quarta-feira, 29 de junho de 2011

ABERT defende destinação de canais em faixa de VHF para rádio AM


NOTA À IMPRENSA
 

A ABERT manifesta oficialmente sua posição favorável à destinação da faixa de VHF, compreendida entre 76 MHz e 88 MHz, para o serviço de radiodifusão sonora. A decisão foi tomada em reunião da Câmara de Rádio da entidade e dos presidentes de Associações Estaduais de Radiodifusão, nesta quarta-feira (29), em Brasília.
 
A ABERT está certa de que a destinação desta faixa de freqüência - atualmente ocupada pelos canais 5 e 6 de televisão, que serão liberados quando da conclusão da digitalização da TV, prevista para 2016 -, é o caminho mais adequado para atender à necessidade do rádio brasileiro.
 
A realocação para a referida faixa, aliada à definição do padrão de rádio digital, permitirá que este meio de comunicação, às vésperas de completar 90 anos, integre-se ao atual ambiente de convergência, com mais qualidade de transmissão e novos recursos informativos.
 
A entidade reitera sua convicção de que, independente do padrão a ser adotado, HD Radio ou DRM, são imprescindíveis os seguintes pressupostos:
 
• possibilitar a transmissão simultânea dos sinais digitais dentro de mesma faixa atribuída para o sinal analógico atualmente irradiado;
• propiciar a transferência de tecnologia para a indústria brasileira de transmissores e receptores, garantida, onde couber, a isenção de royalties;
• possibilitar a participação de instituições brasileiras de ensino e pesquisa no ajuste e melhoria do sistema de acordo com a necessidade do País;
• incentivar a indústria regional e local na produção de instrumentos e serviços digitais;
• transmissão híbrida analógica e digital, simultâneas no período de transição;
• assegurar um calendário flexível que permita às emissoras de rádio a migração para o digital de forma gradual e conforme o interesse de cada empresa.
 
Diante do exposto, a ABERT saúda a iniciativa do Ministério das Comunicações de promover um chamamento público para a realização de testes com padrões de rádio digital disponíveis no mercado, e se coloca à inteira disposição do Ministério para colaborar ativamente nesse trabalho.
 
É importante lembrar ainda que o rádio brasileiro representa um mercado robusto. Há 4.526 emissoras de rádio comerciais (MC) e 200 milhões de receptores (IBGE). O rádio está presente em 50 milhões de domicílios (88,9%) e, embalado pela diversidade de plataformas tecnológicas, já trilha um caminho de promissora expansão.
 
Estamos falando, neste caso, de 23,9 milhões de receptores instalados em veículos (80% da frota nacional) e de 75 milhões de telefones celulares equipados com aparelhos de rádio. Isso sem considerar o acesso por meio de Ipod´s, MP3, MP4 e outros equipamentos.
 
Pioneiro como meio de comunicação de massa, há nove décadas, o rádio desempenha inestimável papel em favor da cidadania, da consolidação da democracia e do desenvolvimento econômico e social do país.
 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO
ASSOCIAÇÕES ESTADUAIS DE RÁDIO E TELEVISÃO

Fonte: http://www.abert.org.br/site/index.php?/noticias/todas-noticias/destinacao-faixa-am.html



segunda-feira, 20 de junho de 2011

Visitantes em 2010

Eu gostaria de agradecer aos 10025 visitantes deste blog em 2010.  O agradecimento está um pouco atrasasdo, mas eu não posso deixar de fazê-lo.  

Obrigado pelas visitas e por favor, não deixem de comentar os posts ou de me mandar e-mais. Eu aprecio muito os contatos.

PY3IT André

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Smart Grid é o novo nome do PLC/PLT


Uma vez que a internet via rede elétrica não vai decolar no Brasil devido a gritaria de todos os setores prejudicados (Radioamadores, serviços de comunicação profissionais e emissoras de rádio e televisão), mudou-se o nome deste tipo de sistema: Smart Grid.

A finalidade do Smart Grid é monitorar em tempo real o consumo de energia de todos os consumidores, ou seja a população. A comunicação de dados entre os medidores inteligentes e a central poderá ser feita utilizando-se o sistema PLC (comunicação de dados pela rede elétrica).

Resumindo: O Smart Grid servirá para interferir nas comunicações por rádio e aumentar a tarifa de energia elétrica da população.



