quinta-feira, 16 de junho de 2011

Smart Grid é o novo nome do PLC/PLT


Uma vez que a internet via rede elétrica não vai decolar no Brasil devido a gritaria de todos os setores prejudicados (Radioamadores, serviços de comunicação profissionais e emissoras de rádio e televisão), mudou-se o nome deste tipo de sistema: Smart Grid.

A finalidade do Smart Grid é monitorar em tempo real o consumo de energia de todos os consumidores, ou seja a população. A comunicação de dados entre os medidores inteligentes e a central poderá ser feita utilizando-se o sistema PLC (comunicação de dados pela rede elétrica).

Resumindo: O Smart Grid servirá para interferir nas comunicações por rádio e aumentar a tarifa de energia elétrica da população.



Leia a matéria a seguir:


Medidores Inteligentes da GE ajudam a cidade de São Paulo a entender os benefícios de uma rede mais inteligente




São Paulo – A GE, a Trilliant e AES Eletropaulo estão trabalhando juntas em um projeto de pesquisa e desenvolvimento de redes inteligentes – trazendo para São Paulo os benefícios dos medidores inteligentes e preparando as bases para uma infraestrutura energética mais confiável e eficiente no Brasil. 

Este projeto inédito no País conecta a tecnologia avançada dos medidores inteligentes da GE, através da rede de comunicação sem fio da Trilliant, ao centro de gerenciamento de dados da AES Eletropaulo – proporcionando a melhora do monitoramento do sistema, antecipação de potenciais problemas e redução na duração de interrupções no fornecimento de energia.

“Esta nova tecnologia demonstra nosso potencial em melhorar a eficiência operacional e, adicionalmente, a satisfação dos consumidores,”disse Ricardo Van Erven, diretor de Serviços de Tecnologia da AES Eletropaulo. “Nós queremos provar os benefícios da arquitetura de redes inteligentes com este projeto e, em breve, expandir a solução em nossos sistemas de distribuição.”

A ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, estuda uma proposta para tarifa por tempo de uso, onde os preços da eletricidade fornecida variam de acordo com a energia consumida. Os resultados deste estudo serão publicados até o final deste ano. Com tarifas por tempo de uso e aplicação de medidores inteligentes, consumidores poderão monitorar e gerenciar o uso da energia e seus custos. Adicionalmente, a leitura mais apurada sobre o consumo de energia pode incentivar o consumo mais eficiente, permitindo que os usuários ativem equipamentos de alto consumo durante horários fora do pico, reduzindo a necessidade do Brasil de construir novas plantas de alto custo para geração de energia, otimizando seus investimentos em redes de distribuição e minimizando os impactos ao meio-ambiente. O primeiro passo para promover este benefício é a troca dos medidores convencionais por medidores inteligentes.

“Os medidores inteligentes permitem aos consumidores melhor controle do uso e custos da energia elétrica,”afirmou Roberto Vengoechea, líder do negócio de Digital Energy da GE para América Latina. “Este projeto em conjunto com a AES Eletropaulo enfatiza o compromisso da GE com o Brasil e a expansão dos nossos negócios localmente. Nós queremos dobrar nossas atividades na região em 2011.”

“Com o consumo crescente de energia no Brasil, o País tem se posicionado como líder na América Latina em pesquisa e implementação de programas de consumo de energia alternativa e incorporação de energias renováveis à matriz,” disse Rob Conant, Vice-Presidente da Rede de Produtos da Trilliant. “Este programa com a AES Eletropaulo marca um grande avanço na percepção dos benefícios da rede inteligente, e nós estamos muito satisfeitos em desenvolver este projeto em conjunto com a AES Eletropaulo e a GE.”

O relacionamento entre a GE e o Brasil ultrapassa 90 anos, e foi recentemente enfatizado com o anúncio do quinto Centro Global de Pesquisas da companhia a ser instalado na cidade do Rio de Janeiro. Com investimentos na ordem de US$ 550 milhões no País, o centro de pesquisas também alavancará soluções em redes inteligentes específicas para as necessidades do Brasil e da região.

Perfil da AES Eletropaulo – Distribui energia elétrica para 24 municípios da região metropolitana de São Paulo – incluindo a capital – que, juntos, abrigam uma população de mais de 20 milhões de habitantes. A área de concessão atendida pela empresa abrange 4.526 km² e concentra a região socioeconômica mais importante do país, com 6,2 milhões de unidades consumidoras. Em consumo e faturamento, a AES Eletropaulo é a maior distribuidora de energia elétrica da América Latina.

Perfil da GE - A GE é uma companhia diversificada que atua nas áreas de infraestrutura, finanças e mídia, desenvolvendo soluções para os problemas mais complexos do mundo. Da manufatura de turbinas para aeronaves, geração de energia até serviços financeiros, soluções para área de saúde e programação televisiva, a GE opera em mais de 100 países e emprega, globalmente, cerca de 300.000 funcionários.
No Brasil, a GE mantém atividades desde 1919, com escritórios de vendas e marketing distribuídos em diversos estados e com unidades industriais em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Todos os cinco grandes negócios da GE estão presentes no Brasil, empregando cerca de 6.000 funcionários. Para mais informações, visite o website da companhia www.ge.com/br.

Perfil da Trilliant – A Trilliant Incorporated fornece soluções de hardware, software e serviços que cumprem a promessa de Medição Avançada e Smart Grid para concessionárias de serviços públicos e seus clientes, incluindo melhor eficiência em energia, confiabilidade de rede, menor custo operacional e integração de recursos de energia renovável. Desde a sua fundação em 1985, a Trilliant tem sido uma inovadora líder na entrega e implementação de sistemas de gestão de energia, incluindo uma avançada coleta de dados sem fio para clientes residenciais e comerciais, faturamento por tempo de uso e iniciativas fundamentais de preços de pico. Atualmente, a Trilliant tem mais de 200 clientes de serviços públicos, incluindo a Hydro One, a maior implementação Smart Grid independente na América do Norte. | www.trilliantinc.com.

Fonte:
Smart Grid News


Nenhum comentário:

Postar um comentário