sábado, 28 de abril de 2012

Projeto Ícaro - Lançamento - ZW2WEB

Informações de PY2ADN Adinei sobre o lançamento do balão meteorológico  Projeto Ícaro para hoje:

 
Está previsto para o dia 28/04/2012  , por volta das 16h , o lançamento do balão meteorológico com os equipamentos do Projeto ÍCARO. No entanto, se as condições meteorológicas não forem favoráveis (caso vente forte ou ocorra chuva), o lançamento poderá ser adiado para outra data.
 
A frequência do beacon em fonia ZW2WEB a ser monitorado será 144,330 MHz. Por favor, evitem transmissões nessa frequência!
 
 
Durante todo o evento, estaremos QRV nas seguintes frequências:
 
- 7,155 MHz em 40 metros SSB
- 3,745 MHz em 80 metros SSB
- 145,350 MHz (repetidor de PardinhoSP - sem subtom)
 
 
Também estaremos online via IRC na página:

http://webchat.freenode.net/

Login: Seu prefixo ou nome caso não seja Radioamador
Channel: #PROJETO_ICARO
 
As informações também serão postadas no Tweeter:
 
 
Para quem ainda não conhece esse projeto:
 
 
 
 
Vídeo sobre o Projeto ÍCARO no CRAM TV:
 
 
Página do Roland PY4ZBZ, com informaççoes sobre o tipo de sonda meteorológicca que será utilizado:
 
 
Edson PU2MWD, o Willian PY2GN e o Demilson PY2UEP, responsáveis pela realização desse projeto, recomendam aos colegas que irão monitorar os sinais do PROJETO ÍCARO para que anotem a intensidade de sinal (S) a cada 5 minutos inteiros e nos enviar os resultados com o horário, QTH locator da estação receptora, e sinal. Isso vai nos ajudar a posteriormente montar mapas de propagação. Sinais acima de 9 podem ser classificados com 10. Por exemplo:

16:00 GG57hq 0
16:05 GG57hq 1
16:10 GG57hq 3
16:15 GG57hq 10
16:20 GG57hq 10
etc...
 
A participação no experimento ÍCARO será homologada com um certificado de participação (cartão QSL) comemorativo a ser enviado a todas as estações de Radioamadores ou radioescutas que reportarem o recebimento de, pelo menos, uma das transmissões feitas pela estação ZW2WEB, com o envio das seguintes informações mínimas:

- Local da estação receptora (QTH)
- Hora (QTR)
- Tipo de rádio e antena utilizados
- Reportagem do sinal (intensidade e qualidade da recepção)
- Informação recebida (localização do balão, pressão, temperatura, umidade, etc)

Se puderem filmem em vídeo a recepção dos sinais, pois depois poderemos publicá-lo num episódio do CRAM TV.
 
Participem e enviem-nos seu relato!
 
 
Adinei, PY2ADN
 

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Brasil perto de definir o sistema de rádio digital a ser adotado




Até o final de maio encerram-se os testes com os dois padrões para a digitalização do rádio que o Brasil deve adotar: o norte-americano In-Band On-Channel (IBOC ou HD Radio) e o europeu Digital Radio Mondiale (DRM). A expectativa da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e da própria DRM Brasil, fórum que representa a tecnologia, é que maio seja o mês-chave para a escolha do padrão. O Ministério das Comunicações (Minicom) já havia prorrogado o prazo final para o dia 9 deste mês. No entanto, testes remanescentes com o IBOC e um último teste com o DRM+ (versão evolutiva do DRM) em Brasília (DF) atrasaram esse cronograma. O diretor geral da Abert, Luiz Roberto Antonik, trabalha com uma data ideal, entre os dias 19 e 21 de junho, que é quando ocorre o 26º. Congresso Brasileiro de Radiodifusão.

Nessa ocasião, espera-se que o Minicom anuncie os resultados dos testes com ambos os sistemas - IBOC e DRM - e faça uma opção pela tecnologia que digitalizará a transmissão radiofônica no Brasil. Segundo o Minicom, há uma série de emissoras FM e AM em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte que têm conduzido os testes essas tecnologias. A avaliação final, que leva em conta a área de cobertura, as condições de propagação nas diferentes regiões do Brasil, a qualidade do sinal e adequação às regras estabelecidas pelo Sistema Brasileiro de Rádio Digital (SBRD), dará ao Minicom os elementos para a escolha do padrão. “Até o momento, o Minicom não divulgou nenhum relatório sobre os testes com o DRM ou com o IBOC”, diz Antonik, da Abert. Mas, depois de cinco anos, o fato é que o debate sobre o rádio digital evoluiu. “Com o governo Dilma, deslanchou”, admite o diretor da Abert. O rádio é o único meio que ainda não iniciou a migração do sistema analógico para o digital.



 

O secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, já afirmou que, ao final dos testes, o Minicom terá um resultado técnico para definição que qual é a melhor tecnologia para, a partir dessa definição, começar a debater sobre a indústria (equipamentos) e relações internacionais (know-how tecnológico e royalties) para definir o modelo a ser adotado. Ou seja, será um processo longo e bastante similar ao que foi feito com o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), que é um híbrido do padrão japonês ISDB com funcionalidades desenvolvidas pelas universidades brasileiras. O governo brasileiro deve adotar o mesmo princípio para o rádio digital e exigir do padrão escolhido (europeu ou norte-americano) contrapartidas que, muito provavelmente, envolvem transferência de tecnologia e uma espécie de ‘tropicalização’ do sistema.



