segunda-feira, 31 de maio de 2010

Lista Brasileira de NDBs (Radiofaróis)




Extraído do blog de Ivan Dias Jr:


Na minha opinião, a escuta dos beacons de auxílio à navegação aérea é uma das atividades mais relaxantes e desafiantes do nosso hobby. Muitas vezes nos surpreendemos com a distância de alguns sinais captados, principalmente se levarmos em conta o fato de que os mesmos são destinados a cobertura meramente regional. Lembro de há alguns anos ter ouvido um NDB de São Gabriel da Cachoeira/AM, algo bastante raro.

Mundo afora há grupos especializados na escuta de NDBs e outras modalidades pertinentes a tal faixa, entre eles o Long Wave Club of America. Apesar do processo de desativação de tais beacons que vem ocorrendo ainda há realmente muita coisa a ser ouvida.

Por conta disso, o colega Jorge Jockimann Jr., de Torres/RS regularmente faz a compilação de uma lista de NDBs do nosso país que é ferramenta obrigatória no shack de quem gosta de ouvir tais sinais em telegrafia. Com a permissão do mesmo disponibilizo a lista para download em formato PDF conforme segue:

Para o download da lista de NDBs classificada por frequência clique aqui.
Para o download da lista de NDBs classificada por identificação clique aqui.

Site de um NDB (Non Directional Beacon)




Para saber mais:

Radiofaróis (Wikipedia, Português): http://pt.wikipedia.org/wiki/Radiofarol

sexta-feira, 28 de maio de 2010

PRF e Anatel autuam motoristas por uso irregular de rádio no Espírito Santo

Mais de 20 motoristas foram flagrados por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com rádios comunicadores irregulares na manhã desta quinta-feira (27) na Grande Vitória.

A "Operação Mercúrio" é realizada em parceria entre esses órgãos e tem o objetivo de combater a comunicação irregular com o uso dos rádios. De acordo com a PRF, para utilizar o equipamento, similar a um rádio amador, o motorista deve obter licença junto à Anatel e seguir uma legislação específica.

Ainda segundo a PRF, os rádios de comunicação instalados nos veículos - especialmente em caminhões e carretas - são frequentemente utilizados para difundir informações de blitzes, o que atrapalha trabalho das polícias tanto no que se refere ao combate à criminalidade quanto na fiscalização de trânsito.

Além disso freqüências exclusivas de outros serviços e o uso de canais abertos são verificados, o que pode prejudicar atividades importantes, como aviação, serviços policiais e de emergência.

A operação começou às 8h desta quinta em uma rodovia federal que corta o Estado e não tem hora para acabar. Até agora, foram encontradas irregularidades em 25 veículos. Os motoristas foram parados em um posto da PRF. A notícia-crime contra eles será encaminhada à Justiça.

A atividade clandestina de telecomunicação, crime previsto na Lei 9472/97, resulta na pena de detenção de dois a quatro anos e em multa que pode chegar ao valor de R$ 10.000,00.  A Anatel é o órgão responsável pela fiscalização desses serviços.

Na mitologia romana, Mercúrio era o mensageiro dos deuses, em especial de Júpiter, que lhe pôs asas na cabeça e nos calcanhares, para executar as ordens com maior rapidez. É a versão de Hermes, também mensageiro dos deuses na mitologia grega. 



domingo, 23 de maio de 2010

Legislação para Interferência de Cercas Elétricas

A notícia de criação de uma lei contra a interferência gerada pelas cercas elétricas chega através do colega Radioamador  Flávio PY2ZX:

Olá amigos,

O Deputado Federal Fernando Chucre (PSDB-SP) e o Senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) apresentaram em conjunto na última terça-feira emenda ao projeto de lei sobre cercas elétricas visando a proteção das bandas de rádio contra interferências eletromagnéticas. 

Como comentado anteriormente nos fóruns de rádio, os pulsos de algumas cercas elétricas provocam interferências prejudiciais em HF e mesmo VHF. O projeto passará ainda por comissões no Senado e a possível aprovação demandará algum tempo, mas para este tipo de RFI buscou-se um maior amparo jurídico, incluindo a ação afirmativa do poder legislativo. Vamos acompanhar a evolução do processo.

Flávio PY2ZX



É uma excelente notícia a todos Radioamadores brasileiros!