terça-feira, 29 de novembro de 2011

Video - A mágica do Radioamadorismo (Legendado)

A ARRL (American Radio Relay League) irá lançar no dia 27 de Dezembro um video de 8 minutos sobre o prazer que o Radioamador tem ao projetar e construir seus prórpios dispositivos. A idéia é atrair mais adeptos ao Radioamadorismo, especialmente as pessoas identificadas com tecnologia.
Para gerar expectativa, a ARRL está divulgando em seu site um trailer sobre o video.

O trailer está legendado em Português. Se as legendas não aparecerem automaticamente, clique em "CC" na parte inferior do video.





 
http://youtu.be/3rH0KXLVXeI

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Brasil é citado pela IARU como fonte de transmisssões piratas em 10 metros

A IARU (International Amateur Radio Union), no mês de Outubro de 2011, citou o Brasil como uma das maiores fontes de interferência na bandas de 10m e 12m.

A interferência, como se sabe, vem de alguns  operadores da Faixa do Cidadão que utilizam transceptores com o número de canais aumentados para além do que a norma permite - fato citado pela própria IARU.

A transmissão de sinais de rádio em frequências no qual não se está habilitado fere a Lei Geral das Telecomunicações e  para este delito há pena de reclusão e multa.
Prezado amigo operador da Faixa do Cidadão, por favor, transmita apenas nas frequências (canais) estipulados para o serviço. Com  a melhora da propagação, seu sinal está alcançando o mundo todo. Transmitindo em frequências não destinadas para o serviço da Faixa do Cidadão, você está gerando o caos e manchando a imagem do Brasil frente a comunidade internacional. Tenho certeza que nenhum brasileiro deseja manchar a imagem da nossa Pátria!



Sites úteis:



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Estreia do documentário "Padre Landell - Fé na Ciência" - TV Senado



LANDELL DE MOURA, o cientista que o Brasil desconhece



No dia 05 de novembro a TV Senado estreia o documentário “Padre Landell – Fé na Ciência”, uma produção que integra as comemorações dos 150 anos de nascimento do inventor gaúcho Roberto Landell de Moura. Landell foi responsável por importantes descobertas na área de telecomunicação e, de acordo com registros da imprensa brasileira, foi o primeiro cientista no mundo a transmitir voz humana sem fio por meio de ondas luminosas a uma distância de oito quilômetros, na cidade de São Paulo.

Com direção de Deraldo Goulart e produção de Lorena Maria, o documentário apresenta fatos curiosos da vida desse cientista brasileiro e mostra a herança que ele deixou para as ciências. O documentário tem a participação dos jornalistas Ethevaldo Siqueira e Heródoto Barbeiro, da jornalista e senadora Ana Amélia Lemos, do biógrafo Hamilton Almeida, do presidente do Memorial Landell de Moura, Ivan Dornelles, do radialista e ex-senador Sérgio Zambiasi e de dois grandes nomes da Comunicação no Brasil - Reynaldo Tavares e José Marques de Melo. A produção é uma parceria entre TV e Rádio Senado.



Cientista inovador

Gaúcho de Porto Alegre, Landell de Moura estudou Humanidades no Colégio Jesuíta de São Leopoldo-RS, cursou a Escola Politécnica no Rio de Janeiro e seguiu para Roma, onde estudou teologia, física e química na Universidade Gregoriana. Foi ordenado padre em 1886, quando finalmente retornou ao Brasil.

Conciliando sacerdócio e ciência, Landell desenvolveu princípios que mudaram o sistema de comunicação da época, baseada em telegrafia sem fio; realizou pesquisas com ondas curtas para alcançar maiores distâncias quando ninguém as empregava; fez transmissões por meio de ondas luminosas, mesmo princípio do raio laser e da fibra ótica; projetou um teletipo e um aparelho para transmissão de imagens décadas antes de oficializarem essas invenções e, muito antes do russo Semyon Kirlian, Landell de Moura conseguiu fotografar a aura humana. Em 1904 patenteou nos Estados Unidos aparelhos de telefonia e telegrafia sem fio e de transmissão de ondas.



