segunda-feira, 23 de junho de 2014

PY33IT - Special Callsign

Neste final de semana, eu operei como PY33IT aproveitando a oportunidade em função da Copa do Mundo. 

Certamente, o indicativo especial chama bastante a atenção dos Radioamadores estrangeiros! Por um breve período de operação, mesmo em condições desfavoráveis de propagação, pude contatar 22 entidades diferentes em fonia de acordo com o DXCC.

As próximas operaçãoes serão em CW e modos digitais que são as minhas modalidades favoritas.

Uma conta no LotW já está ativa para confirmação dos contatos com o indicativo especial PY33IT.

Sigo torcendo para que a Seleção Brasileira de Futebol ganhe o campeonato, pois poderei operar como PY36IT e ter a chance de continuar sentindo  o gostinho de estar do outro lado do pile-up!


Calendário de atividades LABRE - Copa do Mundo FIFA 2014
(clique na imagem para ampliá-la)





domingo, 22 de junho de 2014

Repetidora PY3HY (Flores da Cunha, RS) na Rede Gaúcha de Repetidoras de UHF

A PY3HY, repetidora de UHF de Flores da Cunha (439,400 kHz), passou a integrar a Rede Gaúcha de Repetidoras de UHF (RGRU)

A repetidora PY3HY está linkada com as repetidoras de UHF de Porto Alegre, Candelária e Osório e teve seu sistema irradiante projetado para atender a cidade de Caxias do Sul. É possível acionar a repetidora utilizando HTs em vários pontos dentro da cidade de Caxias do Sul.

O grupo de Radioamadores mantenedores da RGRU pretende ativar e adicionar à rede as repetidoras de São Francisco de Paula, Camaquã, Caçapava do Sul e Santa Maria nos próximos meses.

Com a entrada de todas as repetidoras, a cobertura da RGRU ficará como mostra a  figura abaixo:

Futura cobertura da RGRU (Clique a imagem para ampliá-la)




terça-feira, 10 de junho de 2014

Em catástrofe o rádio entra em ‘cena’

Radioamador ainda presta relevantes serviços mesmo com advento da Internet



A Internet faz a conexão com o mundo e as redes sociais com os amigos. Mas, mesmo antes dessa tecnologia estar disponível, o radioamador fazia e faz até hoje esse papel. Apesar de não ser muito divulgado, o Brasil deve ter 30 a 40 mil radioamadores. A cada mês a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibiliza os exames para admissão e mais e mais aficionados ganham o direito de falar no rádio. Os radioamadores entram em ‘cena’ toda vez que acontece uma catástrofe, um grande acidente e os meios de comunicação mais modernos falham.

Na região de Bauru há muitos radioamadores na ‘ativa’ quer seja para bater papo com amigos ou para socorrer alguma comunidade em dificuldade. Em São Manuel, um apaixonado por radioamador mantém uma estação repetidora e uma casa lotada de equipamentos.


 


O advogado Sílvio Roberto Mazetto, o PY2TGL de São Manuel, não economiza conversa com aqueles que estão sintonizados na mesma estação. Tem 35 anos de ‘janela’ e incentiva os jovens a entrar para o hobby. Para ele, o contato, via rádio, é mais pessoal por conter a voz, isso para ele, faz toda a diferença. “É incalculável o número de radioamadores. Cada exame de admissão tem 200 candidatos.”

O radioamadorismo foi a mola incentivadora do aprendizado da língua inglesa para um dos mais antigos radioamadores da região. Rafael Gutierres Neto, o PY2NJ de Lençóis Paulista. Ele foi fazer um curso para conversar com os amigos. Os 54 anos que passaram ao lado do rádio sempre conversando lhe valeu belas histórias e um grande número de amigos pelo mundo.

“Nos anos 60 até os anos 80, o radioamador foi muito utilizado para utilidade pública. Acidentes, mortes, pessoas desaparecidas era a tônica da comunicação que atravessa fronteiras muito antes das novas tecnologias.”

Já Carlos Chiquini, o PY2RBG de Garça, conheceu esse tipo de comunicação com um rádio HT. “O rádio mudou muito nos últimos anos. Antigamente você escutava câmbio. Hoje, o pessoal trabalha em alta fidelidade de áudio e o som é bem melhor.”

Publicado originalmente em:




quarta-feira, 4 de junho de 2014

Calendário para atividades Radioamadorísticas para a Copa do Mundo


A LABRE organizou uma figura que mostra o calendário de atividades Radioamadorísticas para a Copa do Mundo, que está apresentada abaixo:



Calendário de Atividades LABRE - Copa do Mundo 2014-Clique para ampliar


As regras para utilização de indicativos especiais para Radioamadores brasileiros podem ser lidas em:

http://py3it.blogspot.com.br/2014/05/indicativos-especiais-para-copa-do-mundo.html



terça-feira, 3 de junho de 2014

LABRE realiza palestra no Inmetro


 



O radioamador João Saad Júnior, PY1DPU, realizou no dia 20 de março de 2014 na cidade do Rio de Janeiro palestra no Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) sobre o tema: “A influência da compatibilidade eletromagnética (EMC) na sociedade brasileira”.

Saad é engenheiro eletrônico com mestrado na COPPE-UFRJ e atuou por 35 anos no sistema elétrico brasileiro como pesquisador do CEPEL (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica da Eletrobrás), especialmente nos assuntos de compatibilidade eletromagnética. Como radioamador Saad tem recentemente se destacado na defesa espectral junto ao GDE, o grupo ad-hoc de Gestão e Defesa Espectral da LABRE, a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão.

A palestra contou com a audiência de especialistas, técnicos, engenheiros e diretores do Inmetro, dentro do programa de debates “Papo Conforme”.

A apresentação abordou a conceituação de EMC, como ele poda afetar a sociedade, exemplificando as vítimas da poluição eletromagnética, os custos potenciais derivados da falta de EMC, quais são as fontes de perturbações, citação das normas técnicas já existentes voltadas para coibição de interferências dos produtos eletroeletrônicos, o contexto jurídico brasileiro, a importância da adequada formação profissional em EMC por escolas técnicas e universidades. 

No final a integração com os presentes foi grande no sentido de buscar soluções ao problema, entre eles o fortalecimento do PBCE, o Programa Brasileiro de Compatibilidade Eletromagnética, no CBAC, o Comitê Brasileiro de Avaliação da Conformidade do Inmetro.

A Compatibilidade Eletromagnética é uma aliada do radioamador, bem como de toda sociedade e do próprio Estado no momento que o espectro eletromagnético (bem público) é protegido de interferências prejudiciais geradas desnecessariamente pela falta de qualidade industrial, prejudicando ouvintes de rádio, telespectadores, permissionários dos mais variados serviços de telecomunicações, inclusive aqueles em comunicações emergenciais.

A LABRE através do GDE tem colaborado qualitativamente em consultas públicas e regulamentos técnicos de produtos com potencial interferente como televisores e lâmpadas, sempre alertando a comunidade técnica e o governo sobre a importância de adotar no Brasil normas de EMC já consagradas no exterior.

 


A IARU (União Internacional de Radioamadores, na qual a LABRE é entidade membro) por sua vez também tem atuado em fóruns técnicos internacionais como na IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional, especialmente como membro da CISPR – Comitê Internacional de Estudos das Perturbações Eletromagnéticas), procurando aprimorar as normas justamente nos fóruns onde elas se originam, são discutidas e atualizadas.



Apoie a LABRE e o GDE na defesa e desenvolvimento do radioamadorismo. Para maiores informações visite http://www.radioamadores.org e http://www.labre.org.br

Fonte GDE/LABRE