sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Convite: I Semana Estadual do Radioamadorismo

Amigo Radioamador,

O deputado estadual Diógenes Basegio tem a honra de lhe convidar para Abertura Oficial da I Semana Estadual do Radioamadorismo, às 11 horas, do dia 04 de novembro, terça-feira, no Vestíbulo Nobre da Assembleia Legislativa, Praça Marechal  Deodoro, 101, Centro.  Maiores informações e confirmações no telefone (51) 3210-2565



Deputado Diógenes Basegio








terça-feira, 14 de outubro de 2014

Seminário vai discutir rádio interferências em São Paulo

São Paulo - Evento reunirá representantes da sociedade, governo federal e laboratórios 


  


No próximo dia 17 de outubro de 2014 às 14h ocorrerá no Guararema Hotel Park Resort, na cidade de Guararema, Grande São Paulo, o “Seminário de Defesa Espectral: Rádio Interferências e Compatibilidade Eletromagnética”. O evento é organizado pelo GDE, o grupo de Gestão e Defesa Espectral, e compõe a grade de palestras da Convenção Nacional de Radioamadorismo organizada pela LABRE-SP, a associação nacional dos radioamadores em São Paulo.
 
O desenvolvimento tecnológico dos últimos anos permitiu o acesso da população a um conjunto considerável de equipamentos eletroeletrônicos de grande utilidade social. No entanto, os serviços de telecomunicações no Brasil experimentaram no mesmo período um aumento espantoso de rádio interferências, prejudicando muitos serviços também de relevância pública.
 
Entre os produtos interferentes estão alguns modelos de fontes chaveadas, recarregadores, reatores e circuitos de iluminação residencial ou pública, elevadores, controladores semafóricos, cercas elétricas, TVs de plasma, fugas de sinal de TV por cabo, redes PLC/BPL e outros. Os serviços afetados envolvem comunicações críticas de emergência, radiodifusão analógica e digital, comunicações militares, aviação civil, etc.
 
Segundo especialistas isso ocorreu devido falta de exigência de qualidade na produção dos eletroeletrônicos no Brasil, assim como na falta de fiscalização no comércio, que disponibiliza produtos importados sem certificações que garantam que eles não emitam interferências.
 
O seminário, que contará com representantes da sociedade civil, ANATEL, Inmetro, ABNT e laboratórios, discutirá quais os caminhos que o Brasil seguirá com vistas a estimular a melhoria de qualidade dos produtos eletroeletrônicos chamados de “emissores não intencionais”.
 
Em sociedades avançadas tecnologicamente este controle é conhecido como “compatibilidade eletromagnética”, derivado de um conjunto de regras técnicas consolidadas internacionalmente que reduzem as emissões indesejadas, estabelecem métodos de medições pelos laboratórios e visam a convivência mais harmônica entre equipamentos, produtos e redes. Entidades normalizadoras fazem a nacionalização dessas regras e as aplicam em processos de certificação, enquanto as agências reguladoras protegem adicionalmente os serviços de telecomunicações.
 
O seminário é organizado pelo GDE, o grupo de Gestão e Defesa Espectral, e compõe a grade de palestras da Convenção Nacional de Radioamadorismo organizada pela LABRE-SP, a associação nacional dos radioamadores em São Paulo.
 
É indicada a prévia inscrição pois as vagas são limitadas e não haverá credenciamento no local. Maiores informações em http://www.labre-sp.org.br ou http://cnr.labre-sp.org.br




 

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Manuais de equipamentos em Português

Eu recebo muitos e-mails de colegas pedindo manuais de equipamentos em português. Anteriormente, eu publiquei links para diversos manuais em português. Infelizmente, muitos dos links publicados não estão mais disponíveis. Por isso resolvi criar um repositório de todos os manuais que possuo.

Para acessar clique no link:

Manuais de Equipamentos em Português


Contribuições de novos manuais, sempre são bem vindas. Se você quiser contribuir com algum material, por favor, entre em contato.


terça-feira, 7 de outubro de 2014

Trabalhando ZD9XF

Trabalhando ZD9XF: 24MHz, 12-Sept-2014 - 13:04UTC - CW

Aperte o "Play" para ouvir.