Serviço:
Especial “Padre Landell – Fé na Ciência”, na TV Senado
Estréia: Sábado, 5 de novembro, 21h30

Reprises: 
Domingo, 06/11 - 15h30
Sábado, 12/11 - 20h30

Rádio Senado:
Estreia: Sexta-Feira, 4 de novembro, 18h
Reprises: Sábado,5 de Novembro,10h / Domingo, 6 de novembro, 17h



Contatos:
Assessoria de divulgação: Mayra Cunha (+61 3303-1171)
e-mail: mayra@senado.gov.br ou divulgatv@senado.gov.br
Produção: Lorena Maria (+61 3303-1556) lorenams@senado.gov.br





COMO SINTONIZAR A TV SENADO:

Canais: 07 NET, 118 SKY, 183 TVA, 903 Oi e 121 Via Embratel.

Em operação: Brasília Canal 51 UHF (Geradora da Rede) e 50.1 digital UHF; Gama (DF) Canal 36 UHF; São Paulo (SP) Canal 61.3 digital UHF; Salvador (BA) Canal 53 UHF; João Pessoa (PB) Canal 40 UHF; Recife (PE) Canal 55 UHF; Manaus (AM) Canal 57 UHF; Natal (RN) Canal 52 UHF; Macau (RN) TV Litorânea - canal 22- emissora de TV afiliada a TV Senado; Cuiabá (MT) Canal 55 UHF; Fortaleza (CE) Canal 43 UHF; Rio Branco (AC) Canal16 UHF; Rio de Janeiro (RJ) Canal 49 UHF (Zona Oeste).

NASA registra mancha solar gigante

Cientistas se referem a região do Sol como 'monstro benevolente'. Sol tem tido muitas tempestades recentemente.



Foto: NASA

A imagem mostra uma mancha solar gigante, registrada nesta Quinta-Feira (03/11/2011). A região do Sol onde a mancha foi encontrada está sendo chamada de 'monstro benevolente' pelos cientistas. Depois de anos relativamente calmo, o Sol tem tido muitas tempestades recentemente.


Fonte: Globo.com

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Vídeos: Demonstração Pública sobre Radioamadorismo em Poços de Caldas, MG

Em 29 de Outubro de 2011, o CRAPOCA (Clube de Radioamadores de Poços de Caldas) realizou uma demonstração pública de Radioamadorismo. Tal fato chamou a atenção de três emissoras de televisão da região da cidade.

Assista os videos:




http://youtu.be/hF0V3OGdSrM



http://youtu.be/FaakIirO6p0



http://youtu.be/60dPu_2JKxQ



Vendido: ICOM 706

Eu vendi o meu ICOM 706 (primeira versão). Eu fiquei com pena de vendê-lo. Afinal,  este equipamento me proporcionou muitos DXs e estava em perfeito estado de funcionamento.

Foi com este equipamento que fiz meu primeiro QSO com uma estação além mares. Imaginem a minha emoção ao conversar com um Radioamador da Romênia na banda de 15m! Contato este que foi confirmado através de um cartão QSL e posteriormente no LotW.

Eu espero que o novo dono faça bom uso e tenha a mesma satisfação que eu tive com o transceptor.






Vídeo: Operadores Ilegais da "Faixinha" II

Segue um video curto mostrando a operação ilegal feita na faixa 6900-7000 kHz. 


Vale a pena lembrar que de acordo com a Legislação Brasileira transmitir radiofrequência em uma faixa na qual não se está autorizado a fazê-lo implica em multa de R$10.000,00 e pena de 2 a 4 anos de reclusão (Lei Geral das Telecomunicações). 







terça-feira, 1 de novembro de 2011

Aula de telegrafia do Exército Americano de 1966

O colega Radioamador PY4MAB Maurício postou no Youtube um video da primeira aula de telegrafia do Exército Norte-Americano.


Assista o video:







Inacreditável que existem Radioamadores que querem acabar com o requerimento de saber Còdigo Morse para o acesso as Classes B e A do Radioamadorismo!!!



Documentário "Padre Landell - Fé na Ciência" - TV Senado

A TV Senado postou em seu site:
O documentário, que estreia às 21h30 do dia 5 de novembro, é uma produção que integra as comemorações dos 150 anos de nascimento do padre e inventor gaúcho Roberto Landell de Moura. Ele foi o primeiro cientista do mundo a transmitir voz humana sem fio por meio de ondas luminosas.






Assista o trailer: