segunda-feira, 10 de junho de 2013

O Futuro Tecnológico do Radioamadorismo

A cada dia, novas tecnologias estão sendo adicionadas ao Radioamadorismo. Talvez a mais revolucionária, destas tecnologias,  seja a transmissão de voz digital.

A ICOM em parceria com a JARL (Japan Ameteur Radio League) criou o sistema D-STAR que implementa, com sucesso, a transmissão de voz digital em VHF. Pela primeira vez no Radioamadorismo, foi utilizado uma tecnologia que não pode ser replicada devido ao codec  AMBE  utilizado neste padrão. 
 
O Radioamadorismo mundial tem a tradição de permitir aos Radioamadores construir seus próprios equipamentos, realizar experiências e avançar a tencologia das telecomunicações. Pelo fato de o sistema D-STAR utilizar um codec proprietário e de especificação não aberta, esta tradição fica ameaçada.

Para combater e apresentar uma alternativa a esta situação, um grupo de radioamadores criou o CODEC2. O CODEC2 é um codec que digitaliza a voz humana dentro de um canal de 3kHz que os transmissores de SSB operam e possui especificação aberta. Ou seja, se um Radioamador possuir conhecimentos de DSP (Porcessamento Digital de Sinais), Programação e Eletrônica  poderá projetar um hardware baseado no Codec2 sem pagar direitos de licenciamento  para transmitir em HF e VHF.

Porém não é necessário  ser um conhecedor  de DSP, Programação e Eletrônica para poder se utilizar dos benefícios do CODEC2.  Os desenvolvedores do CODEC2  lançaram um software para PC, o FreeDV,   que permite a transmissão de  voz digital de forma muito parecida com os modos digitais já conhecidos (RTTY, PSK31).

Um dos reponsáveis pela criação do CODEC2, o Radioamador Bruce Perens K6BP, participou do programa Ham Radio Now e expressou sua preocupação sobre a adoção de sistema fechados como o D-STAR e da revolução que o CODEC2 representa a todos os Radioamadores do mundo e de seus futuros desenvolvimentos.

Abaixo, segue o videos (em inglês) em duas partes deste programa. Na entrevista, Bruce Perens K6BP apresenta um protótipo e a proposta do  "HT do Futuro". O "HT do Futuro" é uma proposta de integrar um sistema operacional, como o Android, a um HT e assim o Radioamador poderá ter diversos modos como o CODEC2, APRS, Echolink e SDR impementados através de apps que poderão ser baixados de uma app store.







Sites interessantes:

www.FreeDV.org - site para download do software de voz digital baseado no CODEC2
www.arvideonews.com/hrn - site do podcast Ham Radio Now
Bruce Perens K6BP (Wikipedia) - Página sobre Bruce Perens K6BP
CODEC2 (Wikipedia) - Página sobre o CODEC2
AMBE (Wikipedia) - Página sobre o Advanced Multi-Band Excitation codec

Nenhum comentário:

Postar um comentário