Leia a matéria a seguir:


Medidores Inteligentes da GE ajudam a cidade de São Paulo a entender os benefícios de uma rede mais inteligente




São Paulo – A GE, a Trilliant e AES Eletropaulo estão trabalhando juntas em um projeto de pesquisa e desenvolvimento de redes inteligentes – trazendo para São Paulo os benefícios dos medidores inteligentes e preparando as bases para uma infraestrutura energética mais confiável e eficiente no Brasil. 

Este projeto inédito no País conecta a tecnologia avançada dos medidores inteligentes da GE, através da rede de comunicação sem fio da Trilliant, ao centro de gerenciamento de dados da AES Eletropaulo – proporcionando a melhora do monitoramento do sistema, antecipação de potenciais problemas e redução na duração de interrupções no fornecimento de energia.

“Esta nova tecnologia demonstra nosso potencial em melhorar a eficiência operacional e, adicionalmente, a satisfação dos consumidores,”disse Ricardo Van Erven, diretor de Serviços de Tecnologia da AES Eletropaulo. “Nós queremos provar os benefícios da arquitetura de redes inteligentes com este projeto e, em breve, expandir a solução em nossos sistemas de distribuição.”

A ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, estuda uma proposta para tarifa por tempo de uso, onde os preços da eletricidade fornecida variam de acordo com a energia consumida. Os resultados deste estudo serão publicados até o final deste ano. Com tarifas por tempo de uso e aplicação de medidores inteligentes, consumidores poderão monitorar e gerenciar o uso da energia e seus custos. Adicionalmente, a leitura mais apurada sobre o consumo de energia pode incentivar o consumo mais eficiente, permitindo que os usuários ativem equipamentos de alto consumo durante horários fora do pico, reduzindo a necessidade do Brasil de construir novas plantas de alto custo para geração de energia, otimizando seus investimentos em redes de distribuição e minimizando os impactos ao meio-ambiente. O primeiro passo para promover este benefício é a troca dos medidores convencionais por medidores inteligentes.

“Os medidores inteligentes permitem aos consumidores melhor controle do uso e custos da energia elétrica,”afirmou Roberto Vengoechea, líder do negócio de Digital Energy da GE para América Latina. “Este projeto em conjunto com a AES Eletropaulo enfatiza o compromisso da GE com o Brasil e a expansão dos nossos negócios localmente. Nós queremos dobrar nossas atividades na região em 2011.”

“Com o consumo crescente de energia no Brasil, o País tem se posicionado como líder na América Latina em pesquisa e implementação de programas de consumo de energia alternativa e incorporação de energias renováveis à matriz,” disse Rob Conant, Vice-Presidente da Rede de Produtos da Trilliant. “Este programa com a AES Eletropaulo marca um grande avanço na percepção dos benefícios da rede inteligente, e nós estamos muito satisfeitos em desenvolver este projeto em conjunto com a AES Eletropaulo e a GE.”

O relacionamento entre a GE e o Brasil ultrapassa 90 anos, e foi recentemente enfatizado com o anúncio do quinto Centro Global de Pesquisas da companhia a ser instalado na cidade do Rio de Janeiro. Com investimentos na ordem de US$ 550 milhões no País, o centro de pesquisas também alavancará soluções em redes inteligentes específicas para as necessidades do Brasil e da região.

Perfil da AES Eletropaulo – Distribui energia elétrica para 24 municípios da região metropolitana de São Paulo – incluindo a capital – que, juntos, abrigam uma população de mais de 20 milhões de habitantes. A área de concessão atendida pela empresa abrange 4.526 km² e concentra a região socioeconômica mais importante do país, com 6,2 milhões de unidades consumidoras. Em consumo e faturamento, a AES Eletropaulo é a maior distribuidora de energia elétrica da América Latina.

Perfil da GE - A GE é uma companhia diversificada que atua nas áreas de infraestrutura, finanças e mídia, desenvolvendo soluções para os problemas mais complexos do mundo. Da manufatura de turbinas para aeronaves, geração de energia até serviços financeiros, soluções para área de saúde e programação televisiva, a GE opera em mais de 100 países e emprega, globalmente, cerca de 300.000 funcionários.
No Brasil, a GE mantém atividades desde 1919, com escritórios de vendas e marketing distribuídos em diversos estados e com unidades industriais em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Todos os cinco grandes negócios da GE estão presentes no Brasil, empregando cerca de 6.000 funcionários. Para mais informações, visite o website da companhia www.ge.com/br.

