quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Destinação da faixa de 450 MHz continua sem deliberação

Utilização da faixa de 450MHz pode conflitar com faixa de frequências de Radioamadorismo

A destinação da faixa de 450 MHz, que deve passar a ser usada para a prestação de banda larga rural, continua sem aprovação pelo Conselho Diretor da Anatel. O conselheiro-relator, João Rezende, retirou o processo da pauta de deliberação durante a reunião realizada nesta quinta-feira, 25. A previsão é que o relator reapresente a proposta na reunião da próxima semana que, em princípio, deve ocorrer no dia 2 de dezembro.

A definição de que essa fatia do espectro deverá ser usada para a prestação de serviços em área rurais deverá ser formalizada por meio de uma resolução, criando um regulamento sobre as condições de uso da faixa. A medida atinge as radiofrequências que vão de 225 MHz a 270 MHz e de 400 MHz a 470 MHz.

O processo de canalização do 450 MHz é uma das prioridades do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) do governo federal, pois viabilizará os planos de expansão da Internet em alta velocidade em áreas de difícil acesso. Após a destinação, a Anatel deverá preparar um leilão para licenciar as empresas que poderão prestar o serviço nesta faixa. 

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Visita a IV FENARCOM (2010)

Na Sexta-Feira, dia 12/11/2010, eu estive em Idaiatuba, SP, visitando a IV FENARCOM. A FENARCOM é um grande esforço do Radioamador Erwin Hübsch Neto PY2QI em promover um evento no estilo das hamventions que acontecem todos os anos nos EUA.

Como o mercado de equipamentos de Radioamadorismo é muito pequeno no Brasil, a FENARCOM deste ano acabou sendo pequena também. Todos os stands couberam dentro do Ginásio Municipal de Esportes de Indaiatuba.



Ginásio Municipal de Indaiatuba, SP



Algumas das  empresas que se fizeram presentes na IV FENARCOM foram: ICOM,  Radiohaus, Yaesu, Zamin, Daiwa, Comet e Steelbras. 



ICOM

Zamin

Yaesu

Steelbras

Daiwa/Comet

Como já é conhecido de todos os Radioamadores brasileiros, o preço dos equipamentos para Radioamadorismo é elevado. Na feira, mesmo com descontos, os preços não estavam convidativos: rádios e acessórios caros. Não valeu a pena comprar nada.


Apesar do reconhecido esforço para a realização da IV FENARCOM, alguns pontos foram falhos na sua organização. Alguns stands foram abrir mais de uma hora e meia depois do horário que estava marcado para a feira começar. A   demora da falta de acesso a Internet prejudicou o início dos trabalhos de alguns expositores. Não havia papel higiênico no banheiro e não consegui lavar as mãos pois a torneiras não funcionavam. Estes atrasos  e problemas nos banheiros podem paracer pouca coisa, mas se constituem em um grande incômodo para quem veio de longe, pagou ingresso,  tinha tempo limitado para a visitação da feira e se programou com passagens aéreas e de ônibus de acordo com os horários anunciados, como foi o meu caso.

Que a próxima FENARCOM resolva todos os problemas e continue crescendo cada vez mais.

















domingo, 14 de novembro de 2010

Cientistas descobrem que a Terra vibra com o Sol

Que o Sol tem papel fundamental para a existência de vida na Terra todos sabem. Aquece, queima, permite a fotossíntese e uma série de outras transformações. Mas uma nova descoberta mostra que o Sol pode interferir na Terra de outra maneira, fazendo-a literalmente sacudir.

Agência espacial européia

Cientistas europeus e norte-americanos que trabalham com dados do satélite Ulysses divulgaram no último dia 17 de agosto, que é grande a possibilidade de que vibrações de freqüência muito baixa, geradas no interior do Sol, induzam também vibrações na Terra, fazendo-a oscilar harmonicamente. Os pesquisadores encontraram evidências significativas de que o campo magnético da Terra e sua atmosfera façam parte de um mesmo sistema cósmico que oscila em uníssono.
O estudo, liderado pelos cientistas David Thomson e Louis Lanzerotti, mostra que alguns desses tons, distintos e muito particulares gerados no interior do Sol, estão presentes em uma grande variedade de sistemas terrestres.

Utilizando técnicas altamente sofisticadas, os pesquisadores conseguiram detectar essas assinaturas no campo magnético da Terra, em dados sismográficos e também em voltagens induzidas em cabos submarinos. Segundo os cientistas, todas as vibrações detectadas estavam em sincronismo, mostrando que tinham uma causa harmônica comum.


sonda espacial ulysses

Apesar desses tons estarem presentes em toda parte, não é possível ouví-los. Eles ressonam em freqüências muito baixas para os ouvidos humanos, tipicamente na faixa de 100 a 5 mil microHertz. 1 microHertz corresponde a 1 vibração a cada 278 horas e é mais que 12 oitavas abaixo do limite inferior da audição humana.


