas mais de quatro décadas de radioamadorismo foi o contato com a tripulação de um navio em guerra. Foi em 1982, quando conversou com homens a bordo de uma embarcação argentina, durante a Guerra das Malvinas.

– Eu sintonizei a frequência e tinha dois argentinos falando. Eu me identifiquei e perguntei se estavam em um veleiro e eles me disseram: “estamos em um vaso de guerra” – lembra.

Ele também destaca a ocasião em que conseguiu ajudar na prisão de dois assaltantes. Numa madrugada, Goulart conversava com um taxista de Caxias que, via rádio, dava indícios de que seria assaltado:

– Ele dizia que estava indo para Farroupilha, levando dois homens. Eu imaginei que fosse assalto e liguei para o 190 (Brigada Militar). Os bandidos foram presos ainda no táxi.

Goulart entende que o radioamador não é apenas uma ferramenta de comunicação, mas uma forma de ajudar pessoas:

– Afinal, estamos sempre na linha de frente.


 PY3SG Adair




       Representação em Caxias do Sul:

  • Um dos clubes que representa o radioamadorismo em Caxias é o PX PY Clube Caxias do Sul. Com sede no bairro Santa Corona, atualmente a agremiação realiza atividades esporádicas. No ano passado, rádios e computadores foram roubados e, por causa dos baixos rendimentos, o clube não conseguiu adquirir novos. Além disso, há poucos sócios.
    – Temos em torno de 15 associados. Há cerca de 10 anos, chegamos a ter mais de 100 – lamenta o radioamador e presidente, Nelson Franco de Melo, 58.

    Ele atribui o baixo número de sócios ao fato de que a maioria dos adeptos monta as suas estações em casa. Para Melo, no entanto, a atividade tem grande importância:

    – Se falharem todos os outros meios de comunicação, é o radioamador quem vai servir à comunidade.

    Em Caxias também há o Clube Rádio Amador Caxiense, no bairro Cinquentenário.



segunda-feira, 12 de abril de 2010

Cidade Norte-Americana desiste da Internet pela rede elétrica (PLC/BPL)

A cidade de Manassas, do estado Norte-Americano da Virgínia, foi uma das primeiras cidades a experimentar a Internet pela rede elétrica, sistema conhecido como PLC ou BPL. A justificativa é de que o modelo de negócio não funcionou, mas fontes extraoficiais alegam que o funcionamento do sistema deixava muito a desejar. A Internet pela rede elétrica em Manassas era lenta e o sistema vivia sofrendo interrupções. 



O sistema de Internet pela rede elétrica está sendo comercializado em São Paulo pela empresa Intellig (aquela do faz um 23).  É mais um exemplo de serviço descartado nos países desenvolvidos  e empurrado para países do Terceiro Mundo.



Citystreet.jpg
Cidade de Manassas, VA desiste da Internet pela rede elétrica

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Radioamadores se mobilizam por vítimas da chuva no RJ

A mobilização para a troca de informações vista recentemente em espaços da internet como o Twitter ocorre também pelas ondas de rádio. Em casos de desastres como o que atinge o Rio de Janeiro desde a noite de segunda-feira (5) e o deslizamento no Morro do Bumba, em Niterói, radioamadores transformam as frequências utilizadas diariamente para bate-papo em canais de alerta para ajudar quem precisa.


Na noite desta quarta-feira (7), cerca de dez radioamadores estiveram em Niterói ajudando na comunicação com os órgãos de resgate depois do deslizamento. A rede também trabalhou no contato com os hospitais do Grande Rio.


O radioamadorismo é praticado no Brasil e no mundo desde os primeiros anos do século XX, com vocação para atuar como um serviço de utilidade pública. Em 2001, foi criada no país a Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (Rener), subordinada ao Ministério da Integração Nacional e à Secretaria Nacional de Defesa Civil. Formada por radioamadores voluntários, a rede pode ser convocada para ajudar o poder público como um canal de comunicação em situações de emergência ou calamidade pública.

“Neste caso [as chuvas fortes que já provocaram a morte de mais de cem pessoas no estado do Rio], não houve convocação do estado nem do município, porque o trabalho da Rener é suprir a comunicação, na falta das redes essenciais como telefone e internet”, explica Vitor Vidal, coordenador da rede para o estado do Rio de Janeiro, em entrevista ao G1.


 Vitor Vidal é coordenador da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores no Rio de Janeiro. (Foto: Arquivo Pessoal)

Mesmo sem o chamado oficial, um grupo de radioamadores do Rio está de plantão na frequência da repetidora do Sumaré (146.950Mhz), aguardando informações de outros radioamadores para comunicar qualquer problema à Defesa Civil.

“Se um radioamador passa em um lugar com sua estação móvel e vê alguma ocorrência, ele entra naquela frequência e comunica essa rede. A rede, então, entra em contato com a Defesa Civil”, exemplifica o eletricista de 32 anos.