Fonte:
Meio & Mensagem



quarta-feira, 25 de abril de 2012

Projeto Ícaro




Projeto Ícaro: Introdução ao Conhecimento da Atmosfera pelos RadiOamadores 


Resumo:

Um balão meteorológico será lançado a partir do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da UNESP (campus de Bauru) e transportará, até a altitude de aproximadamente 25km, uma radiossonda e um beacon em fonia (transmissor de voz), com o indicativo especial ZW2WEB. A radiossonda transmitirá para uma estação receptora de dados meteorológicos os valores de pressão, temperatura, umidade, velocidade, direção do vento e posicionamento. Em terra, uma estação radioamadora fará o uplink dessas informações que serão retransmitidas pelo beacon em fonia. Qualquer estação radioamadora ou de radioescuta, munida de um receptor em VHF na frequência de 144,330 MHz será capaz de receber as informações e montar um log com os dados meteorológicos e, com isso, será capaz de identificar duas camadas da atmosfera e a transição entre elas: troposfera, tropopausa e estratosfera.


Objetivos principais: 

Apesar da transmissão de dados via fonia não ser eficiente, é o modo mais simples para a disseminação de informações. O projeto Ícaro visa incentivar o conhecimento da atmosfera, com a disseminação dos dados do voo e outras informações, do modo mais abrangente, visando integrar e motivar a comunidade radioamadora a buscar novos conhecimentos e a realizar novos experimentos.


Execução do Experimento:

O local será a partir do Instituto de Pesquisas Meteorológicas – IPMet, da UNESP, campus de Bauru e está previsto para ser realizado no dia 28/04/2012 a partir das 16h (19h GMT).
O lançamento do balão está sujeito às condições meteorológicas que devem ser satisfeitas: sem chuva e com vento na superfície abaixo de 5 m/s. O balão será inflado com hidrogênio e a taxa de subida deverá ser entre 4 a 5 m/s (aproximadamente 1000 pés/minuto).
Nos dias que antecederem o lançamento, os meteorologistas do IPMet farão um acompanhamento especial do desenvolvimento das condições meteorológicas e, caso haja a impossibilidade de lançamento no dia previsto, uma nova data será agendada. Caso a previsão meteorológica seja favorável ao lançamento, será realizada uma reunião a aproximadamente 6 horas antes do horário previsto do lançamento para uma melhor avaliação das condições meteorológicas, com uma especial atenção à previsão dos ventos de superfície.
Satisfeitas as condições meteorológicas, o horário exato do lançamento será determinado mediante coordenação com a autoridade de controle aéreo local (APP Bauru) e com acompanhamento pelo CINDACTA II durante todo o voo.
Caso haja algum imprevisto de ordem meteorológico ou técnico, o lançamento poderá ser adiado para mais tarde ou para o dia seguinte. No caso de ainda não ser possível o lançamento, uma nova data será definida.
Além da radiossonda e do beacon, o vôo contará com paraquedas, refletor de radar passivo e sinalização luminosa (flash de xenônio).


Participação no experimento:

A participação no experimento Ícaro será homologada com um certificado de participação (QSL) comemorativo a ser enviado a todas as estações de radioamadores ou radioescutas que reportarem o recebimento de, pelo menos, uma das transmissões feitas pela estação ZW2WEB, com o envio das seguintes informações mínimas:
  • Local da estação receptora (QTH);
  • Hora (QTR);
  • Tipo de rádio e antena utilizados
  • Reportagem do sinal (intensidade e qualidade da recepção);
  • Informação recebida (Localização do balão, pressão, temperatura, umidade, etc).
É interessante, se possível, que a estação participante reporte quando começou a receber os dados do experimento e quando parou de receber para se ter uma ideia do alcance do beacon em função da altitude do balão.
As informações poderão ser enviadas via correio para:
IPMet – UNESP
A/C: Projeto Ícaro
Caixa Postal: 281
Bauru – SP
CEP: 17015-970

Ou via e-mail para: pu2tmt@gmail.com (Irineu)


Serviço:
Mais informações sobre o vôo, sobre a atmosfera e todos os dados os dados do experimento serão disponibilizados em um link dedicado ao projeto Ícaro na página do IPMet:
Prefixo Especial : ZW2WEB
Frequência: 144,330MHz
Data de lançamento prevista: 28/04/2012 após às 16:00h (19:00h GMT)
Local: Instituto de Pesquisas Meteorológicas – IPMet / Câmpus da UNESP de Bauru
Duração estimada do vôo: 180 minutos (3h)


Responsáveis:
Coordenação científica, lançamento, resgate e coordenação com controle aéreo: Demilson Quintão (PY2UEP)
Coordenação Radioamadorística: Edson Wander Pereira (PU2MWD)
Execução do experimento (beacon e antenas): William Schauff (PY2GN)
Fonia (Beacon) e Integração com Grupos Escoteiros : Irineu (PU2TMT)
Divulgação na Mídia Radioamadorística: Adinei Brochi (PY2ADN)




Episódio 16 do CRAM TV sobre o Projeto Ícaro: