segunda-feira, 22 de setembro de 2014

57° Jambore on The Air (JOTA)

O 57° Jamborre on the Air, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de Outubro de 2014,  teve seu regulamento modificado.


Neste ano, em especial, foram feitas mais algumas alterações no Regulamento do Jamboree no Ar para o Brasil. A seguir, segue as informações que foram publicadas no site oficial do JOTA Brasil:



--------

Neste ano, em especial, fizemos mais algumas alterações no Regulamento do Jamboree no Ar para o Brasil.

As mudanças não são tão significativas, mas alteram algumas coisas com as quais todos estavam acostumados, a saber:
    1. Não há mais frases no JOTA, já que as mensagens passadas pelos jovens são da total liberdade deles, sem necessidade de anotação, apenas de compreensão e comentários, por parte de quem as ouve. 
    2. Não será mais utilizado o JOTA Software, já que o programa não pode mais ser atualizado na estrutura atual da Organização Nacional. Além disso, vários programas específicos para radioamadores reúnem muito mais recursos e interações com a internet, o que valida mais a sua utilização. Portanto, NÃO USEM O JOTA Software.
    3. A premiação do JOTA será feita na forma de Diplomas Especiais, onde além de conferirmos os contatos, vamos também premiar os níveis de participação de todos, tanto Grupos Escoteiros quanto Estações de Radioamador. Os níveis de diplomação são Bronze, Prata, Ouro e Diamante, com informações específicas para cada ano.
    4. O N1MM é o programa escolhido como sendo o mais recomendado, porém, aqueles que usam o HRD – Ham Radio De Luxe poderão usar essa opção sem problema. Estamos trabalhando para conseguirmos adaptar o modelo de LOG em tempo, mas essa não será uma dificuldade para este ano, já que temos “apanhado” demais dos LOGs dos anos anteriores e começamos a encontrar as melhores saídas. 
    5. As programações específicas para os Ramos, ou seja, para Lobinhos, Escoteiros, Seniores e Pioneiros já está publicada, portanto, todos poderão aproveitar… e muito… essa grande facilidade oferecida pela Organização Nacional. Os programas estão tão bons e cheios de informação importante, que vale a pena utilizá-la por completo, mesmo que isso seja feito também após a atividade. 
    6. As estações de VHF e UHF, assim como o Echolink, também poderão usar o N1MM para registro dos comunicados, num mesmo LOG, identificando a frequênc ia de caba banda conforme abaixo:
      VHF: 144 MHz
      Echolink: 220 MHz UHF: 430 MHz 
    7. Não será mais feito envio de Relatórios através do JOTA Software, já que ele não será usado. Todos os relatórios de Estações e de Grupos Escoteiros deverão ser preenchidos diretamente no site, em www.jotabrasil.qsl.br, nas partes Relatório de Radioamador e Relatório de Grupo, respectivamente.
    8. Tentaremos medir a eficiência das estações do JOTA, já que nosso objetivo é estimular  os Grupos Escoteiros e Radioamadores Escoteiros a “melhorar”  as condições de nossas estações. Haverá, inclusive, bonificação para as estações que operarem várias bandas e fizerem bons contatos. E isso irá sendo apresentado paulatinamente. 
    9. Montem antes suas estações. Não deixem para montá-las no final de semana do JOTA. Se fizerem isso, poderão falar mais e melhor, que é o que queremos estimular. 
    10. Neste ano, em especial também, será feita a última operação oficial da HB9S como sendo estação oficial do Escritório Mundial dos Escoteiros. Isso se deve ao fato de que o escritório mundial será mudado de local e, em função disso, a estação oficial terá outro indicativo de chamada. Aproveitem, pois essa será a última vez que essa estação representará o Movimento Escoteiro Mundial. O contato com a HB9S, em função disso, será também valorizado no quesito “eficiência” da estação.
    11. Uma outra alteração importante é que “toda e qualquer estação poderá ser contatada durante o Jamboree no Ar”, para que tenhamos mais gente para atender os nossos jovens e interessados no radioamadorismo. A grande diferença é que essas estações não participarão da classificação, mas nosso objetivo é que recebam um diploma de participação, aumentando assim a abrangência da campanha “Um Radioamador em cada Grupo Escoteiro”. 
    12. Nos momentos em que não tivermos jovens dentro do shack da estação, o JOTA segue seu fluxo normal de contatos, porém, assim que eles puderem nos fazer companhia, a prioridade será dar a chance deles “FALAREM no RÁDIO“. O JOTA não é uma competição, por mais que tentemos premiar a participação de todos. O JOTA é uma grande atividade, que envolve Escoteiros e Radioamadores em todo o mundo, com a participação de nossos convidados especiais do Movimento Bandeirante. Mesmo assim, quando não houver jovens para “modular”, podemos aproveitar para fazer outros tantos contatos, contando que nos preocupemos em fazer a devida divulgação do Jamboree no Ar, do Escotismo e do Radioamadorismo. 
    13. Estações DX serão valorizadas novamente. Cada país contatado durante o JOTA vale 25 pontos, ou seja, uma significativa diferença para as estações melhor preparadas. Portanto… caprichem, ok? 
    14. Radioamadores simpatizantes do Movimento Escoteiro, ex-escoteiros ou colaboradores poderão participar normalmente do JOTA. O ideal é que tenham escoteiros “a bordo” da estação, mas se isso não for possível, o melhor é que busquem o seu numeral de Patrulheiro para que os LOGs sejam validados na classificação.
    15. Estamos concentrando as informações do JOTA no site www.jotabrasil.qsl.br, que pode ser acessado diretamente pelo endereço www.escoteiros.org.br/jota . Acompanhem as novas informações em todos os níveis: Mundial, Nacional e Regionais. Tentaremos fazer o melhor empenho para que todas as possibilidades de participação sejam aproveitadas pelos Escoteiros do Brasil. 
Várias informações complementares, inclusive respostas às perguntas frequentes (FAQ), ainda serão postadas. É importante acompanhar nosso site e divulgar as informações no Facebook, no Tweeter e no YouTube.
As inscrições já estão abertas e usarão o mesmo modelo do ano passado, pois funcionou muito bem.


E para terminar, uma pequena mensagem:

São 47 horas de atividade, iniciando às 21h00 da sexta e seguindo até 21h00 do domingo. O tempo é, portanto, mais que suficiente para atender as expectativas de todos os participantes, quer sejam Escoteiros, quer sejam Radioamadores, quer sejam Radioamadores Escoteiros. 

Por esse motivo pedimos que não se atropelem nas faixas e nem no Echolink. Haverá tempo para falarmos todos com todos e ainda daremos dicas para o melhor contato entre estações. 

Então, preparem-se, entusiasmem-se, mas fiquem muito tranquilos porque, se queremos dar um exemplo do que é o Radioamadorismo aos nossos jovens, devemos fazer o nosso Melhor Possível para ensinarmos a BOA ÉTICA operacional também. 

A verdade é que, com a sua participação, esse JOTA será… O MELHOR DE TODOS!!!


Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível !
Ronan Augusto Reginatto PY2RAR Organização Nacional do JOTA Brasil


 











Nenhum comentário:

Postar um comentário