Segundo Thompson, as flutuações observadas nos dados são compostas por diversas freqüências discretas e correspondem àquelas que os modelos teóricos já previam e têm como origem a pressão e as ondas de gravidade solar.

Ainda de acordo com o cientista, os dados gerados pelo satélite Ulysses ajudam os pesquisadores a compreender como essas vibrações atingem a Terra.

Algumas dessas oscilações, chamadas de Modo-P, são produzidas por ondas de pressão no interior da estrela e podem ser detectadas através dos instrumentos ópticos a bordo do observatório solar SOHO e também através de redes de telescópios baseadas em superfície. Outro tipo de oscilação, chamadas de Modo-G, são mais complexas e estão associadas às ondas de gravidade solar.
As mesmas técnicas aplicadas a dados terrestres estão agora sendo usadas, pela primeira vez, para medir o fluxo de partículas energéticas e campos magnéticos interplanetários.
Da mesma maneira que os sismólogos usam as ondas geradas pelos terremotos para sondar o interior da Terra, os cientistas solares acreditam que poderão utilizar as oscilações do Modo-G para sondar o núcleo do Sol.


A conexão Sol-Terra
A descoberta de Thomson e Lanzerotti partiu de uma grande gama de dados, presentes em fenômenos naturais e sistemas tecnológicos de comunicação e sismológicos, e em todos eles os tons característicos das oscilações solares estavam presentes. No início pensou-se que se tratava apenas de ruídos de fundo, mas os dados da Ulysses vieram mostrar que as causas eram de fato caudas por perturbações solares, até então previstas apenas por modelos teóricos.

Agora, o que Thompson e sua equipe querem saber é como essas oscilações chegam até a Terra. De acordo com o pesquisador, a chave do problema parece ser o magnetismo. Ele sugere que as oscilações do Modo-G são expulsas do interior do Sol pelo campo magnético da superfície. Parte desse campo magnético é então carregado para longe da estrela pela ação dos ventos solares, quando são então detectados pelas sondas solares, como Ulysses ou Soho.
O campo magnético presente no vento solar interagiria com o campo magnético da Terra, fazendo-o vibrar em ressonância, mantendo as características do sinal de Modo-G detectado nos sistemas. Os movimentos desse campo magnético fariam a Terra vibrar, produzindo as anomalias verificadas nos sinais eletrônicos terrestres, especialmente eletrônicos e sismológicos, fazendo todos os sistemas vibrarem ao mesmo ritmo do interior do Sol.




Fonte: 


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

VOACAP online

O popularíssimo software de previsão de propagação, VOACAP, agora está on-line e com interface do Google  Maps. 

Acesse: http://online.voacap.com

Interface do VOACAP Online



Ministério das Comunicações começa a identificar estruturas críticas da radiodifusão


Minicom começa a identificar estruturas críticas da radiodifusão



Com o objetivo de mapear toda a infraestrutura da radiodifusão brasileira e estabelecer medidas de segurança, o Ministério das Comunicações está realizando um levantamento para identificar os pontos críticos do setor. O projeto vai subsidiar o Plano Setorial de Infraestruturas Críticas do Governo Federal, que visa proteger setores estratégicos do país como energia, transporte, água, finanças e telecomunicações.

Para realizar o trabalho, uma equipe formada por representantes do Ministério das Comunicações e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República vem realizando visitas às emissoras, para conhecer toda a infraestrutura e as medidas de segurança já adotadas pelas empresas.

Entre os dias 20 e 21, o grupo visitará estações de rádio e TV de Porto Alegre. Durante as visitas, o projeto será apresentado às emissoras. A equipe já esteve em outras estações das regiões Sudeste e Sul. Inicialmente, esse trabalho está sendo feito junto às emissoras de grande porte. Em uma segunda fase, o estudo deverá abranger outras estações.

A diretora do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica do MC, Edinéia Pereira da Costa, explica que são considerados pontos críticos as instalações, serviços e bens que, se forem interrompidos ou destruídos, provocarão grande impacto social, econômico, político, internacional ou à segurança – e que, portanto, devem ser protegidos.

O ministério deverá contratar em breve uma consultoria para ajudar na realização desse trabalho minucioso. Além disso, o diagnóstico do setor de radiodifusão conta com o apoio dos radiodifusores que, por meio da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e da Associação Brasileira de Radiodifusores (ABRA), definirão o que deve ou não ser considerado fator de ameaça às redes do setor.