Perfil da Trilliant – A Trilliant Incorporated fornece soluções de hardware, software e serviços que cumprem a promessa de Medição Avançada e Smart Grid para concessionárias de serviços públicos e seus clientes, incluindo melhor eficiência em energia, confiabilidade de rede, menor custo operacional e integração de recursos de energia renovável. Desde a sua fundação em 1985, a Trilliant tem sido uma inovadora líder na entrega e implementação de sistemas de gestão de energia, incluindo uma avançada coleta de dados sem fio para clientes residenciais e comerciais, faturamento por tempo de uso e iniciativas fundamentais de preços de pico. Atualmente, a Trilliant tem mais de 200 clientes de serviços públicos, incluindo a Hydro One, a maior implementação Smart Grid independente na América do Norte. | www.trilliantinc.com.

Fonte:
Smart Grid News


MiniCom chama interessados para testar padrões de rádio digital

 

MiniCom chama interessados para testar padrões de rádio digital

O Ministério das Comunicações publicou, nesta terça-feira (14), um chamamento público com o objetivo de promover testes e avaliações em sistemas de rádio digital, conforme metodologia desenvolvida pela Anatel nos padrões IBOC (norte-americano) e DRM (europeu). Os testes vão durar seis meses e os interessados deverão encaminhar manifestações, devidamente fundamentadas, dirigidas ao MiniCom.

Os testes deverão ser feitos com sistemas de rádio digital nas diversas faixas de frequência das respectivas modalidades (OM, OT, OC e FM). Ao final, os resultados serão analisados pelo MiniCom para possível decisão sobre a adoção de um dos dois sistemas pelo país.

Os testes deverão incluir a análise objetiva e subjetiva do áudio; de interferências co-canais e em canais adjacentes; de recepção do sinal em ambientes outdoor e indoor; de medidas de ruídos na faixa OM, OC, OT e FM; e de indicação do delay existente nos sistemas. Além de soluções para emissoras de baixa potência, com custo reduzido; possibilidade da criação de novos modelos de negócios, como a interatividade e a multiprogramação; transferência de tecnologia para a indústria brasileira de transmissores e receptores; possibilidade da participação de Instituições de Ensino e Pesquisa brasileiras no ajuste e/ou melhoria dos sistemas de acordo com a necessidade brasileira; e análise de custo para implantação de uma emissora digital ou adequação da emissora para transmissão do sinal digital.


Fonte:
Telesíntese

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Calmaria no Sol: manchas solares devem desaparecer em 2020

Sol deve atingir nível mais baixo de atividade do século 

 



 

Cientistas afirmam que o Sol está indo em direção a um período de calmaria fora do comum. Eles acreditam que serão os níveis mais baixos de atividades solares do século e que perto de 2020, a as manchas solares podem desaparecer por décadas.

As previsões se referem especificamente ao ciclo solar que começa em 2020. Antes disto, está previsto o próximo período de pico de atividade solar, em 2013.

Cientistas afirmam que o fato não é motivo de preocupação. Efeitos no campo magnético da Terra provocados pelo Sol são geralmente inofensivos, tendo como sinal mais óbvio de sua presença a aparição de auroras boreais, próximas dos Polos. No entanto, em casos extremos, podem provocar problemas de comunicação e nas transmissões de energia.

Efeitos de um Sol calmo são normalmente bons, tendo como resultado menos interrupções em satélites e sistemas de energia.

Três coisas ajudam a determinar quanto de energia das atividades do Sol é transferida para a magnetosfera da Terra por meio dos ventos solares: a velocidade do vento solar, a força do campo magnético fora da Terra (conhecida como campo magnético interplanetário) e para que direção ela está apontando. Um time que inclui Walter Gonzalez e Ezequiel Echer do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, examinou cada um destes componentes para chegar a tal conclusão.

Desde 1611, o homem tem registrado as idas e vindas das manchas que aparecem no Sol. O número de manchas solares cresce e decresce em ciclos de aproximadamente onze anos. Mais mancha solar geralmente significa mais atividade e erupção solar. O número pode variar de ciclo para ciclo, e 2008 foi o ano em que o mínimo solar foi mais fraco e mais longo desde que a atividade solar é monitorada com instrumentos espaciais.

Fonte:
Último Segundo

domingo, 12 de junho de 2011

SDR em Sorocaba, SP no ar - banda de 40m

O site sdr.dyndns.org está disponibilizando um receptor de rádio online para a banda de 40m. O receptor SDR (Software Defined Radio) está localizado na cidade de Sorocaba, SP.

SDR em Sorocaba, SP

A iniciativa é dos colegas radioamadores PY2PE Junior e PY2PER Gerson.

Mais receptores SDR, ao redor de todo o mundo, podem ser encontrados no site websdr.org.


sexta-feira, 10 de junho de 2011

DRM - Digital Radio Broadcast

Rádio CVC DRM  do Chile em 17.640 khz, receptor SDR Pappradio, placa de som Creative EMU 0202 - 192 khz, software DREAM.

