sábado, 31 de julho de 2010

Interferência do PLC/BPL na recepção de rádio

O video a seguir demonstra como o sistema de internet via rede elétrica (BPL/PLC) interfere na recepção de rádio em ondas curtas.




http://www.youtube.com/watch?v=fGA4MCNeN7c

sábado, 24 de julho de 2010

Tornardo atinge Gramado e Canela (RS)

Análise das imagens de Canela sugerem um tonado categoria F2/F3 da escala Fujita com ventos acima de 200 km/h (em uma área localizada de mais ou menos 100 metros). Casas vieram abaixo e um indústria foi destruída. troncos de árvores foram partidos ao meio e telhas ficaram retorcidas, o que realmente só um tornado pode ter feito.
No município, sete bairros foram bastante atingidos. Cerca de 150 casas ficaram destruídas e doze pessoas ficaram feridas. Ainda não se sabe o número de desalojados na cidade.

Confirma algumas imagem abaixo:









Fonte: Jornal NH

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Troféu Laçador - 1o Lugar - Concurso Farroupilha 2008

O PX PY Clube de Caxias do Sul recebeu, nesta semana, o Troféu Laçador para o 1o lugar no Concurso Farroupilha 2008, Modalidade CW, Categoria Clube e Associações.

Parabéns a todos os membros participantes do PX PY Clube de Caxias do Sul envolvidos na operação.




sexta-feira, 9 de julho de 2010

PY3ARN Martins (SK)

Eu conheci o PY3ARN Antônio da Rocha Martins Neto (SK) no verão de 2009. Ao chamar CQ em meu HT, quando eu passava férias na praia de Capão da Canoa, o primeiro a responder foi o "PY3-antena-rádio-nacional", como ele costumava declinar seu indicativo. 

O PY3ARN Martins era natural de Santa Maria, mas tinha se mudado para o litoral gaúcho para fugir do frio de sua cidade natal. 

Em uma das conversas que tivemos pessoalmente, Martins contou que  por acaso contatou o PY2KAK Amyr Klink quando esse se encontrava velejando. Klink pediu ao Martins que avisasse sua esposa que estava bem. Este fato é narrado no livro "Cem dias entre o céu e o mar"  escrito pelo Amyr Klink.


PY3ARN Martins (SK)


Martins faleceu em seu apartamento em Capão da Canoa em Julho de 2009.

Video sobre o WRTC 2006 no Brasil

Video feito pela RBS TV sobre o WRTC 2006 que teve sede em Florianópolis, SC.







quinta-feira, 8 de julho de 2010

Plataforma Brasileira de DRM (Digital Radio Mondiale)

O sistema DRM (Digital Radio Mondiale) é um sistema de rádio digital aberto que está em estudos para implementação no Brasil. Para divulgar e dar suporte para a implantação do DRM no Brasil, foi criado o site da Plataforma Brasileira de DRM: http://www.drm-brasil.org

Segundo o prórpio site:
O intuito desta Plataforma é dar cobertura aos testes do DRM no Brasil, dar suporte aos Broadcasters que queiram implementar o DRM em suas emissoras e aos ouvintes que queiram receber as transmissões, divulgar os documentos e manuais provenientes do Consórcio DRM, ser um ponto de encontro para técnicos da área trocarem informações e principalmente defender o DRM como padrão técnico do SBRD (Sistema Brasileiro de Rádio Digital).


 Site da Plataforma Brasileira de DRM



terça-feira, 6 de julho de 2010

Podcast QTC Brasileiro - Edição 91

Podcast Nº 091 - 05/07/2010

Nesta edição

Na Coluna do Daniel PU6ZAA entrevista com Maurício PY4MAB, Maurício nos fala sobre o a noticia veiculada pela NASA sobre a possível tempestade eletromagnética que pode atingir a terra. Em CONVERSANDO COM OS RADIO ESCUTAS, Ulysses Galletti PY2UAJ nos aproxima informação sobre Radio escuta e DX. Na COLUNA DE NOTICIAS, noticias nacionais e internacionais sobre Radioamadorismo e um comentário do podcast sobre a falta de ação dos Radioamadores nos trágicos acontecimentos que assolaram os estados de Alagoas e Pernambuco.