Em 29 de setembro, a Abert apresentou um documento preliminar, com os principais fatores de risco apontados pelas emissoras. Dentre eles estão vandalismo, interferência no sinal de transmissão devido ao funcionamento de rádios piratas e catástrofes naturais, a exemplo de inundações e incidências de raios.

O Plano Nacional de Infraestruturas Críticas (PNISEC) será utilizado tanto para evitar problemas em situações emergenciais quanto para garantir a realização de eventos de grande porte no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A primeira versão do plano será apresentada até o fim deste ano.

Os planos de proteção de infraestruturas críticas começaram a ser aplicados por vários países a partir dos atentados terroristas de 2001 nos Estados Unidos e de 2003, na Espanha. Vale destacar que os sistemas de comunicações possuem caráter estratégico para qualquer país, já que desempenham papel importante na segurança e ajudam na integração cultural e no desenvolvimento econômico.



segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Imagens SSTV da ISS

O colega Radioamador PY3RAA Roberto captou as seguintes imagens SSTV envidas pela Estação Espacial Internacional (ISS):









domingo, 24 de outubro de 2010

Filme sobre os "Satélites Bolinha"

Está disponível no Youtube , uma amostra do documentário , feito pelo Cineasta Bruno Vianna , ou seja um Curta Metragem patrocinado pelo Itaú Cultural , sobre um tema que já deu muito o que falar: Satélite Bolinha. Participaram das cenas , PY2ADN Adinei e PY1IBM Sales.


A seguir, a mostra do documentário:



http://www.youtube.com/user/bvianna#p/a/u/0/veDZfejpbs8

terça-feira, 28 de setembro de 2010

NOAA 17 at 27 Sep 2010 11:12:20 GMT


NOAA 17 at 27 Sep 2010 11:12:20 GMT, originally uploaded by PY3IT.

O colega Radioamador PY3RAA envia mais uma imagem capturada do satélite NOAA 17. Nota-se a grande formação de nuvens no sul do Brasil.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Atividade na Banda de 12m para o dia 19/09/2010

Como forma de incentivo ao uso da banda dos 12 metros, membros do Grupo Apollo de Rádio Emissão juntamente com o QAP Socorrense (Nossa Senhora do Socorro/SE) e o QAP Velha Cap (São Cristovão/SE), estarão no domingo (19/09/2010) a partir dw 13h  00min focando sua transmissão na banda nos modos SSB.

No seguimento de HF, a banda dos 12 metros é a menos utilizada no Brasil e com certeza uma das menos utilizadas no mundo inteiro.

De grande potencial, essa banda aproveita as melhores características das faixas próximas como 15, 11 e até 10 metros.

Por ser uma banda pouco utilizada, é possível trabalhar muitas estações QRP já que raramente há "atropelamento" de estações ou muitas estações utilizando grandes potências.

Essa atividade, lógico, focará atividade nacional, porém, como bons Radioamadores, não vamos deixar qualquer DX escapar.

Não trata-se de concurso ou algo do gênero, apenas um encontro para popularizar a banda.

Lembra-se que com as resoluções 449 e 452 da ANATEL os Radioamadores da classe C podem utilizar a banda dos 12 metros.

PP6AJM
Dia: 19/09/2010
QTR: 13h00 ~ 17h00 (PT2)
Banda: 12 metros ( 24.940 Mhz)
Modo: SSB


Final de semana de Modos Digitais e CW na banda de 30m

Para promover o uso da banda de 30m e de modos digitais menos utilizados, o grupo 30MDG promoverá o Final de Semana de Modos Digitais e CW na banda de 30m

O evento acontecerá no final de semana de 25 e 26 de Setembro de 2010 e   não tem caráter de concurso, apenas de incentivo na utilização da banda de 30m.

As frequências e modos para a banda de 30m:

10.100 – 10.130 CW
10.1239 – WINLINK-Pactor
10.129 – EMCOMM
10.132 – SSTV-Narrow (MP73-N)
10.134 – 10.138 – FeldHELL
10.136 – CMSK
10.1345 – 10.138 – OLVIA, MFSK
10.1386 – MEPT/WSPR
10.139 –   JT65 (WSJT)
10.1405 – PROPNET (BPSK31)
10.139-10.141   WSPR (QSO MODE-WSJT)
10.140 – 10.141 BPSK31 QRP
10.140 – 10.142 BPSK31 – DX Region 1,2,3 (or BPSK/QPSK)
10.142 – 10.145 RTTY,MFSK, THOR, THROB, DOMINO, OLIVA, CONTESTIA
10.143 – 10.145 ROS 

10.144 – FeldHELL
10.142 – 10.144 – ALE-400hz
10.145 – 10.148 – ALE-2khz
10.145 – ARRL SkipNet
10.147 – 10.148 PSKMail/APRS
10.1491 – 10.1495 APRS

*A utilização das frequências marcadas em vermelho não é permitida no Brasil.


