LANDELL DE MOURA, o cientista que o Brasil desconhece
No dia 05 de novembro a TV Senado estreia o documentário “Padre Landell – Fé na Ciência”, uma produção que integra as comemorações dos 150 anos de nascimento do inventor gaúcho Roberto Landell de Moura. Landell foi responsável por importantes descobertas na área de telecomunicação e, de acordo com registros da imprensa brasileira, foi o primeiro cientista no mundo a transmitir voz humana sem fio por meio de ondas luminosas a uma distância de oito quilômetros, na cidade de São Paulo.
Com direção de Deraldo Goulart e produção de Lorena Maria, o documentário apresenta fatos curiosos da vida desse cientista brasileiro e mostra a herança que ele deixou para as ciências. O documentário tem a participação dos jornalistas Ethevaldo Siqueira e Heródoto Barbeiro, da jornalista e senadora Ana Amélia Lemos, do biógrafo Hamilton Almeida, do presidente do Memorial Landell de Moura, Ivan Dornelles, do radialista e ex-senador Sérgio Zambiasi e de dois grandes nomes da Comunicação no Brasil - Reynaldo Tavares e José Marques de Melo. A produção é uma parceria entre TV e Rádio Senado.
Cientista inovador
Gaúcho de Porto Alegre, Landell de Moura estudou Humanidades no Colégio Jesuíta de São Leopoldo-RS, cursou a Escola Politécnica no Rio de Janeiro e seguiu para Roma, onde estudou teologia, física e química na Universidade Gregoriana. Foi ordenado padre em 1886, quando finalmente retornou ao Brasil.
Conciliando sacerdócio e ciência, Landell desenvolveu princípios que mudaram o sistema de comunicação da época, baseada em telegrafia sem fio; realizou pesquisas com ondas curtas para alcançar maiores distâncias quando ninguém as empregava; fez transmissões por meio de ondas luminosas, mesmo princípio do raio laser e da fibra ótica; projetou um teletipo e um aparelho para transmissão de imagens décadas antes de oficializarem essas invenções e, muito antes do russo Semyon Kirlian, Landell de Moura conseguiu fotografar a aura humana. Em 1904 patenteou nos Estados Unidos aparelhos de telefonia e telegrafia sem fio e de transmissão de ondas.
Serviço:
Especial “Padre Landell – Fé na Ciência”, na TV Senado
Estréia: Sábado, 5 de novembro, 21h30
Reprises:
Domingo, 06/11 - 15h30
Sábado, 12/11 - 20h30
Rádio Senado:
Estreia: Sexta-Feira, 4 de novembro, 18h
Reprises: Sábado,5 de Novembro,10h / Domingo, 6 de novembro, 17h
Contatos:
Assessoria de divulgação: Mayra Cunha (+61 3303-1171)
e-mail: mayra@senado.gov.br ou divulgatv@senado.gov.br
Produção: Lorena Maria (+61 3303-1556) lorenams@senado.gov.br
COMO SINTONIZAR A TV SENADO:
Canais: 07 NET, 118 SKY, 183 TVA, 903 Oi e 121 Via Embratel.
Em operação: Brasília Canal 51 UHF (Geradora da Rede) e 50.1 digital UHF; Gama (DF) Canal 36 UHF; São Paulo (SP) Canal 61.3 digital UHF; Salvador (BA) Canal 53 UHF; João Pessoa (PB) Canal 40 UHF; Recife (PE) Canal 55 UHF; Manaus (AM) Canal 57 UHF; Natal (RN) Canal 52 UHF; Macau (RN) TV Litorânea - canal 22- emissora de TV afiliada a TV Senado; Cuiabá (MT) Canal 55 UHF; Fortaleza (CE) Canal 43 UHF; Rio Branco (AC) Canal16 UHF; Rio de Janeiro (RJ) Canal 49 UHF (Zona Oeste).