domingo, 19 de fevereiro de 2012

CQMM DX CONTEST


O CQMM DX CONTEST é o resultado de um projeto que nasceu em 1993, época em que a maioria dos principais concursos brasileiros de CW  já estavam em decadência, talvez fruto de péssima propagação existente na década de 90. Um detalhe curioso e que poucos sabem, é que a Diretoria do CWJF na época, achava que era uma loucura pensar em lançar um novo concurso justamente pelo fato acima exposto.

Pedi um voto de confiança, recebi e fui em frente. Em Fevereiro de 1993, apresentei um projeto a Diretoria com metas audaciosas, e falaram que eu estava delirando. É sério! Ele previa o planejamento, que colocaríamos em nosso primeiro ano um total de 200 estações, quando o mais famoso concurso da época, o GPCW, tinha colocado 173 estações em 1992. Colocamos 210 estações com log’s enviados.

A partir dai foram anos seguidos de crescimento contínuo e sucessivos RECORDES alcançados e superados. O Manchester Mineira é o ÚNICO concurso do Brasil e do mundo que já colocou pelo menos uma estação brasileira de cada Estado no concurso, com log enviado. E mais ainda, com a presença de uma estação da única ilha brasileira onde havia um radioamador residente, Fernando de Noronha. Este fato, aliás, aconteceu por 2 anos consecutivos, em 1995 e 1996.

Em 1997 o Brasil ficou pequeno e aceitamos o desafio de ampliá-lo para toda a América do Sul. De 1997 a 2005  foram 9 anos seguidos de recordes de participantes, sempre crescente. Recordes e mais recordes foram sendo superados.

Em 2006 um novo desafio para o Grupo. O concurso foi ampliado para as 3 Américas, atendendo aos inúmeros e-mails que nos chegavam de estações americanas e canadenses, quando então mudamos o nome para Manchester Mineira All America Contest.

Foram novamente 5 anos de recordes em cima de recordes. O mundo já nos olhava de maneira interessante, pois o número de participantes nas faixas já despertava a curiosidade mundial. Em 2010 foram quase 1.200 estações participantes e 33 países diferentes, isso somente das 3 Américas. Havia chegado o momento da MAIORIDADE.

E em 2011 o concurso muda novamente de nome, passando agora a se chamar : CQ MANCHESTER MINEIRA DX CONTEST – CQMM DX CONTEST.

Por ainda não termos divulgado o resultado, omitirei algumas informações, mas posso adiantar que foram mais de 2.500 estações presentes de mais de 100 países diferentes. Estamos em processo de divulgação do 2º CQMM DX CONTEST e nossa previsão é de que ultrapassaremos os 3.000 participantes.

73 , Ed – PY4WAS
Presidente do CWJF
www.cwjf.com.br

Participe do CQMM DX Contest 2012. Sua participação é muito importante !