O grupo 30MDG recomenda que se utilize o softwares que emitam e decodifiquem o identificador RSID para que os QSOs sejam mostrados no mapa gerado automaticamente no site PSK Automatic Propagation Report.


Se o software utilizado não possuir a função emissora/detectora de RSID visite o site:
http://www.w1hkj.com/FldigiHelp-3.20/Modes/index.htm

O site possui uma coleção de telas e arquivos de áudio referentes aos modos digitais que o programa Fildigi é capaz de trabalhar, o que facilita a identificação do modo digital sendo escutado.

Importante:
No Brasil, a faixa dos 30m é destinada ao uso exclusivo dos Radioamadores Classe A e ela compreende a faixa de frequências de 10138kHz até 10150kHz.


---

Alguns links de interesse:


FeldHell - 10.132 – 10.136
http://sites.google.com/site/feldhellclub/



WSPR – 10.140
http://wsprnet.org

PropNet - 10.1405
http://www.propnet.org


PSK31 10.140 – 10.142

Olivia – 10.142 – 10.145
http://hflink.com/olivia/olivia.html

Contestia – 10.142 – 10.145
http://www.oliviamode.com/Contestia.htm

MFSK – 10.142 – 10.144 

ROS – 10.143 – 10.145 

Software para modos digitais com RSID:
Ham Radio Deluxe (DM780)
(RSID) 
Fildigi (RSID) 
MultiPSK (RSID)




quarta-feira, 15 de setembro de 2010

NOAA 17 at 14 Sep 2010 11:15:57 GMT


NOAA 17 at 14 Sep 2010 11:15:57 GMT, originally uploaded by PY3IT.
O colega Radioamador PY3RAA Roberto compartilha conosco mais uma imagem de satelite capturada por ele.

Esta imagem mostra a formação de um ciclone que passa muito perto pelo litoral do Rio Grande do Sul.

Data da foto: 14 de Setembro de 2010
Hora: 11:15 UTC (08:15 Horário de Brasília)


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Podcast QTC Brasileiro - Edição 94

         



Podcast Nº 094 - 05/09/2010

Nesta edição: Na COLUNA DO DANIEL PU6ZAA, entrevista com Aramir PY2AL (entrevista realizada pelo Ulysses PY2UAJ). Em CONVERSANDO COM OS RADIO ESCUTAS, Ulysses Galletti PY2UAJ nos aproxima informação sobre Radio escuta e DX. Na COLUNA DE NOTICIAS, novidades do Radioamadorismo Nacional. Hamilton Almeida nos fala sobre o Padre Landell de Moura. 

Episódio 94 - 64 kbs (14 MB)
Episódio 94 - 8 kbs mono (2,5 MB)
Duração: 40 minutos

Antena feita de água salgada - Sea Water Antenna




quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Concurso Farroupilha 2010 (Sul Americano)

O Concurso Farroupilha 2010 terá três modalidades acontecendo em três datas distintas:

VHF FM – Dias 11 e 12 de Setembro. Início às 21h00min UTC de sábado e término às 21h00min UTC de domingo,na banda de 2m. Não serão válidos contatos via repetidora. Somente em simplex FM.

CW HF – Dias 11 e 12 de Setembro. Início às 21h00min UTC de sábado e término às  21h00min UTC de domingo. Nas bandas de 80, 40 e 20m.

SSB HF – Dias 18 e 19 de setembro. Início às 21h00min UTC de sábado e término às 21h00min UTC de domingo. Nas bandas de 80, 40 e 20m.

As regras estão disponíveis no site da LABRE-RS, ou diretamente aqui (em formato PDF).





quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Curso de CW de PT7AA

O colega PT7AA Tino está  tornando disponível um curso de CW em áudio. O curso está disponível para download  aqui.





terça-feira, 7 de setembro de 2010

Padre Landell de Moura, o verdadeiro pai do rádio - The true inventor of the Radio


Automatic translation of this article to English language here.

Para quem não sabe, e muitos não sabem, o padre, cientista e brasileiro, Roberto Landell de Moura foi o inventor do rádio. Sim, ele foi o primeiro a fazer a transmissão pública da voz humana…


O padre Roberto Landell de Moura nasceu em Porto Alegre no dia 21 de Janeiro de 1861.

