terça-feira, 30 de outubro de 2012

Rádio por software ganha projeto open-source


Rádio por software ganha projeto <i>open-source</i>
O projeto HackFR pretende chegar a um rádio por software do tamanho de um pendrive.[Imagem: Michael Ossmann] 


Rádio de código aberto
Há algum tempo que os rádios por software vêm trazendo a promessa de unificar o mundo das transmissões de dados e informações sem fios.
Michael Ossmann acredita ter a chave para dar o impulso que falta para que se possa usar um único aparelho para captar ondas de rádio de qualquer frequência.

Ossmann está lançando um projeto livre, de código e hardware abertos, para a criação de um aparelho de rádio por software.
O aparelho mais o software podem sintonizar qualquer coisa, das emissões AM e FM até os celulares, passando por Wi-Fi, Bluetooth, radioamador, abridores de garagem e qualquer outro aparelho que se comunique à distância em frequências de 100 megahertz a 6 gigahertz.
O projeto, chamado HackFR, ainda está no começo, mas pretende chegar a um aparelho do tamanho de um pendrive, com um custo estimado em US$300,00 - que qualquer um possa construir, sem infringir nenhuma patente.

Coisa para hacker
Ossmann, como muito outros, acredita que os rádios definidos por software poderá representar uma revolução nas comunicações similar à que o áudio digital trouxe para a indústria musical, que passou dos LPs de vinil para os arquivos MP3 em poucos anos.
"O HackRF foi projetado para atender às necessidades e profissionais de segurança em comunicação, pesquisadores e hobistas. É para hackers, no sentido mais amplo do termo," disse Ossmann durante a apresentação do seu dispositivo, feito em uma conferência em San Diego no último fim de semana.
"Hackers no sentido mais amplo do termo" significa pessoas que gostam de pesquisar e bisbilhotar, seja para detectar vulnerabilidades em redes privadas, seja para ouvir o rádio da polícia ou canais fora das frequências padronizadas, geralmente usadas pelos militares.
Os interessados podem encontrar mais informações, em inglês, no site do projeto HackFR, no endereço http://ossmann.blogspot.co.uk.



Nenhum comentário:

Postar um comentário