sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Modo Digital ROS


ROS é um relativamente novo modo digital. Segundo seu autor, o Radioamador espanhol José Alberto Nieto Ros EA5HVK, o ROS é capaz de decodificar sinais de até -35dB abaixo do nível de ruído utilizando uma largura de banda de 2,2kHz. O ROS permite taxas de transmissão de 4, 8 e 16 bauds e sincronismo automático na recepção com qualquer taxa.

O ROS, assim como outros modos digitais, necessita de um software instalado no computador e  uma interface para ligar a entrada e saída da placa de som ao transceptor. O software para a prática desta modalidade pode ser baixado do site do autor.




Interface do software ROS sendo executado no Windows XP



Além da capacidade de decodificar sinais muito fracos, o software criado para codificação e decodificação dos sinais, possui algumas funções interessantes, dentre as quais pode-se destacar:

  • Envio por e-mail de relatório de recepção - caso o emissor de sinal transmita seu endereço de e-mail;
  • Bate-papo via internet com outros usuários do software  ROS;
  • Integração com o site de previsões de propagação VOACAP Online;
  • Operação remota a partir de outro computador conectado na Internet;
  • Operação automática como beacon reverso:  todo computador rodando o ROS transmite uma lista de estações sendo recebidas para o site PSK Reporter;
  • Operação prevista também na banda de 11m, o que é ilegal em muitos países, incluindo o Brasil.





Site pskreporter.info mostrando os QSOs 
sendo realizados com o modo digital ROS


Apesar de todas as características atrativas do ROS, a ARRL tem criticado fortemente o novo modo digital. A ARRL  alega que o ROS  utiliza o espectro eletromagnético de forma ilegal de acordo com as regras do FCC - entidade de regulamenta a utilização do espectro eletromagnético nos Estados Unidos.

Muitos radioamadores norte-americanos saíram em defesa do ROS alegando que o mesmo não fere as regras do FCC.  A respeito deste assunto, a  CQ Magazine  e a Wireless Practical Magazine publicaram  matérias que defendem a legalidade do ROS Modem nos Estados Unidos. 



Artigo sobre o ROS na revista britânica Practical Wireless

Uma outra fonte de críticas é o fato que o algoritmo do ROS não é código aberto, o que contraria o espírito de liberdade do Radioamadorismo e impede que outros programadores incorporem o ROS em seus programas. 

Mesmo com todas as críticas e controvérsias criadas pela a ARRL a respeito da legalidade do ROS nos Estados Unidos, a entidade norte-americana aceita confirmações de QSOs utilizando o ROS para seus diplomas como o DXCC.





Site oficial do ROS Modem: http://rosmodem.wordpress.com






quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

OA4DX no CQ WW CW 2011

O colega peruano, Radioamador OA4DX Tony, postou no Youtube um video da sua participação no CQ WW CW 2011.




http://youtu.be/ZaPnK3QX8mo


O video  mostra o poder do CW (Código Morse). O colega OA4DX faz contatos com várias entidades DXCC pois o CW é um modo de comunicação muito eficiente. Com pouca potência de transmissão, se consegue fazer o sinal transmitido viajar grande distâncias.

Os colegas Radioamadores que se negam a aprender CW ou fazem campanha contra a exigência do CW para promoção de classe estão se privando e tentando privar novos Radioamadores a ter contato com esse sensacional modo de comunicação.