Para quem não sabe, e muitos não sabem, o padre, cientista e brasileiro, Roberto Landell de Moura foi o inventor do rádio. Sim, ele foi o primeiro a fazer a transmissão pública da voz humana. Isso porque, entre 1893 e 1894, nas suas demonstrações  de telefonia sem fio em São Paulo, enquanto as transmissões do padre alcançavam 8 quilômetros, o aparelho do italiano Guglielmo Marconi, que muitos consideram o pai do rádio, conseguia "malmente" alcançar alguns metros.

Na época das experiências públicas, a imprensa brasileira falou sobre  a criação do padre e divulgou a data da transmissão (em 16 de julho de 1899), contudo, não deu o destaque merecido aos resultados. A imprensa estrangeira deu mais destaque às experiências de Landell de Moura – o jornal New York Herald publicou uma reportagem sobre seus experimentos.

Meses depois de outra demonstração pública de seu invento, na avenida Paulista e no Morro de Santana, Landell finalmente patenteou sua criação, em março de 1901.

Mesmo com essa invenção relevante para a mundo das comunicações,as pessoas não entenderam o que o padre tinha feito e, por isso, ninguém se interessou em patrocinar, e ele ainda foi acusado pelos fiéis de ter pacto com o demônio por acharem que ele conversava com o próprio diabo, chegando, inclusive, a invadir seu laboratório e destruir seus equipamentos, tudo porque a invenção dele era um engenhoca sem fio que transmitia a voz humana, algo de outro mundo naquela época – uma bruxaria,portanto.

Esquecido e tachado de maluco no Brasil, Landell de Moura foi para os Estados Unidos, onde morou por três anos. Lá, conseguiu patentear, em 1904, três aparelhos – o wave transmitter (transmissor de ondas), wireless telephone (telefone sem fio) e wireless telegraph (telégrafo sem fio) -, recusou ofertas americanas por seus inventos e depois cometeu um grande erro: decidiu voltar ao Brasil, onde só encontrou incompreensão e onde até o seu direito de rezar missas havia sido cassado.

Descobri a triste saga desse brasileiro durante uma pesquisa sobre a história do rádio no livro “Comunicação – do Grito ao Satélite” (editora Mantiqueira) do professor e escritor Antonio F.Costella. É desse livro que tiro esta passagem reveladora:

“Acolhido no Rio de Janeiro, em 1905, pelo Almirante José Carlos de Carvalho – ao menos esse homem o apoiou -, concede entrevista ao “Jornal do Commercio”. Entusiasmado com a repercussão da entrevista, escreve carta ao presidente Rodrigues Alves, solicitando a oportunidade de utilizar dois navios da Marinha para demonstração de seus inventos. Um emissário do presidente vai procurá-lo e lhe pergunta a qual distância deveriam postar-se os tais navios dentro da baia da Guanabara. Landell responde: “Baia da Guanabara, coisa nenhuma! Em alto mar, à distância maior possível. No futuro, as transmissões poderão ser até interplanetárias.” O emissário – quem terá sido essa desgraçada criatura? – voltou ao palácio e relatou ao Presidente: “O Padre é totalmente maluco. Quer até falar com os astros!” No mesmo momento que Marconi dispunha de esquadras navais inteiras, as autoridades brasileiras negaram ao nosso inventor o empréstimo de dois míseros barcos (…). Landell de Moura, afinal desacorçoado, desistiu de tudo. (…) faleceu em 30 de junho de 1928, na Beneficência Portuguesa de Porto Alegre. Morreu em completo anonimato.” (p.158-160).

Enquanto Marconi tinha total apoio do governo da Itália (seu país de origem) e principalmente da Inglaterra, Landell de Moura, sozinho, não teve a oportunidade de aperfeiçoar seus inventos, ou seja, de alçar voos mais altos.
Agora, resta a nós – povo de memória fraca -, e principalmente às nossas autoridades, aprender uma lição com esse episódio lamentável da história da ciência brasileira e impedir que outros “Landells de Moura” espalhados por esse país de extensões continentais tenham o mesmo triste fim. Depois, como diz sabiamente aquele velho ditado, não adianta chorar sobre o leite derramado.

Para nos redimir, em parte, do erro de jogar no esquecimento um gênio nascido em solo brasileiro,  foi criado o “Movimento Landell de Moura” (MLM). No site do MLM podemos encontrar a biografia completa do inventor e um abaixo-assinado para que as autoridades brasileiras reconheçam Landell de Moura como o inventor do rádio, esse meio de comunicação que é tão poderoso quanto a televisão, no quesito alcance. O objetivo é atingir 1 milhão de assinaturas até 21/01/2011, dia em que o padre completaria 150 anos de vida.


