sexta-feira, 29 de maio de 2009

Concurso Verde e Amarelo 2009 - CVA 2009


CW - 22 e 23 de Agosto de 2009
SSB - 29 e 30 de Agosto de 2009
Faixas: 10, 20, 40 e 80m


Regulamento CVA 2009 Regulamento CVA 2009 radioamador Regulamento CVA 2009

Fonte:
CRAEC - Clube de Radioamadores da Escola de Comunicações

sábado, 23 de maio de 2009

Radiodifusores querem mais proteção contra PLC


A regulamentação do PLC (Power Line Communication), serviço de banda larga por rede elétrica sofreu críticas hoje no 25º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que acontece em Brasília. Engenheiros especialistas afirmaram que o serviço interfere nas transmissões de rádios de Ondas Médias e Ondas Tropicais, podendo prejudicar também as transmissões de TV aberta.

Já a representante da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Diana Tomimura, disse que a agência absorveu as experiências de outros países, estabelecendo regras preventivas para limitar potências e faixas de exclusão. Ela disse que o sistema está em operação experimental desde 2006, em Porto Alegre, sem que tenham sido registrados problemas de convivência entre os sistemas, mesmo usando equipamentos de PLC de 1ª geração.

O engenheiro da TIM, Sérgio Neiva, relatou os testes feitos com a tecnologia em Goiânia no ano de 2006, com a participação da Anatel. Ele disse que os resultados comprovaram que o PLC promove interferência em transmissões de rádios em Onda Curta e que a radiação não intencional ultrapassa os níveis de segurança estabelecidos pela UIT (União Internacional de Telecomunicações). Neiva, que participou dos testes como representante da Abert, reconheceu que os equipamentos usados eram de 1ª geração e que novos experimentos devem ser feitos com os aparelhos mais avançados, que já dispõem de filtros, o PLC 2.

O engenheiro Flávio Archangelo, da Universidade Metodista, disse que o PLC é interfere devido a sua própria estrutura da rede elétrica, fios não isolados e ligações clandestinas (gatos), além de o serviço ser prestado de forma permanente. Ele defende a inclusão das faixas de Ondas Tropicais e Ondas Médias entre as protegidas pela regulamentação, que, atualmente, só atende as faixas usadas pelas Forças Armadas. E a criação de um grupo de trabalho para trocar informações sobre interferências. “Mais de 140 concessões de radiodifusão em ondas curtas e ondas tropicais ficam ameaçadas com a proposta do PLC”, adverte.

A gerente de Engenharia da Rede Globo, Ana Eliza, disse que testes realizados no Canadá comprovaram a interferência do PLC no sinal de televisão. Ela defende a exigência, pela Anatel, de certificação dos equipamentos a serem utilizados no serviço.

O uso comercial do PLC, embora já regulamentado pela Anatel, ainda depende da aprovação de regras pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A matéria já esteve em consulta pública e o parecer final deve ser votado até julho.

Fonte: Lúcia Berbert - TeleSíntese
http://sbtvd.cpqd.com.br/?obj=noticia&mtd=detalhe&q=14636


Comentários: E a LABRE está fazendo o que para preservar as faixas de 160m e 80m que não estão incluídas nas faixas de exclusão?

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Podcast Nº 067 - 20/05/2009 - EDIÇÃO ESPECIAL


Nesta edição: Daniel apresenta uma EDIÇÃO ESPECIAL do podcast. Daniel PU6ZAA nos fala sobre os 60 dias que ficou afastado do podcast, sobre o PLC, sobre a LABRE, sobre a falta de ética nas faixas, sobre as novas colunas do podcast.

Clique para ouvir o Podcast QTC Nº 067:





quinta-feira, 7 de maio de 2009

Aprovada isenção de impostos para aparelhos de radioamadorismo

Direto do Senado Federal:

A compra de aparelhos específicos para radioamadorismo, quando importados ou adquiridos por radioamador habilitado e participante da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (Rener), poderá contar com isenção dos impostos de Importação e sobre Produtos Industrializados. O benefício será concedido uma única vez, a cada cinco anos, e é estabelecido em projeto de lei (PLS 249/03) do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).


Senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN)


O relator, senador Delcídio Amaral (PT-MS), alterou o texto para determinar a revogação da isenção, com a consequente cobrança dos impostos dispensados, de multa e acréscimos moratórios, se, cinco anos após a conquista do benefício, o radioamador deixar de preencher os requisitos para sua concessão ou transferir o equipamento a terceiros sem prévia autorização da autoridade competente.

O relator considerou "pequeno" o impacto financeiro dessa isenção sobre os cofres públicos e classificou como "extraordinário" o trabalho realizado pelos radioamadores. Embora o projeto cause perda na arrecadação do IPI, o líder do governo no Senado, Romero Jucá, também manifestou seu voto favorável. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) lembrou que esta proposição se inspirou em projeto apresentado, em 2001, pelo então senador Robinson Viana.

Também parabenizaram Garibaldi pela iniciativa os senadores Rosalba Ciarlini (DEM-RN), Roberto Cavalcanti (PRB-PB), Efraim Morais (DEM-PB) e Cícero Lucena (PSDB-PB).

Fonte: Senado Federal

terça-feira, 5 de maio de 2009

Shacks pelo mundo

O colega Radioamador KC9MAV fez um video mostrando shacks pelo mundo afora. As imagens foram coletadas do site qrz.com:

segunda-feira, 4 de maio de 2009

LABRE recebe R$125 mil do Governo Federal

A LABRE, no ano de 2008, recebeu um total de R$125.000,00 do Governo Federal.

A fonte da notícia é o site da Presidência da República, o Portal Transparência.

Segundo o próprio site, o dinheiro foi doado para Promoção de Eventos para a "Promoção do Turismo Interno".

É função da LABRE promover turismo interno? Alguém poderia explicar?

(Clica na imagem para ampliá-la)