De plantão desde a noite desta terça-feira (6), cerca de 10 radioamadores aguardam chamados de outros 120 voluntários da Rener ou de qualquer um dos cerca de 5 mil radioamadores do Rio. “Sempre tem alguém ligado. Se não tiver nenhum chamado de emergência, a frequência é usada normalmente, para o bate-papo, a conversa eventual”, diz Vidal.

Até a tarde desta quarta-feira (7), a ocorrência mais significativa tinha sido um alerta à Defesa Civil do Rio sobre uma piscina poderia cair em uma área de risco na zona norte, depois do contato de um radioamador que mora na região. Com o deslizamento da noite em Niterói, o trabalho da rede foi reforçado.


 Técnico em informática Marcelo Esteves Freire usa frequências de rádio diariamente para conversar com outros radioamadores. (Foto: Arquivo Pessoal)



Assim como Vidal, o técnico em informática Marcelo Esteves Freire, de 45 anos, reserva parte de seu tempo às conversas via rádio. Nesta quarta-feira, ele levou sua estação móvel – seu Passat azul equipado com aparelho de rádio e uma superantena – para o Aterro do Flamengo, atrás de informações sobre as consequências da chuva.

“Vou todos os dias para o aterro, de onde me comunico com as pessoas. Nesses dias de chuva, o pessoal está falando menos, para dar espaço a qualquer informação importante que possa ser passada para os outros”, relata Freire.

 
Estação móvel de Freire pode ser encontrada no Aterro do Flamengo. (Foto: Arquivo Pessoal)



Exames 

A atividade de radioamador é licenciada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). “Qualquer pessoa pode se tornar radioamador, desde que preste os devidos exames. Existem algumas provas de conhecimentos técnicos, ministradas pela Labre [Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão]. Após a aprovação, a pessoa dá entrada, junto com a Labre, na Anatel para ter a estação de radioamador”, explica o coordenador da Rener.

A licença da Anatel é dividida em três classes (A, B e C) e os radioamadores precisam respeitar as faixas de frequência, tipos de emissão e potência permitidos à classe da certificação.

Com seus equipamentos, comprados no Brasil mesmo ou no exterior, eles trocam informações via ondas do rádio 24 horas por dia, sempre prontos para ajudar. "É mais ou menos como uma sala de bate-papo ou o Twitter mesmo. Mas um é pela internet e o outro, via ondas de rádio", compara Vidal.




Fonte:


terça-feira, 6 de abril de 2010

Homeplug interferindo na Noruega - PLC (Internet pela rede elétrica)

O colega Radioamador LA4AMA Roar (Noruega) fez um video mostrando a interferência gerada pelo adaptador PLC Devolo Homeplug.

Na descrição do video postado no Youtube, LA4AMA ressalta que o dispositivo interfere fortemente na faixa de 4MHz até 22MHz. 





Link para o video:
http://www.youtube.com/watch?v=Bpwml4ROUsc&feature=player_embedded


A transmissão de dados pela rede elétrica é uma "furada". As experiências em todo mundo com o sistema PLC/BPL demostraram que os utilizadores ficaram altamente insatisfeitos. 

Se o PLC/BPL interfere no espectro eletromagnético, ele também pode ser interferido. É o que acontece. Conexão cai e fica lenta. 

Não assine o serviço de Internet pela rede elétrica. Você irá ficar irritado e jogar dinheiro fora. Você foi avisado.



segunda-feira, 5 de abril de 2010

Fotos do espaço mostram aurora magnética

O astronauta Soichi Noguchi vem publicando fotos da Terra vista do espaço. Quem desejar ver mais fotos tiradas pelo astronauta, é só segui-lo no Twitter: http://twitter.com/astro_soichi.


 Vôo através da Aurora


 Estrelas "cadentes" através da Aurora





domingo, 4 de abril de 2010

Podcast QTC Brasileiro - Edição 88



Nesta edição: Na Coluna do Daniel PU6ZAA entrevista com Cleandro PU6CJB , Cleandro nos fala sobre seu histórico no Radioamadorismo e nos da sua opinião sobre diversos assuntos ligados a nossa Nobre Atividade. Em CONVERSANDO COM OS RADIO ESCUTAS, Ulysses Galletti PY2UAJ nos aproxima informação sobre Radio escuta e DX. Na Coluna de NOTICIAS, noticias nacionais e internacionais sobre Radioamadorismo.


Siga o Podcast QTC Brasileiro no Twitter:  http://www.twitter.com/qtcbrasileiro



Brinquedinho de PU3ELO Eraldo para a banda de 2m

Esta é a antena do colega PU3ELO Eraldo de Nova Petrópolis, RS,  para a banda de 2m. São duas antenas yagi de 12 elementos cada.

Eu já tive a oportunidade de operar a estação e fiz um QSO com um colega radioamador que estava de HT distante 100km com sinal escala cheia. Impressionante

Clique na foto para ampliá-la