Fonte: 
Blog D24AM


LABRE Representa IARU-2 no PCC.II (CITEL)

Na XV Reunião do PCC.II - Permanent Consultative Committee II da CITEL - Comitê Interamericano de Telecomunicações da OEA - Organização dos Estados Americanos e que se realizou em Fortaleza, CE entre 30 de agosto a 3 de setembro de 2010, a LABRE representou a IARU - Região 2. Dentro da mesma reunião do PCC.II, também houve um Workshop sobre gerenciamentação e propostas sobre Radio Regulamentação da ITU. 
A IARU esteve representada no evento pelos radioamadores Roberto Pereira (Beto), PT7YV, vice-presidente da LABRE Nacional representado a IARU-Região 2 e Dario, HP1DJ, do Panamá representado a IARU-Região 1.
A reunião foi dividida em 6 grupos de trabalho distribuídos nos seguintes temas:
  1. Working Group on Preparation for Regional and World Radiocommunication Conferences. 
  2. Working Group on Terrestrial Fixed and Mobile Radiocommunication Services.
  3. Working Group on Satellite Systems to Provide Fixed and Mobile Services.
  4. Working Group on Broadcasting.
  5. Rapporteur Group on the Technical and Regulatory Aspects Related to the Effects of Electromagnetic Non-ionizing Emissions. 
  6. Ad Hoc Group on the Strategic Plan of PCC.II. 
Os representantes da IARU participaram dos grupos 1 e 4, nos quais havia questões relacionadas à ocupação do espectro e redistribuição de segmentos entre serviços diversos seriam discutidos e encaminhados para a WRC - World Radiocommunication Conferences.

Uma visão geral dos órgãos internacionais sobre o radioamadorismo é que somos de fundamental importância. Segundo vários Órgãos Regulamentadores em Telecomunicações - espécie de ANATAL de vários países presentes, nossa capacidade de reagir e estabelecer comunicação em situações de emergência nos concede um papel estratégico fundamental para o futuro das telecomunicações. Particularmente os representantes do Canadá e os EUA tinham uma visão muito clara da importância de preservar nosso espectro. Na abertura do evento, o Beto    PT7YV teve a oportunidade de almoçar com o Ronaldo Sardenberg,  Presidente  da  ANATEL,  e Maximiliano Martinhão, Gerente Geral da ANATEL.

"Foi uma excelente oportunidade para discutir assuntos importantes sobre o radioamadorismo nacional" disse Beto. Um dos compromissos firmados entre a LABRE e ANATEL foi fazer o alinhamento da banda de 30m brasileira com o resto do mundo. Atualmente nosso seguimento nesta banda é 10.138 - 10.150kHz, enquanto o resto do mundo é entre 10.100 - 10.150kHz.


Fonte: DXBrasil.net

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sai a lista das 100 cidades do Plano Nacional de Banda Larga - E o PLC?

Foi divulgado hoje a lista das 100 cidades  contempladas no PNBL (Plano Nacional de Banda Larga). Na nota divulgada pelo governo, não há citações da utilização do PLC/BPL/PTL (internet pela rede elétrica). Torçamos que o governo tenha se esquecido deste lixo tecnológico que mais causa interferência e prejuízo do que presta serviço para a população.



A matéria da Agência  Estado é reproduzida a seguir:


Sai a lista das 100 cidades do plano de banda larga

KARLA MENDES  Agencia Estado


BRASÍLIA - O governo anunciou hoje a lista das 100 primeiras cidades que serão cobertas pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) além das 16 capitais já divulgadas anteriormente. Segundo o presidente da Telebrás, Rogério Santanna, a relação contempla municípios da Região Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
Segundo o executivo, mesmo em cidades de maior porte, a exemplo de Campinas e Guarulhos, em São Paulo, a rede será expandida para a periferia, de modo a promover a universalização do acesso à internet em banda larga. Santanna afirmou que mais de 50% das cidades eleitas têm índice de penetração inferior a 0,19% no acesso.
Em um primeiro momento, Santanna afirmou que a Telebrás não vai operar diretamente no fornecimento do serviço ao consumidor final. Os agentes desse processo serão pequenos provedores locais, que terão de ofertar internet com velocidade mínima de 512 kbps ao preço máximo de R$ 35 por mês. Em 2011, 1.063 outras cidades serão cobertas e, segundo o presidente da Telebrás, até 2014 todo o País terá conexão pelo PNBL.
Veja a lista das 100 primeiras cidades que serão cobertas pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL):
- Arapiraca (AL)
- Messias (AL)
- Palmeira dos Índios (AL)
- Joaquim Gomes (AL)
- Pilar (AL)
- Rio Largo (AL)
- Feira de Santana (BA)
- Itabuna (BA)
- Camaçari (BA)
- Governador Mangabeira (BA)
- Eunápolis (BA)
- Governador Lomanto (BA)
- Muritiba (BA)
- Presidente Tancredo Neves (BA)
- Sobral (CE)
- São Gonçalo do Amarante (CE)
- Quixadá (CE)
- Barreira (CE)
- Maranguape (CE)
- Russas (CE)
- Cariacica (ES)
- Domingos Martins (ES)
- Conceição da Barra (ES)
- Piúma (ES)
- São Mateus (ES)
- Vila Velha (ES)
- Itapemirim (ES)
- Anápolis (GO)
- Aparecida de Goiânia (GO)
- Trindade (GO)
- Águas Lindas de Goiás (GO)
- Alexânia (GO)
- Itumbiara (GO)
- Imperatriz (MA)
- Paço do Lumiar (MA)
- Presidente Dutra (MA)
- Porto Franco (MA)
- Grajaú (MA)
- Barra do Corda (MA)
- Barbacena (MG)
- Juiz de Fora (MG)
- Conselheiro Lafaiete (MG)
- Ibirité (MG)
- Sabará (MG)
- Uberaba (MG)
- Ribeirão das Neves (MG)
- Santa Luzia (MG)
- Campina Grande (PB)
- Campo de Santana (PB)
- Araruna (PB)
- Riachão (PB)
- Dona Inês (PB)
- Bananeiras (PB)
- Duas Estradas (PB)
- Carpina (PE)
- Tracunhaém (PE)
- Nazaré da Mata (PE)
- Paudalho (PE)
- Limoeiro (PE)
- Aliança (PE)
- Piripiri (PI)
- Campo Maior (PI)
- José de Freitas (PI)
- Piracuruca (PI)
- Batalha (PI)
- São João da Fronteira (PI)
- Angra dos Reis (RJ)
- Nova Iguaçú (RJ)
- São Gonçalo (RJ)
- Piraí (RJ)
- Mesquita (RJ)
- Rio das Flores (RJ)
- Duque de Caxias (RJ)
- Casimiro de Abreu (RJ)
- Santa Cruz (RN)
- Nova Cruz (RN)
- Passa e Fica (RN)
- Parnamirim (RN)
- Lagoa d''Anta (RN)
- Extremoz (RN)
- Açu (RN)
- Nossa Senhora da Glória (SE)
- Barra dos Coqueiros (SE)
- Laranjeiras (SE)
- Japaratuba (SE)
- São Cristóvão (SE)
- Carira (SE)
- Campinas (SP)
- Guarulhos (SP)
- Pedreira (SP)
- Serrana (SP)
- Conchal (SP)
- Embu (SP)
- São Carlos (SP)
- Gurupi (TO)
- Araguaina (TO)
- Guaraí (TO)
- Paraíso do Tocantins (TO)
- Wanderlândia (TO)
- Porto Nacional (TO)



Os documentos no qual o PNBL se baseia, em formato PDF:

alta_velocidade
Clique aqui para baixar
Um Plano Nacional para Banda Larga - O Brasil em Alta Velocidade
(Projeto na íntegra)
Novembro 2009
Páginas: 197
Tamanho: 3,99 MB
sum_executivo
Clique aqui para baixar
Um Plano Nacional para Banda Larga - Sumário Executivo
Novembro 2009
Páginas: 19
Tamanho: 834 KB

domingo, 15 de agosto de 2010

Fotos do curso de modelagem de antenas com o software MMANA-GAL

Segue algumas fotos tiradas dos palestrantes e moderadores do curso de modelagem de antenas com o software MMANA-GAL. O curso aconteceu em Porto Alegre, na sede da SOGIPA, nos dias 7 e 8 de Agosto de 2010.

Clique na imagem abaixo para abrir a galeria completa das fotos.


SOGIPA 07 e 08 de Agosto de 2010
Curso de Modelagem de Antenas

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Radioamador gaúcho no Hati: HH2/PY3SB



Na última quarta feira estivemos no aeroporto de Santa Maria, para abraçar o Sergio PY3SB que embarcou como membro de mais uma missão de Paz no Haiti. Em companhia da Marta, PY3MSS, da Sonia, PY3SN, do Fredy, PY3YD e do Diego, PY3PDG, estivemos representando a comunidade radioamadoristica, neste momento importante da vida do Sergio, que naquele momento, após meses de preparação e treinamento intenso, estava pronto para seguir para o Haiti, em mais uma das tantas missões que já cumpriu como membro do Exército Brasileiro. 


O Fredy entregou ao Sergio, as mensagens recebidas de diversos colegas brasileiros, que lhe desejaram muito sucesso. Não vimos ali somente o Sargento Beviláqua, mas também o pai, o esposo, o amigo e o radioamador. 

Com sua costumeira tranqüilidade, nos explicava detalhes da preparação, da viagem e do que pretender fazer por lá. Muito organizado, o Sergio tem tudo planejado para ativar sua estação no Haiti, nos momentos em que dispuser de tempo para tal. É possível que ainda neste mês já consiga oficialmente iniciar suas atividades. 

PY3SB Sergio
Sentimos-nos honrados e orgulhosos pelo Sergio, pois o conhecemos e sabemos da sua seriedade, também na prática do radioamadorismo. Precisará contar com o apoio de seus superiores para realizar todo seu planejamento e de muita energia e determinação, pois estará ativando seu indicativo, nos seus momentos de folga. 

Estamos torcendo pelo Sergio e desejamos que consiga realizar tudo o que planejou.

Sergio irá operar no Haiti com o indicativo HH2/PY3SB.


(Matéria extraída do blog da USRA)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Softwares para cálculo de antenas

Em sua palestra no curso de modelamento de antenas com o software MMANA-GAL na SOGIPA, em Porto Alegre,  o colega PP5JD Jaime compartilhou com os participantes os  softwares que ele utiliza para esta finalidade.

Os softwares  estão disponíveis para download no endereço:
http://www.4shared.com/dir/xszUT796/Softwares.html

O software MMANA-GAL pode ser baixado no endereço:



quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Curso de Modelamento de Antenas com o software MMANA-GAL



 Curso de Modelamento de Antenas 
com o software MMANA-GAL


Data e Local: 7 e 8 de Agosto de 201O
Anfiteatro da SOGIPA em Porto Alegre, RS



PROGRAMA

SÁBADO  - 7 DE AGOSTO

8h 30mim - 9h 00min ABERTURA
Palestrante : Atilano de Oms Sobrinho, PY5EG

9h  - 10h 15min NOÇÕES BÁSICAS SOBRE ANTENAS:
Palestrante: Antônio de Pádua, PY3IOD:
Temas: resistência à irradiação, impedância, perdas ôhmicas, diretividade, ganho, largura de banda, altura eficaz. Sistemas de alimentação e adaptação. Características básicas das principais antenas.

10h 15min – 10h 30min CAFÉ

10h 30min – 12h MODELAGEM DE ANTENAS DE TRANSMISSÃO EM HF E VHF:
Palestrantes: Alberto Barros, PY3UA e Paulo Correia Jr., PY3IO
Temas: dipolos, verticais, Yagis, quadras, deltas, J, etc.

12h – 14h ALMOÇO

14h – 15h 15min MODELAGEM DE ANTENAS DE RECEPÇÃO
Palestrante: Paulo Renato Ferreira, PY3PR
Temas: Flags, K9AY, mini-quadros, Beverages etc. Dicas sobre transformadores de RF.

15h 15min – 15h 30min CAFÉ

15h 30min – 17h 30min OTIMIZAÇÃO AUTOMATICA
Palestrante: Rafael Haag, PY3FF
Temas: Dicas e segredos para o MM-ANA acelerar e melhorar o resultado final para você

DOMINGO - 8 DE AGOSTO

8h 30min – 10h 15min AVALIAÇÃO DO RESULTADO FINAL DA MODELAGEM
Palestrante: Jaime Dorneles, PP5JD
Tema: Como obter na prática o que você planejou na teoria.

10h 15min – 10h 30min INTERVALO PARA CAFÉ

10h 30min -12h O ANALISADOR DE ANTENAS NA PRÁTICA
Palestrante: Boneval Samy Silva, PP5VX.
Tema: conheça os recursos do analisador de antenas simulando problemas na prática.


Inscrições com Srta. Lisiane:
(51) 3325-7284

Preço: R$10,00

Vagas limitadas



MMANA-GAL

sábado, 31 de julho de 2010

Interferência do PLC/BPL na recepção de rádio

O video a seguir demonstra como o sistema de internet via rede elétrica (BPL/PLC) interfere na recepção de rádio em ondas curtas.




http://www.youtube.com/watch?v=fGA4MCNeN7c

sábado, 24 de julho de 2010

Tornardo atinge Gramado e Canela (RS)

Análise das imagens de Canela sugerem um tonado categoria F2/F3 da escala Fujita com ventos acima de 200 km/h (em uma área localizada de mais ou menos 100 metros). Casas vieram abaixo e um indústria foi destruída. troncos de árvores foram partidos ao meio e telhas ficaram retorcidas, o que realmente só um tornado pode ter feito.
No município, sete bairros foram bastante atingidos. Cerca de 150 casas ficaram destruídas e doze pessoas ficaram feridas. Ainda não se sabe o número de desalojados na cidade.

Confirma algumas imagem abaixo:









Fonte: Jornal NH