O DRM é um modo digital aberto. O video abaixo demonstra a grande qualidade em ondas curtas. O Brasil está esperando o que para adotar este sistema?




quinta-feira, 9 de junho de 2011

Podcast QTC Brasileiro - Edição 102

Nesta edição:  

Na COLUNA DO DANIEL entrevista com Fávio PY1ZV. Fávio é um dos idealizadores do Rio DX Group e ele fala do Haiti, onde esta prestando serviços como Fuzileiro Naval na área de saúde. No DICAS DX, Ulysses Galletti PY2UAJ nos aproxima informação sobre Radio Escuta e DX. 








terça-feira, 7 de junho de 2011

Radioamador paraibano consegue se comunicar com astronauta da Estação Espacial Internacional


FAÇANHA: paraibano consegue se comunicar com astronauta da Estação Espacial Internacional

O Radioamador Ulysses de Assis Neto PU7GUA, conseguiu recentemente realizar mais uma aventura internacional como operador de radioamador, depois de gravar a mensagem de despedida do Papa Bento XVI ao povo brasileiro, quando de seu retorno ao Vaticano, a bordo de um Boeing da Alitalia que deixava o espaço aéreo monitorado pela torre de controle do radar instalado no Recife-PE.

Após conseguir rastrear e receber as imagens dos satélites meteorológicos da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration dos Estados Unidos da América do Norte) que passam a 800 km de altitude, ele obteve contato no início da tarde de sábado passado (dia 28 de maio), com os tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

A ISS passou na região sobre João Pessoa a uma velocidade estonteante de 26.000 quilômetros por hora e – logicamente – Ulysses só teve poucos minutos de janela para fazer contato via rádio com os astronautas que estavam a bordo da espaçonave orbital. Para ele foi uma verdadeira loucura, uma explosão comunicativa emocionante, do ponto de vista científico e tecnológico, é claro.

Ele conseguiu realizar esse feito utilizando um programa de rastreamento de satélites artificiais construídos pelo homem, chamado Orbitron, cuja versão estava desatualizada pelo próprio fabricante, indicando uma posição falsa da ISS, adiantada erroneamente em 16 minutos.

Ulysses fez as chamadas e nada escutou no retorno do seu radioamador. Ele resolveu utilizar, então, o GoogleSatTrack que – finalmente – apresentou na tela do computador a posição real da ISS. A esta altura dos acontecimentos, ele já tinha praticamente “dado como perdida” a possibilidade de fazer contato com os astronautas.

O próprio Ulysses relata:

– Quase desliguei o rádio. Fui almoçar e 16 minutos depois escutei o astronauta Mike Fincke (foto ao lado) chamando na freqüência de 145.800 MHz a aproximadamente 500 km’s daqui de João Pessoa.

– A ISS estava com uma elevação de 30º em relação à linha do horizonte. Imediatamente chamei-o e ele fez a contestação (comprovação do contato via rádio-amador)!

Atualmente, Ulysses está processando digitalmente o arquivo de áudio que está gravado no formato “AUP” do programa Audiocity para enviá-los para publicação, juntamente com o cartão QSL da ISS que ele está aguardando, para poder montar uma apresentação didática em PowerPoint (slides coloridos de computador).

Alguns amigos radioamadores escutaram a conversa entre Ulysses e os astronautas da ISS e já lhe enviaram e-mails de confirmação do fato inédito, a exemplo do operador PS8-RF, Pirajá-BA.

Essa documentação toda consta anexada no relatório que me foi enviado, onde o contato também foi registrado no ISS Fan Club International e no ISS Fan Club Brazil. A ARRL dos EUA serve igualmente para confirmação do contato.

Ansiosamente, Ulysses  aguarda para fazer o monitoramento das conversas via rádio da próxima missão do Shuttle que vai até à ISS, que é a nave Atlantis, cujo cronograma de lançamento está previsto para o mês de julho, levando na sua tripulação três astronautas que também são radioamadores, um dos quais é escotista.

Encerrando o relato da sua curiosa experiência, Ulysses conclui que – com certeza – virão novos contatos, desta vez com mais calma:

– Grande abraço (ou seja, o tradicional 73 na linguagem numérica utilizada pelos radioamadores, ao redor do mundo). E que Deus abençoe a todos!!! Amém. Ulysses de Assis Neto  PU7GUA.


Redação com coluna de Giovanni Meireles

Fonte: